29 março, 2004

Outono, tempo doido, frio e calor, calor e frio - que confesso gostar bastante. O frio não é FRIO e o calor não é CALOR. Mas aqui, de manhã, anda fazendo friozinho, daqueles gostosos. Rafaela, com cara de poucos amigos, acorda, pega uma banquetinha e vai procurar um espaço de sol na varanda. Tomando meu café, olho pela janela e encontro a magrelinha, lá sentadinha na banqueta, cabeça erguida, olhinhos bem fechados, com a claridade do Sol a iluminando...

- Frio, filha?
- Não.
- Sentadinha no Sol, tá tão bonitinha.
- Fotossíntese, mamãe.

Então tá.


[fotossíntese]
do Gr. phôs, photós, luz + síntese
s. f.,

combinação química causada pela ação da luz;
Bot.,
processo químico através do qual os vegetais e certas bactérias e algas azuis produzem a sua própria matéria orgânica, a partir de energia luminosa e de substâncias simples, como a água e o dióxido de carbono, libertando no processo oxigênio para o meio.


**********************


E de noitinha:

Passeando pelos blogs, vi que minha nova casa está em destaque no Caderno de Informática d'O Globo. Matéria da Elis Monteiro, que tem um blog descolado também, cheio de informação boa.


Como a matéria é pra assinantes do Globo on line, vou ser boazinha com meu hostess e vou colar aqui... pra quem tá interessado em mudar de provedor, taí uma grande saída. É pago, mas somos felizes e postamos o que queremos, quando queremos, do jeito que queremos.... Taí, Madeo, meus parabéns em forma da matéria da Elis.

[início copy]

Bloggers do B
Elis Monteiro

A internet tem dessas coisas: um dia, em algum lugar, nasce um serviço pequenininho de que todo mundo gosta. O serviço vai crescendo, crescendo, até que, um dia, acaba incorporado a um grande provedor. Há vantagens na troca, mas desvantagens também — entre elas, a perda de contato direto com os desenvolvedores e o suporte personalizado que caracterizam os miúdos. Para a maioria dos usuários, tudo bem; para a minoria que precisa de um ombro amigo para enfrentar as adversidades, a solução é reinventar a roda e criar, em algum lugar, um sistema pequenininho...

É exatamente isso que está acontecendo com dezenas de blogs brasileiros, descontentes com as opções de publicação oferecidas pelos grandes provedores. Eles estão se juntando em “condomínios” miúdos onde as despesas, quando existem, são divididas pelo grupo. Gardenal.org, Festim, Blog Brasil e Pixelzine são alguns dos “alternativos” que já ganharam adeptos de peso, nomes conhecidos na comunidade blogueira que decidiram mudar de mala, cuia e URL. Dentro do melhor espírito comunitário, os novos senhorios ajudam na mudança. Carregam os antigos arquivos e ainda dão um jeitinho na casa nova. Irresistível.

Mais opções para quem quer migrar...

Depois de constatar a insatisfação dos blogueiros com a hospedagem gratuita de seus diários, o webdesigner carioca Amadeu Bocatios resolveu que era hora de oferecer uma nova alternativa para os blogueiros. O Festim.net , que já existe há dois anos, começou a aceitar novas inscrições. Para se manter, o serviço é pago (R$ 20 mensais), mas os criadores oferecem o serviço de criação de templates.

— Temos 23 blogs hospedados. Podemos chegar a 40, mas resolvemos limitar a isso para que o serviço continue sendo prestado com qualidade — diz Amadeu.

Para quem deseja migrar de endereço, a internet tem várias alternativas. Entre elas, o serviço de hospedagem português Sapo , o BlogDrive , o Via Link e o Weblogs . Antes de tomar sua decisão, visite os blogs já hospedados nesses provedores e converse com eles.

[fim copy]