25 fevereiro, 2004

Me lembro até hoje de uma quarta-feira de cinzas que minha avozinha me fez descobrir porque raios esse nome esquisito pra quarta pós carnaval...

Acho que eu tinha uns 12 anos... Pulei as 3 matinês de um clube, perto de onde morávamos, e na quarta minha avó não deixou por menos: Vá tomar cinzas, menina!

Como assim, tomar cinzas? - ainda pensava eu, com um metro e meio de bico, rumo à igreja.

E lá estou eu, no marasmo da missa -que adolescente acha aquilo um barato?- quando vi que se formou uma fila no centro da igreja pra "receber"as cinzas.

Se eu não for e minha avó descobrir?... (pensamentos pollyannos)

E lá fui eu pra fila, temerosa do que poderia acontecer com a tal cinza e eu.

Quando chegou a minha vez, o padre colocou uma porção de cinzas no meu lindo cabelo, falou alguma coisa, respondi amém...e pronto! era aquilo: tomei cinzas e fui purificada de meus pecados carnavalescos (?!?!)...

A explicação - e não achei nenhuma na net - vem da minha própria avó, tantos anos depois, já que na época (a única vez que obedeci minha avó, nesse sentido da cinza) eu fui pra missa sem saber exatamente porquê, é essa: a cinza -do pó vindes, ao pó retornareis- serve pra purificação mesmo... esbalda-se o Carnaval e vai limpar-se, menina, pra esperar a Quaresma, que começa hoje e vai até a Páscoa - esse eu sei, é a passagem de Cristo para o Pai, a ressureição.

A gororoba que vira o cabelo ninguém conta, né? Mas eu me lembro muito bem, mesmo que tenha acontecido uma única vez... E, cá entre nós, eu por eu mesma, temo à Deus, acredito e tudo... mas estou bem longe dessas regras católicas prar ganhar o céu... por não entender mesmo... então pratico a minha fé, faço as minhas orações do meu jeito torto, e assim caminho... errado? não sei... de alguma forma tento, mesmo pq acredito em Deus, mas sou cética demais pra outros tantos mistérios que circulndm a religião - qualquer uma delas... mesmo porque não é uma dose de cinzas no cabelo que vai purificar alguma alma, não é?

Silenciado os batuques, pendurada a fantasia, tomada ou não as cinzas desse dia, hora de apertar o ON para o funcionamento anual, afinal, o Carnaval passou, o próximo feriado tá longe e temos que ganhar a vida, não?

Bora então.