31 março, 2004

Do arco-íris se faz
em cores naturais,
capazes de colorir a mente,
mesmo que seja cinza e preto.

Toda palavra é o branco
a pacificar o mundo,
mundo que em segundos, é seu.

Luzes há,
se preciso é clarear,
se preciso é abrir caminhos,
a se fazer nas mentes
de todos nós,
a alegria.

**************

Montei essas linhas para uma pessoa pra lá de especial. Ele é o Moreno, que tem realmente um Senso Incomum. Contava pra gente que cachorro tem apartamento, peripécias extraterrestres, entre outras tantas. Mas agora ele ultrapassa todos os limites de qualquer que seja o Senso. Já falei pra ele que agora, só xingando; não tenho mais nada pra falar lá, quando me deparo com tanta inspiração... Mas já disse também que sou menina boazinha, de blog azul, e de minhas sensações nasceram esse carinho.

Moreno: sou muito prepotente mesmo :)

Sabe aqueles presentes que a gente fala que é lembrancinha, mas é de coração?

Então, tó.
De dentro do coração.

 
30 março, 2004

Quando saio correndo de manhãzinha, sem mais tempo de esperar a Anita, deixo:

"Anita, bom dia... dá uma boa limpeza no microondas por dentro. As meninas fizeram pipoca, a casa inteira tá cheirando manteiga. Faz favor. Ah, e as roupas, têm que passar pelo menos das meninas, tá? Os fundos também têm que varrer, baguncinha básica por lá. Beijo e qualquer coisa me liga. Deixei as crianças dormindo...."

E quando chego à tardezinha, depois do trabalho, a resposta:

"Patroa, fiz tudinho, mas não deu tempo de varrer os fundos. Perdoa? Diz que sim. Se caso não, tem chantagem emocional no forno. Beijo, até amanhã."

No forno: bolo de chocolate.
Ai ai.

 
29 março, 2004

Outono, tempo doido, frio e calor, calor e frio - que confesso gostar bastante. O frio não é FRIO e o calor não é CALOR. Mas aqui, de manhã, anda fazendo friozinho, daqueles gostosos. Rafaela, com cara de poucos amigos, acorda, pega uma banquetinha e vai procurar um espaço de sol na varanda. Tomando meu café, olho pela janela e encontro a magrelinha, lá sentadinha na banqueta, cabeça erguida, olhinhos bem fechados, com a claridade do Sol a iluminando...

- Frio, filha?
- Não.
- Sentadinha no Sol, tá tão bonitinha.
- Fotossíntese, mamãe.

Então tá.


[fotossíntese]
do Gr. phôs, photós, luz + síntese
s. f.,

combinação química causada pela ação da luz;
Bot.,
processo químico através do qual os vegetais e certas bactérias e algas azuis produzem a sua própria matéria orgânica, a partir de energia luminosa e de substâncias simples, como a água e o dióxido de carbono, libertando no processo oxigênio para o meio.


**********************


E de noitinha:

Passeando pelos blogs, vi que minha nova casa está em destaque no Caderno de Informática d'O Globo. Matéria da Elis Monteiro, que tem um blog descolado também, cheio de informação boa.


Como a matéria é pra assinantes do Globo on line, vou ser boazinha com meu hostess e vou colar aqui... pra quem tá interessado em mudar de provedor, taí uma grande saída. É pago, mas somos felizes e postamos o que queremos, quando queremos, do jeito que queremos.... Taí, Madeo, meus parabéns em forma da matéria da Elis.

[início copy]

Bloggers do B
Elis Monteiro

A internet tem dessas coisas: um dia, em algum lugar, nasce um serviço pequenininho de que todo mundo gosta. O serviço vai crescendo, crescendo, até que, um dia, acaba incorporado a um grande provedor. Há vantagens na troca, mas desvantagens também — entre elas, a perda de contato direto com os desenvolvedores e o suporte personalizado que caracterizam os miúdos. Para a maioria dos usuários, tudo bem; para a minoria que precisa de um ombro amigo para enfrentar as adversidades, a solução é reinventar a roda e criar, em algum lugar, um sistema pequenininho...

É exatamente isso que está acontecendo com dezenas de blogs brasileiros, descontentes com as opções de publicação oferecidas pelos grandes provedores. Eles estão se juntando em “condomínios” miúdos onde as despesas, quando existem, são divididas pelo grupo. Gardenal.org, Festim, Blog Brasil e Pixelzine são alguns dos “alternativos” que já ganharam adeptos de peso, nomes conhecidos na comunidade blogueira que decidiram mudar de mala, cuia e URL. Dentro do melhor espírito comunitário, os novos senhorios ajudam na mudança. Carregam os antigos arquivos e ainda dão um jeitinho na casa nova. Irresistível.

Mais opções para quem quer migrar...

Depois de constatar a insatisfação dos blogueiros com a hospedagem gratuita de seus diários, o webdesigner carioca Amadeu Bocatios resolveu que era hora de oferecer uma nova alternativa para os blogueiros. O Festim.net , que já existe há dois anos, começou a aceitar novas inscrições. Para se manter, o serviço é pago (R$ 20 mensais), mas os criadores oferecem o serviço de criação de templates.

— Temos 23 blogs hospedados. Podemos chegar a 40, mas resolvemos limitar a isso para que o serviço continue sendo prestado com qualidade — diz Amadeu.

Para quem deseja migrar de endereço, a internet tem várias alternativas. Entre elas, o serviço de hospedagem português Sapo , o BlogDrive , o Via Link e o Weblogs . Antes de tomar sua decisão, visite os blogs já hospedados nesses provedores e converse com eles.

[fim copy]

 
26 março, 2004

Em 6 meses, ele havia conseguido preparar tudo mesmo. E eu, do meu lado, tive tempo pra deixar tudo pronto pra faculdade também. Muitas vezes, cheguei a pensar sobre a loucura de casar-me, fazendo faculdade, sem certeza do futuro. Mas ele me convencia, em menos de dois minutos, o quanto seria maravilhosa a nossa vida.

Minha família estava tão radiante, que cheguei a pensar que eles promoveriam uma festa assim que eu saísse de lua-de-mel. Se promoveram eu nunca soube, mas que era uma felicidade exagerada, isso era. Estava indo tudo bem, não tinha mais nada pra correr atrás, voltamos à vida normal por mais algumas semanas, tendo só que ir em algumas gráficas, escolher os convites. Um dia, convicta de que queria algo diferente, achei, escolhi o papel e encomendamos 400. Pronto, quesito resolvido também. Faltavam umas 6 semanas pro casamento.

Os convites ficaram prontos, já tínhamos feito a lista de convidados e passamos um fim-de-semana inteiro preenchendo os envelopes. Nota: eu preenchia, que a letra dele estava mais pra médico do que pra noivo.... Separamos 40 convites em branco, 20 pra cada mãe, pra convidar quem quisesse, porque era um tal de: Tem o Cicrano, pai do Fulano, viu você crescer! - e eu não tinha nem idéia de quem era.

Os padrinhos do casamento, tanto meus quanto deles, foram convidados no ato da entrega do convite, umas 3 semanas antes do casamento. Do meu lado, convidei minha madrinha de batismo e o filho dela (hoje, falecido), e meu irmão e a esposa; do lado do Marcos foram o irmão dele e a esposa, e o tio dele e a esposa. No civil foi minha tia e meu outro irmão; e os dele foram a madrinha de batismo dele e o filho dela - uma certa tradição por aqui. Todos eles aceitaram o convite comovidos, e a cada passo dado eu suspirava aliviada.

O meu vestido foi resolvido o croqui em 1 semana. Na mesma época da distribuição dos convites, mandei fazer. Era muito bordado, precisava tempo. O que as costas eram abertas, o corpete era completamente trabalhado. Não ia usar véu, só grinalda. E um "rabo" enorme, pra tomar conta da escadaria.... Tudo nos eixos, pensava eu... muitas horas na faculdade, eu me flagrava fazendo anotações... comprei uma revista especializada, com um tipo de agenda pra seguir - foi onde fiquei sabendo sobre as listas de presentes, que eu não tinha feito. Acabei fazendo duas e entregando nas lojas. Mas pouca gente usou. Pela revista que vi também algumas coisas que acabaria esquecendo ou deixando pra última hora: encomendar lembrancinhas, agendar cabelereira (dia da noiva era coisa pra milionário), comprar os sapatos e ir usando em casa pra amaciar, escolher o buquê (mini rosas vermelhas) e deixar encomendado, escolher as alianças (as de noivado viraram pingente de coração depois), escolher os pajens, a decoração da igreja, as músicas.... tudo isso intercalando com eu, a faculdade e ele, o trabalho.

As músicas do casamento merecem um certo destaque. Na igreja onde casaríamos, ficamos sabendo dos profissionais de músicas. Anotamos e agendamos horários com dois. Os dois eram pianistas. No primeiro, eu não gostei da forma que nos tratou, logo de início. E quando não vou com a cara, desista. Como o Marcos já sabia disso, deu uma desculpa qualquer e fomos visitar o segundo. Jovem rapaz, morava perto de onde eu morava. Já passavam das 21h, mas ele também trabalhava e era o único horário disponível. Casa humilde, era gente boa. Entramos. Quando ele perguntou que músicas íamos escolher, olhei pro Marcos e o Marcos olhou pra mim: a única certeza é que eu entraria com a marcha nupcial.

"Tá" - ele disse, o músico- "mas ainda tem a entrada do noivo, a benção das alianças, a consagração do casal e os cumprimentos dos padrinhos, e a saída dos noivos".... "Tudo isso?"- perguntei. E ficamos até muito tarde lá, porque a cada teste de música no piano (sim, ele tinha um piano imenso na sala!), eu chorava emocionada, sem condição nenhuma de optar por alguma delas. Acabamos escolhendo depois de 2 horas ouvindo ele tocar infinitas músicas a Marcha Nupcial, no ógão da igreja, pra eu entrar; depois todas no piano: uma do Moacir Franco que não vou lembrar mais, pro Marcos entrar; Como é grande o meu amor por você, pra benção das alianças, onde os pajens entram com as alianças; Fascinação para a consagração e os cumprimentos dos padrinhos e Ave-Maria pra saída dos noivos.

A decoração da igreja, de todas as resoluções, foi a que mais me deu trabalho, porque eu casei num sábado onde casam 3 noivas e a decoração é uma só e tem que entrar num acordo. Marquei com as ditas cujas na decoradora (que é monopólio também - vc não pode contratar uma floricultura, por exemplo); só que uma noiva não foi. Eu e a outra moça decidimos por tal decoração, sem flores amarelas - era folhagens num arco na entrada, e nos bancos lírios brancos, hotências azuis e cravos amarelos (ergh!). Combinamos de tirar o amarelo e deixar tudo em branco e azul, e as folhagens, claro. Só que a terceira noiva, quando apareceu, quis os cravos amarelos. Tentamos negociar, mas não teve jeito. A menina bateu o pé, porque adorava amarelo, e queria amarelo e pronto: tó o amarelo pra vc. Era cômico. E, dá licença, eu ia me casar também, tinha direito, estava pagando, mas a mãe dela interviu, virou uma discussão sem fim, e quando vi que a noiva ia infartar se não tivesse amarelo, ok, amarelo nela. E como fui a última noiva, tias minhas tiraram os cravos dos bancos entre um intervalo de um casamento e outro - agradecida, tias, agradecida.

Uma semana antes do casamento (eu casei na quinta-feira no civil, e sábado na igreja), o Marcos apareceu em casa num horário fora do comum. Minha avó disse que ele estava me chamando e antes de atender a poreta, lembro-me ter olhado no relógio: mas era pra ele estar trabalhando uma hora dessas. Era um pouco antes do almoço. Saí, e acho que minha feição não era nada boa. E nem a dele. Ele estava dentro do carro e fez um gesto pra eu entrar. Entrei. Ele cabisbaixo disse: fui demitido.

Era 07/02/92.
Casamento dia 13.
Tudo pronto.
E agora?

***************

Montei essas Cenas em novembro do ano passado, e sem motivo aparente, parei. Ontem, relendo meus arquivos (enquanto eles estão lá), deu vontade colocar mais uma continuação. Pensei que já conseguiria dar o desfecho, mas minha memória vôou longe. Pra Loli, que tanto me pediu, taí mais um pedacinho. Quem sabe eu me empolgo e coloco mais alguma coisa por esses dias? E pra quem não está entendendo nada, vai no link e desce a rolagem. As 3 Cenas posteriores à essa estão no mesmo mês. É só descer a rolagem e procurar os títulos.

Cena 1 - A Criação (04/11/03)
Cena 2 - O mix de adolescência (08/11/03)
Cena 3 - A Caminho do Altar (19/11/03)

 
25 março, 2004

A Marcela ter saído do BBB, com certeza ninguém merece. Pela edição da Globo, ela passou pela bruxa má da história toda. Não, não foi só aquilo e o próprio Bial falou que foi editado e blablabla. A Sol foi bem mais baixa, fez movimentos sexuais e ainda indagou Marcela: sua filha está assistindo?... Muito, muito baixo. Nada a favor da Mama, mas tudo contra da Sol. Quem é aí que ainda suporta aquilo? Mas nem Hitler pensou numa tortura como aquela: colocar a Solange rindo é de cometer suicídio.

BBB4 na verdade verdadeira, ninguém merece.

Laura em Celebridade, ninguém merece também. A garota chegou onde quer chegar e nem dá pra ter muita raiva, pq era direito dela. A forma que chegou lá é que são elas, mas o fim justifica os meios, principalmente em novela. Ahá, é mesmo... é no-ve-la. Tudo pode acontecer, mesmo que subestimando nossa inteligência. Mas Laura bancando a bacaninha social, ah, isso, ninguém merece.

Novela Celebridade, na verdade verdadeira, ninguém merece.

Enrique Iglesias assumir que mau dotado, ninguém merece.

Há algum tempo, eu sofria de insônia. Agora eu estou como sono crônico. Bocejar o dia inteiro e praticamente cochilar, esperando as meninas sair do colégio, ninguém merece.

E essa carência, mescla com romantismo profundo, vontade de flores, bombom, colo, horas no telefone e falar igual neném.... ninguém merece....

E esse papo de que ninguém merece..... ninguém merece.


(Ai, chata, chata, muito chata)

 
24 março, 2004

Só eu sei
Os desertos
Que atravessei
Só eu sei
Só eu sei
Sabe lá
O que é morrer de sede
Em frente ao mar
Sabe lá
Sabe lá
E quem será
Na correnteza do amor
Que vai saber se guiar?

(Djavan)

.....

Sim, estou MUITO carente hoje.

 
23 março, 2004
Quanta imaginação!

bbm_chamada_capa.jpeg

Descobri na naomi.

Desabafos da Polly Mattos | às 09:31 PM

________________________________________

No Favoritos:

Posso dizer que sou organizada. E de tão organizada que me acho, no meu Favoritos, tem uma pastinha que chamo de "Baboseiras", porque é isso que incluo nela: sites sem utilidade "quase" nenhuma, mas que achamos engraçadinhos (ou curiosos), a ponto de linká-los no blog.

Compartilho, porque sou boazinha:

Dicionário do Cético : palavras como afrobiótica, crânios de cristal, frenologia, MIB, onda alfa, pensamento mágico, etc.

Good Morning All: Ligue o som.

Volare: manjado, mas hilário sempre. Som de novo.

Abcdefghijklmnopqrstuvxwyz: Whatever... The World's Longest Alphabetical Emails Address

IMC: Calcule seu índice de massa corporéa. Tem outras coisas interessantes também.

Murphy: as 100 melhores leis de Murphy. E outras bobagens.

Tatu's Dance: outro com som e um personagem conhecido.

Bolinhas: pra quem não resiste estourar as bolinhas de plástico, sem tanta graça assim... som também, pra dar mais efeito.

Roupitas para Jesus: Se Gibson exagerou, esse site também. Acho que é até pecado.... :)

Divirtam-se.

Desabafos da Polly Mattos | às 11:30 AM|
 
20 março, 2004
 
Será mesmo que vc me conhece?

Tem nada pra fazer não?

Então vai lá responder meu quizz...

Aqui, ó

Tá facinho, facinho.

Desabafos da Polly Mattos | às 05:00 PM

__________________________________________


_______Ploft!

Essa coisa de internet aguça todos os sentidos mesmo. E, quando vc já os têm meio que aguçados por natureza, se não tiver nada que te impeça, junta curiosidade com o "prazer"da busca, vc acaba descobrindo tanta coisa, mas tanta coisa, que tô aqui, feito criança que nunca viu mar.

Me sentindo uma verdadeira Sherlok, deparei-me com absurdos tremendos e fatos hilários. Não, não tô falando de sites que a gente, depois que chega, nem sabe como foi parar lá e, se legal, manda pro Favoritos.

Tô falando de vida, praticamente real, se eu não estivesse na frente duma tela de computador.... Em menos de 2 horas, sei de coisas que nunca imaginaria saber... sem querer saber, de primeiro momento; mas sabendo tudo, no final das contas.

Que coisas, Polly?
É lógico que não vou falar.
É vida dos outros., que navegam por aí e nem imaginam o quanto estão se expondo ao comprar algumas bobagens ou se increvendo em sites pornôs.... vida que nem imaginam estar ao alcance de alguns cliques, nos lugares certos...

E parei só porque eu vi que poderia ir mais longe ainda.... digitando as palavras certas nos buscadores certos, vc tem vidas estranhas na sua mão... inacreditável. Impressionante. Assustador.

E quer saber?
Medo.

Posso radicalizar profundamente, mas nem compras na net faço mais.

De repente, me senti assim, uma hacker.
Eu! - que nem entendo direito de HTML....
Eu hein.
Já passou.

Desabafos da Polly Mattos | às 01:31 AM
 
18 março, 2004

O que mais esperar de um dia, onde acordo com o olho direito ridiculamente inchado e dolorido, decorrente de uma viúvinha* que vai nascer aqui? Um belo dia é que não vai ser. Não consigo enxergar um belo dia com um olho maior que o outro. Além de feio, dói. Ó céus.

(viúvinha= treco dolorido como uma espinha que sai na pálpebra do olho, mais conhecido por terçol (obrigada, naomi))

 
17 março, 2004

A minha avó saiu do hospital, depois de 2 meses e 15 dias internada...
Não, ela não está recuperada.
Ela só preferiu, depois de muita insistência, tocar o restinho da vida em casa.

 
16 março, 2004

Sou difícil prestar atenção em comercial, mas tem uns que me agarram pelos olhos...

Tem um comercial, muito bem sacado, da TIM - mostrando um serviço de bina, mesmo com o celular desligado.

O cara, no avião, diz que não pode desligar o celular e começa a ter devaneios que se alguém ligar e tal, e lhe oferecer emprego, mas ele já tem emprego, e assim ele vai montando uma liga de pensamentos que achei muito engraçado.

E pra fechar com chave de ouro mesmo, ele ainda aparece no finalzinho, já se achando o rei da cocada preta -ele pede até pra párar o avião, como se fosse um simples táxi- e pergunta quanto é que custa mais ou menos um avião daqueles, assim, fininho...

Sempre que vejo, dou gargalhadas.
(Al, tb dou risada da mesma coisa várias vezes...rs)

E só estou contando isso tudo, porque tem uma frase do ator -genial- que ele manda se danar a reunião...

Estou com ele, que se dane a reunião.
Aliás, que se danem as reuniões.

Tem uma agora as 8 h, e estou aqui em casa ainda escrevendo post pros meus benzinhos... e que se dane a reunião... que me esperem... por causa de me matar pelo trabalho que ontem fiquei de cama... alguém ligou pra saber como eu estava? não. Mas teve alguém que falou que eu não poderia faltar ontem? Lógico que teve... isso sempre tem.

Então, agora, tenham paciência. Vou, mas vou na minha velocidade. Não vou mais correr por coisas que andam me subtraindo... corro pras que me somarem - multiplicarem ... aí sim, até de voar, sou capaz.

E daqui a pouco fico rica e pergunto o preço do avião também.... :)

Bom dia!

 
14 março, 2004

A inflação e o rotineiro noticiário sobre corrupção no Brasil, envolvendo milhões de reais, tiraram do brasileiro o entendimento do que seja um milhão. Se alguém contasse em voz alta, 24 horas por dia, sem parar - 1... 2... 3... até um milhão - de maneira a dizer um algarismo ou número por segundo, gastaria nada menos que 12 dias para terminar a enumeração.

Desejando reduzir as 12.666 leis municipais em vigor na cidade de São Paulo, os vereadores descobriram que ainda vigora uma legislação de 1927, regulamentando as profissões de motorneiro de bonde e de cocheiro de carruagens, ambas já extintas. Daqui a 70 anos, muitas profissões atuais terão o mesmo destino.

Em 1906, a inglesa Mary Bateman atraiu multidões, profetizando o fim do mundo. Possuía uma galinha que punha ovos com a inscrição: "Cristo vem aí". Mary anunciou que o mundo acabaria quando a galinha pusesse o 14º ovo. Por encargo divino, vendia a salvação das almas a preços módicos. A vigarista faturou bons trocados até ser presa quando a surpreenderam enfiando na galinha os ovos com a inscrição sagrada.

Os irmãos Naves - Sebastião e Joaquim - foram as vítimas do maior erro judiciário cometido no Brasil. Viviam em Araguari, Minas Gerais. Em 1937, hospedaram um primo, Benedito Pereira Caetano, que desapareceu depois de ter vendido uma carga de arroz furtada. Torturados pela Polícia e obrigados a confessar que haviam matado o primo, os irmãos foram condenados a 25 anos e 6 meses de prisão, apesar não haver prova do crime nem mesmo o corpo da suposta vítima. Dez anos mais tarde, o "falecido" apareceu muito vivo em outra cidade, e os Naves foram libertados.

As pessoas acham estranhos motivos para brigar. Em julho de 1978, o juiz George Cook, de Grand Rapids, Michigan, EUA, teve de julgar qual dos pais divorciados do menino Greg Dunn, morto por fibrose cística, teria o direito de sepultá-lo. O juiz ordenou que, se o casal não chegasse a um rápido acordo, que o corpo fosse cremado e as cinzas divididas em partes iguais entre os brigões.

**********

Tudo isso e muito mais aqui.
Divirtam-se.

 
13 março, 2004

Hoje começo a fazer dieta. Preciso perder 8 kg. O médico aconselhou a fazer um diário, onde devo colocar minha alimentação e falar sobre o meu estado de espírito. Sinto-me de volta a adolescência, mas estou muito empolgada com tudo. Por mais que dieta seja dolorosa, quando conseguir entrar naquele vestidinho preto maravilhoso, vai ser tudo de bom.

Primeiro dia de dieta.
Um queijo branco. Um copo de diet shake. Meu humor está maravilhoso. Me sinto mais leve. Uma leve dor de cabeça talvez.

Segundo dia de dieta.
Uma saladinha básica. Algumas torradas e um copo de iogurte. Ainda me sinto maravilhosa. A cabeça doi um pouquinho mais forte, mas nada que uma aspirina não resolva.

Terceiro dia de dieta.
Acordei no meio da madrugada com um barulho esquisito. Achei que fosse ladrão. Mas, depois de um tempo percebi que era o meu próprio estômago. Roncando de dar medo. Tomei um litro de chá. Fiquei mijando o resto da noite.

Anotação: Nunca mais tomo chá de camomila.

Quarto dia de dieta.
Estou começando a odiar salada. Me sinto uma vaca mascando capim. Estou meio irritada. Mas acho que é o tempo. Minha cabeça parece um tambor. Janaína comeu uma torta alemã hoje no almoço. Mas eu resisti.

Anotação: Odeio Janaína

Quinto dia de dieta.
Juro por Deus que se ver mais um pedaço de queijo branco na minha frente, eu vomito! No almoço, a salada parecia rir da minha cara. Gritei com o boy hoje! E com a Janaína. Preciso me acalmar e voltar a me concentrar. Comprei uma revista com a Gisele na capa. Minha meta. Não posso perder o foco.

Sexto dia de dieta.
Estou um caco. Não dormi nada essa noite. E o pouco que consegui sonhei com um pudim de leite. Acho que mataria hoje por um brigadeiro..

Sétimo dia de dieta.
Fui ao médico. Emagreci 250 gramas. Tá de sacanagem! A semana toda comendo mato. Só faltando mugir e perdi 250 gramas! Ele explicou que isso é normal. Mulher demora mais emagrecer, ainda mais na minha idade. O FDP me chamou de gorda e velha!

Anotação: Procurar outro médico.

Oitavo dia de dieta.
Fui acordada hoje por um frango assado. Juro! Ele estava na beirada da cama, dançando can-can.

Anotação: O pessoal do escritório ficou me olhando esquisito hoje, Janaína diz que é porque estou parecendo o Jack do "Iluminado".

Nono dia de dieta.
Não fui trabalhar hoje. O frango assado voltou a me acordar, dançando dança-do-ventre dessa vez. Passei o dia no sofá vendo tv. Acho que existe um complô. Todos os canais passavam receita culinária. Ensinaram a fazer torta de morangos, salpicão e sanduíche de rocambole.

Anotação: Comprar outro controle remoto, num acesso de fúria, joguei o meu pela janela.

Décimo dia de dieta.
Eu odeio Gisele B.

Décimo primeiro dia de dieta.
Chutei o cachorro da vizinha. Gritei com o porteiro. O boy não entra mais na minha sala e as secretárias encostam na parede quando eu passo.

Décimo segundo dia de dieta.
Anotação: Nunca mais jogo pôquer com o frango assado. Ele rouba.

Décimo terceiro dia de dieta.
A balança não se moveu. Ela não se moveu! Não perdi um mísero grama! Comecei a gargalhar. Assustado, o médico sugeriu um psicólogo. Acho que chegou a falar em psiquiatra. Será que é porque eu o ameacei com um bisturi?

Anotação: Não volto mais ao médico, o frango me disse que ele é um charlatão.

Décimo quarto dia de dieta.
O frango me apresentou uns amigos. A picanha é super gente boa, e a torta, embora meio enfezada, é um doce.

Décimo quinto dia de dieta.
Matei a Gisele B! Cortei ela em pedacinhos e todas as fotos de modelos magérrimas que tinha em casa.

Anotação: O frango e seus amigos estão chateados comigo. Comi um pedaço do Sr. Pão. Mas foi em legítima defesa. O Pão me ameaçou com um pedaço de salame.

Décimo sexto dia.
Não estou mais de dieta. Aborrecida com o frango, comi ele junto com pão. E arrematei com a torta. Ela realmente era um doce.

Frase do dia:
"Estou fazendo a dieta da sopa... Deu sopa eu como!"

***********

Outro por email.
Catita, ri à beça.

 
12 março, 2004

Moro no interior de SP, como algumas pessoas já sabem...

Sou eclética, inconstante, periódica... portanto, acho que a cidade onde moro
é adequada pra mim: está crescendo visivelmente, mas ainda andamos nas ruas e cumprimentamos desconhecidos com um Bom dia, recebendo a devida reciprocidade... crianças podem brincar soltas e livres, portões de casa ainda podem ficar abertos, o comércio não deixa a desejar, a prefeitura (embora petista) não é de toda má, o transporte (mesmo monopolizado) se vira e dá conta do recado, tem parque*, tem cinema**, tem teatro***, tem shopping****

Uma das coisas a se reclamar daqui é o lazer; deixa a gente na mão. Vamos sair? Tá, vamos na pizzaria ali da esquina, aquela bem charmosa. Ponto. Bares de montão, pizzarias também, restaurantes idem. Mas...

* O Parque dos Eucaliptos é assim batizado pq tem muito eucalipto por lá, dããã. Tem uns brinquedos pingados no meio do parque, um lago pequeno, muitos bancos, alguns viveiros (pombos, galinhas, codornas...) e só. Não dá nem pra curtir na boa, pq é a entrada é gratuíta e a seletividade não consta. Então, se há de se passear por lá, podemos ver de tudo um pouco... ainda mais que a segurança é feita por UM guarda municipal, que se fizer cara feia pra ele, ele pede desculpa...rs

** Temos cinema, no Centro Cultural Mário Lago, um lugar recém-inaugurado, com capacidade para 100 (!) pessoas. Então calcula aí o quanto é disputado. Além de quê, não espere assistir grandes estréias por lá... pelo que sei - as crianças foram - passam filmes antigos, até os que já passaram na TV. Elas viram "O Cisne Apaixonado"... nunca ouvi falar... mas pela programação, é isso mesmo. Tempos atrás, vi que estavam passando "Blade Runner"...

*** O teatro se encontra no mesmo local, no Mário Lago. Apesar de bem intencionado, os grupos teatrais são daqui, da cidade, ou de cidades vizinhas. A última peça por lá apresentada, foi do grupo de teatro da Polícia Militar daqui...

**** E finalmente temos um Shopping... bonitão, porta que abre com sensor, elevadores panorâmicos, e tudo o mais, rs... mas sem Mc Donald's, C&A ou Cinemark. Mas dizem que (um dia) eles chegam... esperemos então. A maioria das lojas de lá de dentro, são as mesmas daqui de fora, num formato mais chicoso... se é que me entendem.

Aqui é tudo fraco, no quesito lazer... Quer se divertir ou ter muitas opções de tudo? Cidade vizinha. Cinema e teatro pra ver coisa boa? Cidade vizinha... O prefeito daqui quer morrer quando analisa os índices e percentuais; até que tenta ajudar, porém... cidade vizinha ganha de longe. Brinco que aqui é um bairro de cidade vizinha (10 minutos de carro)...

Temos Carnaval de rua, onde se apresentam 5 escolas: Estrela Cadente, Unidos do Parque Santo Antonio, Estrela Guia, Santa Helena e a campeã por 8547451544 vezes, a Unidos do Álcool... Tudo pequenininha, comparável à uma ala de uma de SP, mas divertido... divertido no sentido de engraçado mesmo. A última vez que recebi amigos de fora na época do carnaval e os levei pra assistir aos desfiles, um quase teve um treco de tanto rir... isso SÓ pq as "mulheres" semi-nuas dos "carros-alegóricos" eram travestis... Bobagem, rs.

Essa cidade já foi conhecida pela cidade dos 3 B - Biscoito, Bicicleta e Biscate - no sentido de trabalho - não vá pensar bobagens... Hoje, se concentra aqui praticamente todas as cervejarias, mas o biscoito continua fazendo sucesso - e ainda tem muita bicicleta também....

Como eu já disse, o transporte urbano é monopólio... dizem as más línguas que foi feito um contrato há 30 anos atrás, pra isso mesmo: uma única viação, por contratual de 100 (!) anos... nem alternativo consegue sobreviver a gigantesca viação... pegam todos. Então, o monopólio se vira como pode e dão conta da demanda (enorme) de frota, pra atender toda a população...

Tudo aqui é centralizado, infelizmente... Há algum tempo atrás, descentralizaram alguns bancos - e tinha só 1 de cada, imagina... Colocaram alguns caixas eletrônicos nos bairros também... mas só isso não adianta... Supermercado é tudo lá, na bagunça do centro da cidade...não dá nem pra fugir do trânsito infernal... as ruas aqui não são largas e não há como escapar... engarrafamento certo. Mesmo tirando os acostamentos do centro, podendo estacionar só nas paralelas, não melhorou muito... Estacionar na rua? Zona azul. Um real, uma hora; dois reais, duas horas, no máximo. Se precisar de mais tempo que isso, TÊM que tirar o carro e colocar EM OUTRA RUA, mesmo que tenha vaga na mesma... Rotatividade, eles dizem...

É aqui na cidade que temos uma das maiores feiras agropecuárias, perdendo só para Barretos, creio eu. São 10 dias de shows, rodeio, parque de diversões, feira, exposições e muita gente circulando pela Escola Agrícola, que no periodo de julho, abriga a Fapija.... É à duas quadras daqui de casa e se perde o sossego durante toda a vivência da feira... então, entro na farra também, e acabo pagando micos, como levar as meninas pra verem o KLB e se divertir muito mais que elas, por exemplo.

De clubes esportivos, fazemos unidunitê perfilando 3 opções, rs: O Esporte Clube Elvira, o Trianon ou o Ponte Preta. Sou sócia do primeiro desde a infância. É o melhor se tratando de piscinas, ginástica, jogos... Foi por lá que joguei vôlei profissionalmente até os 16 anos...

Casas Noturnas? Atualmente, tem duas. Uma só de forró e country e a outra, da turma do boné: dance. Não tem tu, vai tu mesmo - dizem. Então, quando estou a fim, nem encano, vou e curto à beça. Ah, na cidade vizinha tem bem mais, caso prefira...

Aqui também tem briga de tráfico, favela, má distribuição de renda, corrupção, pouca polícia, puteiros, prostituta na rua, enchente, assassinato, assalto a banco, roubo de carros, acidentes, bebê jogado na rua, hospitais sem recurso, sequestro, tristeza...

Tem quilos e quilos de dentistas, corretores, Igrejas Universal, academias de ginástica, semáforos, radares, obstáculos, escolas, praças, farmácias, padarias, lojas de 1,99, papelarias, salões de beleza, motoqueiros, ciclistas, pastelarias chinesa, lojas Marabrás, ambulantes, auto- escolas, fotopticas, lojas de calçados, veterinários, pizzarias, restaurantes, bares, delivery, pessoas... *e advogados, bem lembrado, querida cacau.

Mesmo assim, gosto daqui.
Gosto mesmo.

Mais da cidade onde moro:

Aqui
Aqui,
e aqui

...

Tudo isso porque hoje é sexta-feira. E não vou sair. Vou ficar eu e meu DVD. Ainda tenho um caso amoroso com ele...

(*update, depois do comentário da cauzinha...)

 
11 março, 2004

Recebi por email... e dei muita risada. Tá, é meio exagerado, mas o tanto que a gente aguenta por aí que não achei mal em postar... mas na verdade verdadeira mesmo, HOMENS - não vivemos sem vocês, assim como vocês não vivem sem a gente... Encha-se de senso de humor e bora, então:

(Catita, valeu!)


CORAÇÃO DE MULHER É IGUAL CIRCO:
Sempre tem lugar para mais um palhaço...

O QUE SE DEVE DAR A UM HOMEM QUE PENSA QUE TEM TUDO?
Uma mulher para ensiná-lo como funciona !

POR QUE AS ARANHAS VIÚVAS-NEGRAS MATAM O MACHO DEPOIS A CÓPULA?
Para acabar com o ronco antes que ele comece .

POR QUE OS HOMENS QUEREM CASAR COM VIRGENS ?
Pq eles não suportam críticas! (ótima)

COMO SE CHAMA UM HOMEM INTERESSANTE NO BRASIL?
Turista

POR QUE DEUS CRIOU O HOMEM ?
Porque vibradores não cortam grama. (ótima)

O QUE TÊM EM COMUM O CLITÓRIS, OS ANIVERSÁRIOS E O VASO SANITÁRIO?
Os homens sempre erram !

POR QUE MUITAS MULHERES FINGEM O ORGASMO ?
Porque muitos homens fingem as preliminares (Boa! Muito boa mesmo!!!!)

POR QUE APENAS 10% DOS HOMENS VÃO PARA O CÉU?
Porque se todos fossem, seria o inferno !

QUAL A DIFERENÇA ENTRE HOMENS E PORCOS ?
Porcos não viram homens quando bebem ... (A MELHOR)

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM HOMEM E UM PAPAGAIO?
Você pode ensinar o papagaio a falar cordialmente... (ótima)

O QUE AS MULHERES MAIS ODEIAM OUVIR QUANDO ESTÃO TENDO SEXO DE BOA QUALIDADE?
Querida, cheguei !

POR QUE OS HOMENS NA CAMA SÃO COMO COMIDA DE MICROONDAS ?
30 segundos e já está pronto !

QUAL O NOME DA DOENÇA QUE PARALISA AS MULHERES DA CINTURA PRA BAIXO?
Casamento .

O QUE ACONTECEU À MULHER QUE CONSEGUIU ENTENDER OS HOMENS?
Ela morreu de tanto rir e não teve tempo de contar a ninguém. (ótima)

POR QUE É QUE OS HOMENS TÊM A CONSCIÊNCIA LIMPA ?
Porque nunca a usam... (perfeito)

POR QUE DEUS CRIOU PRIMEIRO O HOMEM, E DEPOIS A MULHER?
Porque as experiências são feitas primeiro com animais e depois com humanos!!!

POR QUE OS HOMENS GOSTAM DE MULHERES INTELIGENTES?
Porque os opostos se atraem! (hahaha)

QUAL O LIVRO MAIS FINO DO MUNDO ?
"Tudo o que os homens sabem sobre as mulheres"

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS HOMENS E AS FRUTAS?
Um dia, as frutas amadurecem...

POR QUE AS PILHAS SÃO MELHORES QUE OS HOMENS?
Porque elas têm pelo menos um lado positivo...

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O HOMEM E O CARACOL ?
Ambos se arrastam, tem chifres, e acreditam que a "casa" é deles!!! (hahaha)

POR QUE UM HOMEM NÃO PODE TER UM BOM CARÁTER E SER INTELIGENTE AO MESMO TEMPO?
Porque assim seria mulher !!!

O QUE DEUS DISSE DEPOIS DE CRIAR O HOMEM ?
Creio que posso aperfeiçoar...(ótima)

POR QUE SÃO NECESSÁRIOS MILHÕES DE ESPERMATOZÓIDES PARA FERTILIZAR UM ÚNICO OVULO ?
Porque os espermatozóides são masculinos e se negam a perguntar o caminho!!! (hahaha)

QUANDO É QUE UM HOMEM PERDE 90% DE SUA INTELIGÊNCIA ?
Quando fica viúvo !

E QUANDO É QUE ELE PERDE OS 10% RESTANTES ?
Quando morre o cachorro...

 
10 março, 2004

Ok , eu confesso.... eu não sei o que aconteceu com a a Luma. Tá, ela não desfilou no carnaval e inventou uma gravidez... Mas que raios de bombeiro é esse?


Aproveitando o ensejo da fofoquita, pergunto aos homens: a Luma é bonita?

... o que uma curiosidade não faz a um ser feminino, rs....


...

* Lógico que eu poderia ver a fofoquita na net... mas , convenhamos, aqui é muito mais legal... e é uma ótima, principalmente quando se reservou a noite pra responder um longo email querido e não se tem a mínima idéia do que postar depois disso... portanto, rumem aos comentários, please. Obrigada.

 
09 março, 2004
No sábado, fiz uma coisa que há muito eu não fazia: levei minhas filhas num aniversário de criança. E fiquei lá junto. Na verdade, a criança é a priminha delas, filha dos padrinhos da Raquel. Eu poderia deixá-las lá e vir embora - como em tantos outros aniversários, pra deixar e buscar depois, mas nesse resolvi ficar.

Aniversário de criança é uma coisa estrondosa. Tudo é muito. Muita bexiga, muito bolo, muitos salgados, muitos docinhos, muita Xuxa, muita criança e muita gritaria. Mas foi um barato ver a Rafa e a Raquel dançando pra valer essas adoráveis músicas by Kelly Key, Wanessa Camargo, KLB, Rouge - pra isso essas músicas existem: animar festa de criança, que é ingênua e tá aprendendo a vida ainda...

A Amanda estava de princesa, o bolo era de princesa, os doces eram de princesa, a decoração era de rpincesa, as lembranças eram de princesa... e por duas horas me senti num reino encantado. Como criança faz bem. Nem dei muita bola pra barulhada ou para o palhaço Picolito que insistia nos encher o saco - até que alguém lembrou-o que o aniversário era de criança... vai encher as crianças, pois então.

Fora isso, rever a família de meu ex-marido (o pai da Amanda é irmão dele) foi bem legal. Eu havia me esquecido como todos os irmãos do dito cujo eram divertidos - e suas respectivas esposas também. Vi de perna peluda e piercing na sombrancelha um "sobrinho" que troquei as fraldas, mas isso é um caso à parte...

Ah, e não, meu ex não estava presente, já que ele se tornou mera lembrança da família dele, depois que casou-se novamente. Ainda considero muita gente por lá, mesmo em meio de fofocas - onde é que elas não existem?.

Na volta, vim cantando junto com as meninas: "5 patinhos foram passear, além das montanhas para brincar...."

E dormimos felizes.
The end.

***************

Papai do céu , me perdoa, porque pequei. Além de sábado eu ter me empaturrado de tudo que havia por lá na festa da Amanda, eu hoje ainda comi 2 folhados de ricota e um pedação assim ó, de torta de morangos. Mas sabequalé, né? É que inaugurou um Chacafé lá no prédio e a gente foi lá ver como que era e tal. Acabei me excedendo. Minha penitência, manda na balança depois, combinado?
***************

Falando em Deus, hoje eu fui ao médico. Considere isso um milagre... o fato de eu ter ido ao doutor, lógico.

***************
E isso tudo ficou digno de um "Querido diário"... mas vai assim mesmo. Inspiração Zero.


 
08 março, 2004
 
07 março, 2004

Eu sou muito curiosa.

Mas sou curiosa com tudo mesmo.

Isso inclui comidas também...

Tudo começou quando inaugurou o shopping aqui da cidade. [é, aqui não tinha shopping, pra ir em um, só na cidade vizinha... mas agora tem, sou chique bem...]. Uma das primeiras coisas que visito num shopping é a praça de alimentação. Mc's e docerias à parte, vou bisbilhotar mesmo os "diferentes"... e teve um que me chamou muito a atenção, pela extravagância e pelos funcionários... quando cheguei perto, vi que era restaurante japonês, arte culinária que estou conhecendo ainda e montando a lista dos 'aprovados da Polly'...

A extravagância ficou por conta que ele é todo em vermelho - paredes, mesas, cardápios, uniforme... e os funcionários, tenho certeza, foram escolhidos à dedo, já que são lindos - japoneses, of course. De bandanas pretas com símbolos japoneses na cabeça e aventais vermelhos, eles são um show à parte.

E é claro que eu me submeti a experimentar algumas coisinhas... fora o sushi que eu conhecia e gosto, comi Tsuqueyaki de frango, que é um frango grelhado num molho que só eles manjam mesmo.... Outro que gosto muito é o Harumaki, ou Rolinho Primavera, como prefiram... já tentei fazer em casa, mas num deu jeito... Tem tantas outras coisas também, que aprovei: Tempurá de camarão, broto de bambu nas suas formas variadas de prato, shitaki na manteiga - que não é nada visual, mas é gostoso à beça....

A coisa mais difícil pra mim é peixe cru, confesso. Mas já experimentei também, só não é uma coisa que eu vá escolher. E comer de hashi (os famosos palitinhos) também não rola, por pura falta de coordenação motora mesmo. [lamentável, pois eu gostaria muito]

Agora, a comida chinesa também é muito boa... dela, eu gosto de tudo mesmo... Os alimentos regado a molho de soja, como na sua maioria os chineses fazem, fica de um sabor muito especial....

De uns tempos pra cá, comecei a dar o ar da graça na PDUBT, e ela me mandou uma receita que testei hoje. Naomi, amei, amei, amei. Comi até arregalar o olho.... e é fácil de fazer...

Para os que gostam, e para os que acham que não gostam, mas se habilita a experimentar, com vocês:

22150_in.jpeg

Chop-suey de frango


Ingredientes:
1 peito de frango
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
2 ou 3 talos de salsão fatiado
1 cebola média picada em pedaços grandes
1 cenoura média picada
1 pimentão verde médio picado
1 dente de alho em tiras finas
1 colher (sopa) de gengibre picadinho
2 colheres (chá) de maisena
1 xícara (chá) de caldo de galinha
1 colher (sopa) de shoyu
200 g de broto de bambu em conserva picado
1 xícara (chá) de cogumelos em conserva picados
sal a gosto

Modo de Preparo:
Limpe o frango, lave-o, seque com papel toalha e
corte-o em tiras. Reserve. Coloque o óleo em uma
panela wok ou em uma frigideira funda, deixe aquecer e
refogue o frango por 13 minutos, mexendo sempre, ou
até a carne dourar. Retire a carne e reserve. Junte o
salsão, a cebola, a cenoura, o pimentão e o alho e
refogue por 3 minutos, mexendo sempre. À parte,
dissolva o gengibre e a maisena no caldo de galinha e
no shoyu. Despeje no refogado de legumes, misturando
sempre. Cozinhe por mais 5 minutos, sem parar de
mexer, ou até o caldo encorpar. Acrescente o broto de
bambu e os cogumelos e deixe por mais 3 minutos.
Retire do fogo e sirva.

Bom apetite!
Tá na lista dos 'aprovados da Polly'...
Obrigada, Naomi.
vem jantar aqui em casa que ainda têm... :)

 
06 março, 2004

Parece até pecado o que vou falar, mas tá: eu fumo. Fumo desde meus 16 anos, que eu me lembre. Não que eu queira justificar nada, já justificando; mesmo sabendo que esses assunto já deu o que falar já, mas o maior barato de fumar mesmo é no início; depois é vício mesmo. Pelaamordedeus, não vá cair matando dizendo que estou fazendo apologia. Comecei a fumar vendo meus pais fumarem e isso sim, faz o maior sentido. E também não é desculpa. E todas aquelas figuras horrendas atrás do maço estão certíssimas; e não parei ainda porque não consegui mesmo - nem depois de uma pneumonia fdp que me deu, que pensei que ia morrer, com tanta falta de ar... nem assim. Então, acho que nem um baque desses me deu juízo e coisa e tale. Porém não é disso que vou falar... vou falar de isqueiros. Combinemos: tudo a ver, lógico.

Não sei o que acontece, mas sempre perco isqueiros. Praticamente a coisa é semanal. Já foi diário, mas acho que agora tenho "algum" controle sobre e maledito, que acaba durando alguns dias. É tão impressionante que, se eu acreditasse nessas coisas, acharia que é algum aviso dos deuses...

Já tive até um bonitão, que custou os olhos da minha cara, e perdi. Sumiu. Escafedeu-se. Com ursinho e tudo. (aliás, essa marca tem uns adoráveis...) Mas não adiantou. Mesmo com zêlo e cuidado, ele sumiu. Lembro-me dele a última ve que usei, foi no carro. Então pensei que ele tinha caído lá dentro e que eu acharia logo, ledo engano. Nunca mais vi o ursinho. E depois desse, mesmo com a mania de isqueiros diferentes e/ou bonitinhos, passei a comprar só Bic. Ou paraguaios mesmo, que saem um fogaréu que, se bobear, queima até a pestana do caboclo.


Ontem mesmo, comprei mais um. Bic, pequenininho. $1,50. Para eu perde-lo algumas horas mais tarde... (isso é moooooito sério). Depois de xingar até a quinta geração do isqueiro - porque eu tenho que xingar alguém, certo? -, encontrei um outro, no console do carro, que eu achei que tinha perdido, mas ele ainda estava lá... desses paraguaios, do qual falei.

Tem dessas também. Estou tão acostumada a perder, que quando some, acho que perdi. Depois eu acho. Pra momentos depois, perder mesmo.

E cá com meus botões, inventam tantas engenhocas (esses dias, na feira, vi um senhor com um boné com um ventilador ventando a testa !?!?!?), porque é que não fizeram ainda um isqueiro com um sensor e um bip, para se achar depois? Não estou enlouquecendo não... na hora que perder o maledito, aperta o controlinho e ele apita até ser achado... igual a gente faz quando perde o telefone sem fio. Tem até alguns chaveiros assim também, sabia?


Senhores inventores malucos: escutem a prece da cabeça oca aqui... E nem vou pedir porcentagem pela idéia... só mandar depois alguns* aqui pra casa, que agradeço e confirmo que a idéia foi de vocês...

* seguro morreu de velho.

Atenção: Para a ala infanto-juvenil que estão lendo, titia Polly adverte: fumar é muito, mas muito, mas muitão mesmo prejudicial à saúde - nossa e a dos outros também. Tudo aquilo que vcs vêem na TV e na escola é tudinho verdadeiro. A titia Polly fuma, mas ninguém gosta. A titia Polly é burra, burra. Fuma de burra que é, viu? E vcs, lindinhos, não querem ser burros como a titia Polly. Entonces, não fumem. Ou melhor, evitem enquanto puderem. Porque se eu falo que é proibido, daí que vcs vão e fazem mesmo... Combinado? Então tá.

 
05 março, 2004


Vim... tanta areia andei
Da lua cheia eu sei
Uma saudade imensa
Vagando em verso eu vim
Vestido de cetim
Na mão direita rosas vou levar

Olha a lua mansa a se derramar (me leva amor)
Ao luar descansa meu caminhar (amor)
Meu olhar em festa se fez feliz (me leva amor)
Lembrando a seresta que um dia eu fiz (por onde for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra por não saber (me leva amor)
Que esta terra encerra meu bem-querer (amor)
E jamais termina meu caminhar (me leva amor)
Só o amor me ensina onde vou chegar (por onde for quero ser seu par)

Rodei de roda andei
Dança da moda eu sei
Cansei de ser sozinha
Verso encantado usei
Meu namorado é rei
Nas lendas do caminho onde andei

No passo da estrada só faço andar (me leva amor)
Tenho o meu amor pra me acompanhar (amor)
Vim de longe léguas cantando eu vim (me leva amor)
Vou e faço tréguas sou mesmo assim (por onde for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra por não saber (me leva amor)
Que esta terra encerra meu bem-querer (amor)
E jamais termina meu caminhar (me leva amor)
Só o amor me ensina onde vou chegar (por onde for quero ser seu par)

 
04 março, 2004

Então vamos ...

 
03 março, 2004

- Alô.
- Porra, até que enfim te achei!
- Oi, Babu, tudo bem com vc?
- Tudo certo, e vc?
- Jóinha... que acontece contigo? não pára mais em casa não?
- Vc que deve ligar tarde, tenho ido dormir cedo...
- Ah, mas vc sabe dos meus horários...
- E v dos meus... precisa coincidir, feito hoje... mas e ae? me conta, as novas...

(Babu. Um amigo que o destino me coloca loooonge à beça. Porém, nos falamos sempre. Sabe aqueles amigos pra vida toda? Então...)

- O que ce ta fazendo agora?
- Tô vendo BBB.
- O negão vai sair.
- Será? sei não.
- Vai vendo aí e me conta...
- Tá, mas me fala! Tá com a Josi ainda? Casaram?
- Sem te convidar? Tá louca? Estamos juntos sim... trocentos anos fazem, nem lembro mais. Ontem ela perguntou de vc e eu expliquei que eu não estava conseguindo marcar horário na sua agenda...
- Pára, Babu... não é assim.
- Sabe quantas vezes te liguei e vc não estava?
- Se falar te deixa feliz, vai, se tortura.
- Umas seis. No mínimo.
- Tá , vou me redimir.
- Hum, tá ficando bom esse papo.
- Mas desde quando redenção tem a ver com isso aí?
- Disso aí o que, maluca?
- Tá, me precipitei.
- De novo.

(a essa altura, eu me lembrei o quanto é bom falar com ele...)

- E as meninas?
- Tudo bem, benza Deus.
- Estão moças já, né?
- Maomeno, Babu. A Rafa tá enorme.
- E lindas.
- É, isso vc tem razão.
- Tenho que vê-las. Pensou se encontro a Rafa por aí daqui há um tempo e canto a menina?
- Te capo.
- Credo!
- Porra, babu. A Rafa tem só 10 anos.
- Mas daqui há 5, tem 15.
- BABU!
- Parei. (gargalhadas)

(...)

- Ai, Babu, ando tão estressada. Quanlquer coisa pra mim é pingo, já transborda, já viro no saruê.
- Sério?
- Ãhã.
- Tem que desestressar.
- Não me venha falar de sexo.
- Ai, lá vem vc. Não penso só nisso.
- Umhum, sei. Me disseram pra eu fazer aquela... ih, esqueci o nome.
- Fazer o quê?
- É um tipo de aeróbica, mas tem gestos de luta de boxe.
- Ah, tá... mas tb não me recordo o nome não.
- É, uma boa, sabia?
- Por que não faz?
- Porque fedo preguiça pra essas coisas...
- Mas pensa no lado bom... vai ficar mais gostosa ainda... hehe.
- A academia é aqui no quarteirão, meu... e sei que não vou.
- Tá, vamos pensar numa outra coisa....

(silêncio....)

- Acha alguma coisa e matricula nós dois... faço contigo.
- êba. Pode mesmo?
- Claro, Polly.
- Hum, deixa eu pensar...
- MAs não vale me colocar pra dançar axé!
- AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH, minha vida pra te ver dançando axé!
- Polly!
- Tá bão, tá bão.
- Nem tricô, nem corte costura.
- Aí, tu tem umas idéias brilhantes, Babu...
- Brilhantes? Polly, to te falando o que NÃO fazer, hein?
- (gargalhadas)
- Origami eu topo.
- Origami, Babu?
- É, meu, um barato aquilo.
- Me poupa... basta as dobraduras que tenho que fazer na minha vida....
- Vamos fazer salto?
- Salto do quê?
- De pára quedas! Vai, diz que sim...
- Tá doidão?
- Pensou na adrenalina?
- Quero mais um filho ainda, Babu.
- Como vc é dramática.
- Vc que é 8 ou 80. Do origami pra pára quedas....

(...)

- Ah, sabe o que fiz nesse fim de semana que me desestressou, mas acho que vc não vai gostar muito?
- Q?
- Tiro.
- Ah, Babu, não gosto.
- Fui em um stand de tiro, em São José, bacana lá, tu só paga as balas que usar...
- E eu lá me ligo nisso?
- É, mas pra mim foi bem legal. Até a hora que eu imaginei que o alvo era meu chefe...
- E aí?
- Aí que parei, né? Porque só os tiros não estavam resolvendo. A vontade foi de deixar a arma e o fone lá, sair da cabine, ir até o alvo, jogar no chão, pular em cima, dar pontapés, cuspir em cima, chutar bastante....
- (gargalhadas)
- Fiquei imaginando e foi me aliviando o stress...
- Ai, Babu, só vc.
- Aí caso eu não ficasse calmo com isso, eu amarrava o alvo atrás do carro e vinha arrastando até em casa, igual Judas...
- (cof cof cof)
- É sério, Polly.
- Eu sei que é.
- Acredita que ele ainda não me deu férias?
- Mas não vai poder vencer duas, Babu.
- Então, mas quando a minha hora chegar, vou pra lá do interior do Amazonas, ficar uns 10 dias... (gargalhadas)
- (gargalhadas)
- E ainda mando pra ele uma foto minha com aquele chapéu ridículo do Indiana Jones, com um macaquinho no ombro, escrito assim: Liro liro liro!
- (muitas gargalhadas)
- E com um PS: o macaco AINDA não é meu. Mas será.
- Babu, tu é f*d*.

(...)

- Polly, pq que a gente nunca namorou?
- Pq a gente sempre foi amigo.
- Mas pq a gente sempre se respeitou?
- Pq a gente é amigo, oras.
- Lembra uma vez que eu fui na tua casa e vc deitou no meu colo?
- Mas foram tantas vezes assim...
- Essa que eu to falando foi a vez que a gente viu um filme pornô.
- Ah tá, viu como a gente se respeita?
- Meu, depois daquilo eu duvidei da minha natureza.
- Eu, pra vc, sou homem.
- Que nada, Polly.
- Ué...
- É uma bela mulher, com todas as milimétricas curvas...
- Babu, vc tá carente?
- Não, to morrendo de saudades de vc.
- Eu nunca pensei que vc me via assim...
- Ah, Polly, aí não, né? Como não te perceber...
- Tô ficando vremeia.
- Boba.
- Sério, nunca pensei nisso.
- Nunca me olhou diferente também?
- Ah, Babu, vc é... bonito à beça, tem um sorriso lindo, mas sempre te tive como um irmão.
- Eu sei. A gente sempre se respeitou mesmo...
- É.
- Mas não vou mentir que já tive curiosidade...
- Do quê?
- Ah, fiquei sabendo coisas de vc...
- (cara de assutada)
- Polly?
- Eu.
- Que foi?
- Que coisas?
- Ah, o Wan* me disse que vc foi a melhor mulher na vida dele.
- É? (sorriso)... quando ele falou isso?
- Uns dias atrás...
- Sério?
- A gente tava falando que vc sumiu e caiu num papo brabo de saudades... foi quando ele falou isso.
- Não vejo o Wan há décadas...
- Eu vejo quase todo dia...
- Bom, o meu ego agradece....

(*Wan - um ex namorado... namorado, namorado mesmo. Terminamos por obra do destino...)

- Quem mais falou coisas de mim? Tô gostando .... (risos)
- Ah, teve o Alê também...
- O Alê foi um vento que passou na minha vida...
- E vc foi um furacão que passou na dele.
- Ai, Babu, vou ficar toda metida.
- To te falando.
- Vc tá mentindo. Me seduzindo.
- Ei!
- É, foi mal, vc nunca mentiria pra mim... Sou uma asna.
- Ainda bem que vc sabe disso. Por isso que te amo, sabia? Vc mesma dá o fora, vc mesma dá a bronca, vc mesma se desculpa. Me poupa de tudo... Obrigado.
- De nada... Mas ae, me conta... q q o Alê disse?
- (risos)
- Fala.
- Que nunca viu nada parecido.
- Com o quê?
- Ah, Polly, tu sabe do que estou falando.
- Mas Babu, isso pode ter má conotação também.
- Ah, mas de mal ali num tinha nada não...
- Peraí.
- Que foi.
- É q agora que tô me sentindo....
- (gargalhadas)

(...)

- Babu, o negão saiu mesmo.
- Te disse!


(...)

- Babu, larga tudo e vem pra cá pra eu deitar no teu colo?
- Depois eu que tô carente... (risos)
- Vêm...
- O que vc tá vestindo?
- ...
- Brincadeira, Polly. Te amo um tantão, viu, palhaça?
- Eu tb te amo, seu boboca.
- Vou aí na sexta, tá?
- Vou esperar.
- Deixa eu voltar pro tronco. Ah, e compra Coca-cola.
- Eu sei.
- É, vc sempre sabe.
- Umhum...
- Se cuida, maluquinha.
- Até sexta.

(Ta aí, Babu. Falei que eu ia colocar? Te espero sexta. Com Coca 3 litros...)