26 fevereiro, 2004

Ontem, no Caderno Informática da Folha de S.Paulo, saiu várias dicas para limpeza do micro... muitas aliás que eu nem imaginava que existia, já que até anti-vírus eu dependia do meu irmão pra resolver... Com o ABC da limpeza, acabei ganhando espaço por aqui e acelerando o uso, notoriamente. Assim como eu, deve ter várias outras pessoas que não sabem de tais passos - assim como há os experts que estarão rindo agora de tanta ignorância... :)

Então, como me foi útil, resolvi postar... muito fácil, indo assim, passo à passo - principalmente pra quem não entende nada disso, como eu.

Vamos lá:

* Quando são instalados , alguns programas colocam ícones na bandeja do sistema - área que fica ao lado do relógio do Windows. Isso significa que eles ficam abertos o tempo todo, mesmo quando não estão em uso. O anti-vírus e os programas de gravação de CD são os únicos softwares que precisam ficar nessa bandeja. Se você eliminar os demias, o micro pode ficar mais rápido. Clique em Iniciar e Executar, digite msconfig e aperte Enter. Na janela exibida, clique na guia Inicialização (ou Iniciar) e observe os itens mostrados (cada um deles corresponde um software da bandeja). Desmarque os programas desnecessários e aperte OK. O computador vai ser reiniciado e poderá mostrar a mensagem sobre '" alterações", mas desconsidere. Para livrar-se dela, marque o ítem Não Mostrar, dê Enter e reinicie novamente o micro.

* A desativação dos efeitos gráficos do Windows XP também pode aumentar a velocidade. A interface gráfica fica mais feia, mas a aceleração do sistema pode compensar. Clique com o botào direito do mouse no ícone Meu Computador e selecione Propriedades. Abra a guia Avançado e aperte o primeiro botão Configurações (no quadro Desempenho). Para completar, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho e dê OK.

* A navegação na rede gera boa quantidade de lixo eletrônico. Abra o Internet Explorer (ou seu browser preferido), clique em Ferramentas e Opções da Internet. Clique no botão Configurações, que aparecerá no quadro Arquivos da Internet e observe o espaço em disco que o navegador usa para guardar o cache - pedaços de sites visitados. Em tese, o cache agiliza a navegação, mas na prática, ele é pouco útil: como os sites mudam freqüentemente, quase sempre o Internet Explorer tem de copiar os elementos das páginas a cada vez que você os acessa. Por isso, pode reduzir o espaço de cache - como padrão, ele estará ocupando mais de 1 Giga, o que é realmente um exagero - para 30 ou 40 MB.

* Para eliminar os rastros de navegação (endereços visitados, senhas e frases em bate papo) comece clicando em Excluir cookies e Excluir Arquivos - eles também estão na tela Opções da Internet. Para completar a limpeza, não deixe de abrir o ítem Conteúdo, acionar o item AutoCompletar e apertar os botões Limpar Formulários e Limpar Senhas.

* Quando você elimina arquivos do micro, eles não são realmente apagados: eles continuam no disco rígido, porém invisíveis. Se você quiser apagar definitivamente, pode recorrer a um triturador eletrônico. Um dos melhores do gênero é o East-Tec Eraser (www.east-tec.com), que tem funções para triturar rapidamente os rastros de navegação. O soft tem versão gratuíta por 30 dias. Um outro software totalmente gratuíto é o Eraser (751Kb - www.tolvanen.com/eraser/download.shtml), que é simples. Depois de abrir o programa, clique em File e New Task e escolha a opção que desejada: triturar arquivos -opções File e Files on folder- ou eliminar rastros que possam ter sido deixados por programas (Unused space on drive).

* A lentidão pode acontecer também por fragmentação do disco. Na medida que vc apaga arquivos no disco rígido, vão surgindo lacunas, ou seja, pedaços do disco que estão disponíveis para o uso. Se o Windows não aproveitar esses espaços,, haverá desperdício na capacidade do disco. O problema é que nem sempre os documentos que vc deseja gravar cabem dentro das lacunas. Se o documento não couber em uma lacuna, o Windows o fragmentará, ou seja, o dividirá em vários espaços. Como o Windows grava muitos arquivos (inclusive os ligados ao funcionamento do sistema, que vc não vê), a divisão dos pedaços pode gerar confusão: o problema se manifesta na hora de reler os arquivos, pois o disco precisa juntar as informações para abri-lo, causando lentidão. Para fazer a desframentação, clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Desfragmentador. Aperte o botão Analisar e aguarde a varredura do disco. Se houver muita fragmentação, clique em Desfragmentar. Esse processo pode levar várias horas, deve ser feito com o micro em repouso (feche tudo antes) e repetido a cada 6 meses.

* A lixeira também pode estar desperdiçando espaço, pois ocupa 10% do disco. Pode reduzir seu tamanho, sem problemas. Clique nela com o botão direito, selecione Propriedades e ajuste o tamanho.

Eu fiz tudinho isso aí ó.
E aqui deu super certo.
Boa sorte!

 
25 fevereiro, 2004

Me lembro até hoje de uma quarta-feira de cinzas que minha avozinha me fez descobrir porque raios esse nome esquisito pra quarta pós carnaval...

Acho que eu tinha uns 12 anos... Pulei as 3 matinês de um clube, perto de onde morávamos, e na quarta minha avó não deixou por menos: Vá tomar cinzas, menina!

Como assim, tomar cinzas? - ainda pensava eu, com um metro e meio de bico, rumo à igreja.

E lá estou eu, no marasmo da missa -que adolescente acha aquilo um barato?- quando vi que se formou uma fila no centro da igreja pra "receber"as cinzas.

Se eu não for e minha avó descobrir?... (pensamentos pollyannos)

E lá fui eu pra fila, temerosa do que poderia acontecer com a tal cinza e eu.

Quando chegou a minha vez, o padre colocou uma porção de cinzas no meu lindo cabelo, falou alguma coisa, respondi amém...e pronto! era aquilo: tomei cinzas e fui purificada de meus pecados carnavalescos (?!?!)...

A explicação - e não achei nenhuma na net - vem da minha própria avó, tantos anos depois, já que na época (a única vez que obedeci minha avó, nesse sentido da cinza) eu fui pra missa sem saber exatamente porquê, é essa: a cinza -do pó vindes, ao pó retornareis- serve pra purificação mesmo... esbalda-se o Carnaval e vai limpar-se, menina, pra esperar a Quaresma, que começa hoje e vai até a Páscoa - esse eu sei, é a passagem de Cristo para o Pai, a ressureição.

A gororoba que vira o cabelo ninguém conta, né? Mas eu me lembro muito bem, mesmo que tenha acontecido uma única vez... E, cá entre nós, eu por eu mesma, temo à Deus, acredito e tudo... mas estou bem longe dessas regras católicas prar ganhar o céu... por não entender mesmo... então pratico a minha fé, faço as minhas orações do meu jeito torto, e assim caminho... errado? não sei... de alguma forma tento, mesmo pq acredito em Deus, mas sou cética demais pra outros tantos mistérios que circulndm a religião - qualquer uma delas... mesmo porque não é uma dose de cinzas no cabelo que vai purificar alguma alma, não é?

Silenciado os batuques, pendurada a fantasia, tomada ou não as cinzas desse dia, hora de apertar o ON para o funcionamento anual, afinal, o Carnaval passou, o próximo feriado tá longe e temos que ganhar a vida, não?

Bora então.

 
22 fevereiro, 2004

 
20 fevereiro, 2004

Hoje foi um dia bem corrido. Na verdade, começou ontem, quando recebi o recado que a irmã de minha avó, que eu chamava de Tia, havia falecido. Fiquei bem surpresa, porque mesmo sendo mais velha que minha avó uns 2 anos, ela sempre foi muito mais forte.

Vivia numa cadeira de rodas, pois tinha uma perna amputada, por causa da diabete que ajudou a nunca conseguir cicatrizar uma doença degenerativa da pele, o que levou à amputação... mas isso nunca a fez perder o ritmo, e como ela mesma disse um dia "precisei só me adaptar"...

Morava sozinha, numa casinha simples, de parede barroca, com fogão à lenha e banheiro minúsculo (só o vaso sanitário) ... contava com a ajuda da filha Thereza, que já comprou uma casa perto da mãe, já que a "mãe nunca sairá daqui mesmo"

"Só saio morta, Thereza..."- replicava a Tia Chica - e assim o desejo se cumpriu.

Thereza é uma mulher fenomenal e engraçadíssima, que nunca deixou ninguém chorar ou sentir tristeza. Lembro-me de um dia, no hospital, onde a minha avó ainda se encontra, Tia Chica e a filha Thereza chegaram rindo muito, brincando muito, fazendo até a minha própria avó sorrir.

"O que tanto vcs dão risada, hein?"- alguém perguntou, talvez até eu mesma.

E a Thereza, inconfundível na gargalhada, respondeu: "Do quê? Vcs não sabem o sufoco que a gente passou pra chegar com a cadeira de rodas até aqui...

"Ué, mas e o elevador?"

Muitas gargalhadas... não sabiam que tinha elevador...

Pois sim. Thereza, a terrível, hoje chorou. Flagrei-a sentada aos pés do caixão, olhando a feição da mãe, com o olhar transfigurado de amor. Não a quis incomodar naquela hora. Tia Chica tinha mais filhos e filhas, mas Thereza é especial, é diferente.

Na hora mais difícil, já no cemitério, me acheguei junto à ela, e ela me abraçou comovida. Tia Chica estava prestes a "ir embora" pra sempre. Thereza, ainda com muito amor no olhar e algum sorriso no rosto (há de terem plantado alegria dentro dela em demasia), olhou pra mim depois de Tia Chica já ter sido enterrada, e me disse: "Hora de ir, Claudia. Tenho que deixar ela aqui, né? Não tenho mais de quem cuidar."

Não tive palavras. Chorei. Ela não mais.

Passou a mão no meu rosto e disse: "Vamos prosseguindo. Assim é a vida. Depois de perder o chão ontem com a notícia, hoje já me sinto melhor...sei que a mãe gostaria de me ver assim. Pronto, chega de choro. Sigamos em frente" - com um lindo e largo sorriso nos lábios.

Entrei no carro com as meninas pra vir embora e, até agora, ainda estou pensando no grande aprendizado com minha prima Thereza hoje. Constatei também que, quando queremos, quando nos preparamos, é possível ter uma despedida serena... um ciclo fechou-se.

* Tia Chica chegou no hospital ontem com muita dor, contatando-se apêndice. Mas não aguentou nem o pré operatório. Vai com Deus, Tia. Ele, assim como a gde Thereza, cuidará muito bem da senhora.

* Minha avó não pode ir, está muito deliberada pra tanta emoção. Apesar de ser a última irmã dela, decidimos poupá-la... o médico ajudou, dizendo que ela não podia, isso e aquilo, senão não teria outra pessoa pra convencê-la...


Prosseguiremos, então, Thereza.
Sem choro.
Bora pra mais um ciclo.


********************

Seguindo em frente, pq a fila anda...

Mais um amigo que fez aniversário dia 16 e eu cheguei atrasildis. Mas isso não é novidade, assim como também não é novidade os carinhos que faço questão de postar por aqui... Então, Tadeu, pra vc:

 
19 fevereiro, 2004

Esse é o título que me chamou a atenção na revista Isto é Gente, dessa semana.

Nemo Nox é um santista de 41 anos, que mora nos EUA e é um dos cinco finalistas do Bloggies, na categoria Melhor Weblog Latino-Americano; tipo o Oscar dos blogs - que eu nem sabia que existia.

Autor do blog Por um Punhado de Pixels, ele é o úncio representante na quarta edição do prêmio, que é anual.

Mantém também o Burburinho, onde o tema principal é cultura popular.

Nemo é fotógrafo, diretor de comerciais e webdesigner.

Parabéns, então.

Viu só, blogueiros?

 
17 fevereiro, 2004

Um homem comprou um papagaio. Quando chegou em casa foi aquela decepção.

O papagaio resmungava, reclamava e xingava o dia inteiro.

O dono tentou amansar o louro, lendo poesia, tocando música clássica, mas não teve jeito.

Passou a gritar, bater, ameaçar, mas o papagaio ficava pior e pior.

Num momento de fúria, o dono pegou o papagaio e jogou dentro do freezer.

O papagaio começou a xingar de tudo quanto era nome mas, subitamente, menos de 20 segundos depois, calou-se sem terminar o último palavrão.

Pensando ter matado o papagaio, o dono abriu a porta do freezer e o louro começou o discurso:

- Sei que meu linguajar tem sido mais do que inapropriado a este ambiente familiar e que minha atitude não condiz com a atenção que o senhor tem me dado. Gostaria de apresentar minhas sinceras desculpas e colocar que daqui em diante me portarei adequadamente.

Surpreso com o resultado, dono ia perguntar o que havia feito o papagaio mudar de idéia, quando o louro continuou a falar:

- Só por curiosidade: o que foi que o frango fez?

Devo visitas.
Eu sei.
Pagarei.
Promessa.

 
15 fevereiro, 2004

Virou mesmo mania ...

Agora a UOL tem blog também... UOL Blog

Assim que vi, meu lado especulativo da coisa me fez montar um...

Primeiro, um cadastro básico, já que não sou (mais) assinante da UOL... Nome, Endereço, Telefone (!), Interesses... essas coisitas. Diz que os campos com asterisco são obrigatórios, porém não vi nenhum campo sem o asterisco... enfim...

Depois, o aviso: para assinantes UOL: 30/50/100Mb - dependendo da assinatura. Para Visitantes Cadastrados (no caso eu): 1Mb.

Hahaha.

Bora então montar o template. Peraí, vem tudo mastigadérrimo: o layout, o contador de visitante, o sistema de comentário, o humor, os links já estão todos lá, só pra "personalizar"... Tem um barato de Indicação e um outro de Votação que, obviamente , tirei.

Não que eu tenha entrado em algum Template... é tudo por botõezinhos que eles já disponiblizam em Configurações. Tem um Ver Código, que cliquei, mas não cheguei em lugar nenhum... Pode ser que seja aí que estejam as tags, mas, a não ser que eu esteja ficando cega, não consegui chegar a nehum código - o que me leva a pensar que personalizar templates, não dá - só achei mesmo a tal Configurações - que te mastiga tudo também.

A edição do blog é bem parecida com o do Blogger... A página de entrada tem Blogs Famosos, Blogs Legais, Busca, etc.

(Cacau, Gerald Thomas tem blog!)

Pelo gigantesco tamanho disponível pra Visitantes Cadastrados, optei por blogar palavras, até aonde minha vontade ir. Criei mesmo pra ver qualé da UOL.

Curioso?

Montei esse aqui: Letras Reunidas, onde assino Kakau, meu apelido desde a infância, mais um EU dentro de mim...

Mas não leve à sério... Montá-lo foi uma coisa de geminiana, se é que me entende...

* ah, detalhe: o layout é em flash... muda conforme a hora que se entra... :) O mais "legal"dentre todos que estão lá...

*****************

Blog do Blogger

Vim pra Festim porque estava desgostosa com o serviço da Globo. E se eu não tivesse vindo, viria agora, já que a coisa por lá apertou. Limitaram o espaço no blog, agora é de 10MB, máximo. Colocaram na edição do post um gerenciador de Arquivos, onde vc tem listado tudo que tem no seu blog, e tendo que optar em deletar ou não. Fui ver a Sereia que ainda está instalada lá, e estou com 6.68Mb... então não precisei mexer... Mas tem gente com o cabelo em pé \, já que o Blogger deletará blogs que ultrapassarem o limite... e ainda pensar que além de deletar arquivos, ainda vai ter que ter sempre uma manutenção para que nunca ultrapasse... o que é chato à beça... é equivalente a jogar quilos de memórias no lixo...

Há quem os salvará em algum canto... sorte, assim. Mas tem gente que não sabe o que fazer ... eu também não saberia não...

 
13 fevereiro, 2004
Ontem eu fui levar as meninas no circo do Beto Carrero, que está aqui na cidade. Em toda oportunidade elas vão e algum circo; mas dessa vez, comigo, foi uma raridade... A última vez que me lembro de ter ido ao circo com elas, foi em um maravilhoso, o Di Napoli, internacional, que ainda está gravado em minha memória...

Tá, esse era dos mais simples, mas me arrancou gargalhadas... elas, habituadas, acharam tudo o máximo, mesmo sabendo algumas coisas de cor, já que o Beto Carrero é bem televisivo e está direto nos programas vespertinos...

Me recordando aqui da minha infância por segundos, a última vez que fui num circo, era aqueles bem pobretões mesmo, com arquibancada de madeira e cheiro de animal...depois disso, já adulta, fui com as crianças: sobrinhos, primos, as meninas... mas ontem me senti com uns 12 anos... ri à beça, senti gelo na barriga, gritei no globo da morte... é, eu gritei mesmo... comemos algodão doce, cachorro-quente, pipoca, maçã do amor... compramos chaveirinho com nossa foto; ficamos com o bumbum quadrado naquela cadeirinha colorida; rimos muito do palhaço - que nada mais tem a ver com um cara hiper maquiado, de sapato enorme e roupas largas.... agora, é tudo mais clean: um narizinho e muita gargalhada, pronto.

Foi emocionante, gostoso pra valer e até o fim de semana, vou novamente... saímos de lá leves, parece que as neuras ficaram no picadeiro... de quebra, fica na memória a elefantinha que toca gaita; a Kate - macaquinha conhecida das crianças - que faz necessidades no peniquinho; Maurício, que anda no pêndulo e mata a gente do coração; Saturno e Júnior, os ases do ar; Marcelo e compania, no Globo da morte; a pipoca da Raquel caída todinha no chão; a mão da Rafa no rosto (pra não ver) os ninjas que pulavam em círculos de fogo em movimento; a mágica (feminino de mágico, se é que isso existe) que tirou de uma bolinha 3 mulheres; o mesmo palhaço -que não em recordo o nome, infelizmente- que deu um show na cama elástica; os ginastas que quase me infartaram na parte de cima do picadeiro (cordas, monociclos de 5 metros de altura, panos que se enrolam nos corpos, malabaristas fazendo maravilhas...). está tudo vivo na memória ainda, e vai ficar por bastante tempo...

Ainda assim, acho que é possível e bem mais coerente um espetáculo sem animais... eles incrementam, lógico, mas não são assim tão necessários... depois de ver um tigre branco (lindo) com receio (leia-se medo) das ordens do treinador, tive convicção de que o melhor pra todos os animais é seu habitat natural... mas enfim, nem tudo são flores, não é mesmo?

Viemos embora munidas de um monte de badulaques: bolinha mágica, marionete, palhacinho, bombom, doce... e muito, muito brilho no olhar, que é o mais importante.

Circo: nós recomendamos.

 
12 fevereiro, 2004

1 ano, 2 dias, algumas horas...

e uma preguiiiiiiiiçaaaaaaaaaaa!



É assim, ó: ontem eu abri o blog e tcharããããã: cadê o blog? rs... Não descobrimos direito o que foi não, mas desconfiamos o que seja... Madeo, o super herói da Polly, deu um jeitinho por aqui, até que a própria vida dele se ajeite (tá no meio de uma mudança) e o bloguito volte completamente ao normal... são detalhes que ficaram pra trás, que a só a própria dona nota... Ontem ele ajudou à beça, fez o que pôde, e eu só tenho a agradecer, viu? É que o blog deu problema num momento desajeitado pros Amores, ainda assim, estiveram do meu lado,cheios de carinho e atenção...
...e pultz: obrigada de novo.

Mudando o papo:

o blog fez um ano e pensei em fazer tanta coisa por aqui... a primeira delas foi uma retrospectiva; a segunda uma crônica, mas deixo essa parte pra Mô, rs... a terceira era a imagem, e assim foi... optei por uma imagem, simples assim, mas ficou faltando eu falar ( e como eu falo, não?)... porém, deixa isso pro segundo ano, se eu aguentar até lá, claro. Quero agradecer também à todos que deixaram recados de carinho e parabéns... isso tem significado, além da própria continuação... nem sempre escrevo pra mim.

Mudando o papo, outra vez...

As aulas começaram e a guerra diária também... A Raquel, que foi para a primeira série, está meio deslocada... é tudo maior, né? E tá achando chato, muito chato, já que ela já sabe ler e escrever que é uma beleza... A Rafa tá no embalo, no mesmo colégio desde a primeira série, e há 3 anos com a mesma professora... Isso eu acho excelente. Além de ser minha amiga, é uma ótima profissional... ela, como pode escolher a sala que bem entende, anda com o mesmo grupo desde a segunda série... Ontem saí com as listas de material em punho, comprei tudo... mas voltei indagando: pra quê 500 folhas de sulfite, meu Deus? ... bom, paciência, né?

Mudando o papo, de novo...

E a Antonella, que beleza...
Foi tarde.
Ainda continuo na torcida pelo Rogério...
E mudando meus conceitos pela Juliana - pra melhor; vai entender.

Mudando, sempre...

Ontem li no jornal que nosso Excelentíssimo Presidente falou, brilhantemente, que a fome do brasil é devida a má distribuição de renda... Oh, meu caro Presidente, pensou nisso sozinho? então senta, pra descansar os neurônios.... Blah!

Mudando, pra não perder o hábito...
Inté, então.

 
09 fevereiro, 2004
 
07 fevereiro, 2004
Muita chuva pra um lado, muito sol pra outro...

ultimamente, as estações andam muito, ao extemo...

e aqui, enfim, um dia de garoazianha fina e um frio de edredon.

Bom demais...
Licencinha, depois eu volto.

 
06 fevereiro, 2004


Pra mim, a imagem aí é de um verdadeiro bicho-papão.

Raça desgraçada essa de dentista... desde pequena sofro com meus dentes, já que por problemas respiratórios que me levaram a respirar pela boca a vida toda, meus dentes permanentes necessitaram de aparelho ortodôntico desde cedo, e o qual usei por 5 longos anos...

Sofri também por causa dos cizos, cisos, sizos, sisos - sei lá como se escreve isso e nem procurei saber também, já que me dói só de ter que escrever. Fiz cirurgia nos 4, por causa de espaço, pra que os outros se ajeitassem dentro da minha judiada boca...

Enfim, eu jurava que depois de tanta boca aberta, eu não precisaria mais passar pela tortura que me é ir ao dentista... e passei por tanta coisa, que Meu Deus, não mereço. Uma vez, por causa de uma dita cuja cirurgia, eu levei 6 anestesias, porque as benditas não faziam a tarefa simples delas que era anestesiar o local ... e nisso, eu era picada de vinte em vinte minutos, ficando naquela cadeira em estado de choque a cada movimento novo do carrasco, quero dizer, dentista.

Já discuti com meu ortodôntico também, pela falta de sensibilidade dele em não me deixar descansar a boca. Já me deparei com mãos de anjo também, que de tão bom dentista, vi que toda regra tem uma exceção - e de que também o destino foi bem cruel comigo, já que descobri-o no fim do tratamento... enfim.

E não é que anos-luz longe de um consultório dentário, ontem pela manhã me cai uma obturação de quando eu era aborrescente, e essa joça me dói hoje o dia inteirinho sem me dar sequer um momento de paz? É, porque se dói um dente, dói tudo o mais na anatomia... e logicamente, o humor vai por água abaixo, juntamente com o sangue que inunda a boca e temos que cuspir naquela cúpula horrenda a cada 5 minutos...

Não teve Dorflex que passasse a maldita dor, que ainda me invade a alma. E confesso: não fui hoje procurar o 'mão de anjo', por causa dessa minha discriminação à categoria mesmo, ou, que seja: meu verdadeiro pânico de dentista - até mesmo ao melhor deles.

Por mais que eu saiba que remédio pra dente é dentista, ainda assim, fico nessa de masoquismo profundo à ir em um consultório... por mais que eu saiba que vou ter que ir, entende? Vou empurrando até urrar de dor - o que não está nada longe de acontecer.

Vou tentar o Dorflex de novo.
E tentar fazer de conta que não é comigo.

 
05 fevereiro, 2004
Dia 9 de fevereiro, segunda-feira próxima, essa birosca fará um ano de Desabafos... a única coisa que me ocorreu fazer é reunir todas as Afeições e irmos pro Caribe comemorar....

Hei, num é proibido sonhar, é?

Acho que minha criatividade ainda não voltou de férias não....

 
04 fevereiro, 2004

(Martha Medeiros)
8 de julho de 2002

Tem uma letra de música, acho que é da Luciana Melo, que revela o meu maior sonho de consumo: "Tudo o que eu quero é que o dia termine bem". Não há nada mais importante para se desejar na vida.

O dia é feito de discussões com a família, desentendimentos com os colegas de trabalho e agressões verbalizadas num ímpeto, sem querer. Um pedido de desculpas é tudo o que precisamos para o dia terminar bem.

O dia é feito de ansiedade. Você aguarda aflita um telefonema, um e-mail, uma visita, um boa notícia. Dorme pouco, não come direito, quase desiste dos seus sonhos e, lá no finalzinho da tarde, o telefone toca, o e-mail chega, o dia termina tão bem que você já providencia os mesmos sonhos pro dia seguinte.

Você nunca arranja tempo para se exercitar, mas hoje conseguiu correr três quilômetros. Não é nenhuma maratona, mas você suou um bocado.

Você jurou que não iria cair de boca na caixa de bombons que alguém escondeu no armário da cozinha. Não que você esteja muito acima do peso, mas é bom dar um tempo pro chocolate, ainda mais que a Páscoa vem aí. A Páscoa não vem aí? Não interessa, o Dia dos Pais vem aí. No final do dia, você cumprimenta a si mesma por ter trocado os bombons por uma maçã geladinha.

O dia amanheceu com chuva, a cidade alagada, caos total, justo no dia do seu aniversário, você que não festeja há anos e que resolveu dar uma festa na cobertura emprestada por uma amiga. A chuva pára no meio da tarde e antes do sol se pôr você descobre três pequenas estrelas no céu. A noite vai ser perfeita.

melhor ainda: você quer que não aconteça nada, que ninguém perturbe sua paz, que ninguém invente um programa, que o telefone não toque, que esqueçam da sua existência, porque você precisa de um pouco de silêncio e isolamento. Sua vontade é atendida, e o dia termina estupendo.

O que mais se pode querer para recomeçar tudo de novo amanhã?

***********

Meu dia hoje termina bem.
E tudo tá bem também.
Não vou lamentar... Deus sabe o que faz, não sabe?

 
02 fevereiro, 2004
Tô igual justiça ... (conforme ditado)

... tardo, mas não falho!

Tessa

Ultimamente, sou a última a ler, a última a saber; mas ando na boa, porque, conforme diz outro velho ditado: os últimos serão os primeiros (um dia, quem sabe...)... Ó, você foi um achado - graças a Letinha, minha paixãozinha de amiga - e, pessoas como você, com seu humor; a gente preserva dentro do coração, viu? Então, digna da minha lentidão, deixo aqui meus sinceros parabéns no teu aniversário, no dia seguinte...
Papai do céu abençõe sempre!

E, de vergonha, me escondi atrás dos presentes, tá? :)

Desabafos da Polly Mattos | às 07:37 PM

____________________________

Iemanjá

Iemanjá, são todas as águas salgadas e areias do mar. É considerada o princípio de tudo, juntamente com a terra, Oduduwa. Iemanjá é o mar que alimenta, que umidifica as terras, que energiza a terra, e também o maior cemitério do mundo. Representa ainda as profundezas do inconsciente, o movimento rítmico, todas as coisas cíclicas, tudo que pode se repetir infinitamente. A força contida, o equilíbrio.

Iemanjá uniu-se a Oxalá, a criação, e com ele teve os filhos Ogum, Exu e Oxóssi e Xangô. Como seus filhos se afastaram dela, Iemanjá foi aos poucos se sentindo mais e mais sozinha e resolveu correr o mundo, até chegar a Okerê, onde foi adorada por sua beleza, inteligência e meiguice. Lá, o rei se apaixonou por ela, desejando que se tornasse sua mulher. Iemanjá então fugiu, mas o Alafin colocou seus exércitos para persegui-la.

Durante sua fuga, foi encurralada por Oke (as montanhas) e caiu, cortando seus enormes seios, de onde nasceram os rios. Assim, ela é também a mãe de Oxum, Obá e Iansã (em alguns mitos). Conta-se que a beleza de Iemanjá é tamanha que seu filho Xangô não resistiu a ela e passou a persegui-la, com o desejo incestuoso de possuí-la. Na fuga, Iemanjá cai e corta os seios, dando origem às águas do mundo e aos Ibejis, filhos de Xangô com Iemanjá.

Outro mito ainda, narra a sedução em sentido contrário. É Iemanjá quem persegue seu filho Aganju (a terra firme) e este é quem foge. Representando o inconsciente, Iemanjá é considerada também a dona das cabeças, no sentido de ser ela quem dá o equilíbrio necessário aos indivíduos para lidar com suas emoções e desejos inconscientes.

Cor: azul claro e verde, nos tons do mar.

Símbolo: Abebê (espelho, símbolo das águas em geral)

Dia da Semana: Sábado

Número: 10

Comida: arroz com mel

Saudação: Odô Iyá!

div_iemanja.gif
2 de fevereiro - Dia de Iemanjá
Desabafos da Polly Mattos | às 03:57 PM
 
01 fevereiro, 2004
Tá certo que é a folga semanal, mas precisa ser assim, tão xoxo?

Se você garimpar alguma coisa, acaba achando um almoço com algum amigo, e lá pelas tantas, o almoço acaba e tá tudo xoxo novamente.

Domingo é muito chato.

Eu prefiro ficar em casa aos domingos, já que só entro em casa pra dormir nos outros dias... mas pôxa, como tudo é mais devagar! A Net segura a onda um pouco, até descobrir que ninguém que vc deseja conversar está on line, as idéias (que estão no mesmo ritmo do dia) acabarem e já não saber pra onde ir nesse mundão que é a navegação.

Deixa o computador em stand-by para novas estratégias mais tarde e tenta a TV.

Ôpa, tem uma atriz legal num programa... mas esquece, o apresentador não vai deixar ela falar mesmo... Encontro às escuras em outro canal.... mas do que me interessa isso? Numa nova tentativa, descobri que maçã e refrigerante light bóiam (isso tem acento?) numa vasilha cheia de água; mas pêra e refrigerante normal afundam... Zapping e deparo com uma apresentadora pra lá de sem graça (mas se achando a bambambam do pedaço) debatendo junto com um fofocador da vida alheia, o caso Frank Aguiar x Renata Banhara... junto estavam duas supostas amigas dela: uma bem mais preocupada com a própria vida do que outra coisa e a outra sem chance de mostrar a voz dentro da discussão... bem, pouco "me importa"* se Frank quebrou ou não o pé (ou algum outro osso, sei lá mais) da tal Banhara (suspeitérrima)... mas me limitei em desligar a TV, já que é de um deselegantérrimo ver pessoas falando uma mal das outras sem oos autores do assunto estarem presentes...

*off*

Volto pro computador, com um potinho cheio de Moça Flakes c/ leite, monto esse post lerdo e segue o domingo...

Será que tem alguém on line agora?
Vou ver.

(hipocrisia isso. A mulher vai pra mídia, faz uma meleca, diz que o cara é violento e tal... mas então porquê ela não procurou a polícia ao invés da TV... é, o mundo é mesmo dos espertos - ou pelo menos é o que as "celebridades" acham. Me preocupa as mulheres espancadas diariamente por seus maridos... mas uma "modelo" quebrar o pé ... ah isso não me preocupa mesmo).