02 fevereiro, 2004
Tô igual justiça ... (conforme ditado)

... tardo, mas não falho!

Tessa

Ultimamente, sou a última a ler, a última a saber; mas ando na boa, porque, conforme diz outro velho ditado: os últimos serão os primeiros (um dia, quem sabe...)... Ó, você foi um achado - graças a Letinha, minha paixãozinha de amiga - e, pessoas como você, com seu humor; a gente preserva dentro do coração, viu? Então, digna da minha lentidão, deixo aqui meus sinceros parabéns no teu aniversário, no dia seguinte...
Papai do céu abençõe sempre!

E, de vergonha, me escondi atrás dos presentes, tá? :)

Desabafos da Polly Mattos | às 07:37 PM

____________________________

Iemanjá

Iemanjá, são todas as águas salgadas e areias do mar. É considerada o princípio de tudo, juntamente com a terra, Oduduwa. Iemanjá é o mar que alimenta, que umidifica as terras, que energiza a terra, e também o maior cemitério do mundo. Representa ainda as profundezas do inconsciente, o movimento rítmico, todas as coisas cíclicas, tudo que pode se repetir infinitamente. A força contida, o equilíbrio.

Iemanjá uniu-se a Oxalá, a criação, e com ele teve os filhos Ogum, Exu e Oxóssi e Xangô. Como seus filhos se afastaram dela, Iemanjá foi aos poucos se sentindo mais e mais sozinha e resolveu correr o mundo, até chegar a Okerê, onde foi adorada por sua beleza, inteligência e meiguice. Lá, o rei se apaixonou por ela, desejando que se tornasse sua mulher. Iemanjá então fugiu, mas o Alafin colocou seus exércitos para persegui-la.

Durante sua fuga, foi encurralada por Oke (as montanhas) e caiu, cortando seus enormes seios, de onde nasceram os rios. Assim, ela é também a mãe de Oxum, Obá e Iansã (em alguns mitos). Conta-se que a beleza de Iemanjá é tamanha que seu filho Xangô não resistiu a ela e passou a persegui-la, com o desejo incestuoso de possuí-la. Na fuga, Iemanjá cai e corta os seios, dando origem às águas do mundo e aos Ibejis, filhos de Xangô com Iemanjá.

Outro mito ainda, narra a sedução em sentido contrário. É Iemanjá quem persegue seu filho Aganju (a terra firme) e este é quem foge. Representando o inconsciente, Iemanjá é considerada também a dona das cabeças, no sentido de ser ela quem dá o equilíbrio necessário aos indivíduos para lidar com suas emoções e desejos inconscientes.

Cor: azul claro e verde, nos tons do mar.

Símbolo: Abebê (espelho, símbolo das águas em geral)

Dia da Semana: Sábado

Número: 10

Comida: arroz com mel

Saudação: Odô Iyá!

div_iemanja.gif
2 de fevereiro - Dia de Iemanjá
Desabafos da Polly Mattos | às 03:57 PM