26 fevereiro, 2004

Ontem, no Caderno Informática da Folha de S.Paulo, saiu várias dicas para limpeza do micro... muitas aliás que eu nem imaginava que existia, já que até anti-vírus eu dependia do meu irmão pra resolver... Com o ABC da limpeza, acabei ganhando espaço por aqui e acelerando o uso, notoriamente. Assim como eu, deve ter várias outras pessoas que não sabem de tais passos - assim como há os experts que estarão rindo agora de tanta ignorância... :)

Então, como me foi útil, resolvi postar... muito fácil, indo assim, passo à passo - principalmente pra quem não entende nada disso, como eu.

Vamos lá:

* Quando são instalados , alguns programas colocam ícones na bandeja do sistema - área que fica ao lado do relógio do Windows. Isso significa que eles ficam abertos o tempo todo, mesmo quando não estão em uso. O anti-vírus e os programas de gravação de CD são os únicos softwares que precisam ficar nessa bandeja. Se você eliminar os demias, o micro pode ficar mais rápido. Clique em Iniciar e Executar, digite msconfig e aperte Enter. Na janela exibida, clique na guia Inicialização (ou Iniciar) e observe os itens mostrados (cada um deles corresponde um software da bandeja). Desmarque os programas desnecessários e aperte OK. O computador vai ser reiniciado e poderá mostrar a mensagem sobre '" alterações", mas desconsidere. Para livrar-se dela, marque o ítem Não Mostrar, dê Enter e reinicie novamente o micro.

* A desativação dos efeitos gráficos do Windows XP também pode aumentar a velocidade. A interface gráfica fica mais feia, mas a aceleração do sistema pode compensar. Clique com o botào direito do mouse no ícone Meu Computador e selecione Propriedades. Abra a guia Avançado e aperte o primeiro botão Configurações (no quadro Desempenho). Para completar, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho e dê OK.

* A navegação na rede gera boa quantidade de lixo eletrônico. Abra o Internet Explorer (ou seu browser preferido), clique em Ferramentas e Opções da Internet. Clique no botão Configurações, que aparecerá no quadro Arquivos da Internet e observe o espaço em disco que o navegador usa para guardar o cache - pedaços de sites visitados. Em tese, o cache agiliza a navegação, mas na prática, ele é pouco útil: como os sites mudam freqüentemente, quase sempre o Internet Explorer tem de copiar os elementos das páginas a cada vez que você os acessa. Por isso, pode reduzir o espaço de cache - como padrão, ele estará ocupando mais de 1 Giga, o que é realmente um exagero - para 30 ou 40 MB.

* Para eliminar os rastros de navegação (endereços visitados, senhas e frases em bate papo) comece clicando em Excluir cookies e Excluir Arquivos - eles também estão na tela Opções da Internet. Para completar a limpeza, não deixe de abrir o ítem Conteúdo, acionar o item AutoCompletar e apertar os botões Limpar Formulários e Limpar Senhas.

* Quando você elimina arquivos do micro, eles não são realmente apagados: eles continuam no disco rígido, porém invisíveis. Se você quiser apagar definitivamente, pode recorrer a um triturador eletrônico. Um dos melhores do gênero é o East-Tec Eraser (www.east-tec.com), que tem funções para triturar rapidamente os rastros de navegação. O soft tem versão gratuíta por 30 dias. Um outro software totalmente gratuíto é o Eraser (751Kb - www.tolvanen.com/eraser/download.shtml), que é simples. Depois de abrir o programa, clique em File e New Task e escolha a opção que desejada: triturar arquivos -opções File e Files on folder- ou eliminar rastros que possam ter sido deixados por programas (Unused space on drive).

* A lentidão pode acontecer também por fragmentação do disco. Na medida que vc apaga arquivos no disco rígido, vão surgindo lacunas, ou seja, pedaços do disco que estão disponíveis para o uso. Se o Windows não aproveitar esses espaços,, haverá desperdício na capacidade do disco. O problema é que nem sempre os documentos que vc deseja gravar cabem dentro das lacunas. Se o documento não couber em uma lacuna, o Windows o fragmentará, ou seja, o dividirá em vários espaços. Como o Windows grava muitos arquivos (inclusive os ligados ao funcionamento do sistema, que vc não vê), a divisão dos pedaços pode gerar confusão: o problema se manifesta na hora de reler os arquivos, pois o disco precisa juntar as informações para abri-lo, causando lentidão. Para fazer a desframentação, clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Desfragmentador. Aperte o botão Analisar e aguarde a varredura do disco. Se houver muita fragmentação, clique em Desfragmentar. Esse processo pode levar várias horas, deve ser feito com o micro em repouso (feche tudo antes) e repetido a cada 6 meses.

* A lixeira também pode estar desperdiçando espaço, pois ocupa 10% do disco. Pode reduzir seu tamanho, sem problemas. Clique nela com o botão direito, selecione Propriedades e ajuste o tamanho.

Eu fiz tudinho isso aí ó.
E aqui deu super certo.
Boa sorte!