07 março, 2004

Eu sou muito curiosa.

Mas sou curiosa com tudo mesmo.

Isso inclui comidas também...

Tudo começou quando inaugurou o shopping aqui da cidade. [é, aqui não tinha shopping, pra ir em um, só na cidade vizinha... mas agora tem, sou chique bem...]. Uma das primeiras coisas que visito num shopping é a praça de alimentação. Mc's e docerias à parte, vou bisbilhotar mesmo os "diferentes"... e teve um que me chamou muito a atenção, pela extravagância e pelos funcionários... quando cheguei perto, vi que era restaurante japonês, arte culinária que estou conhecendo ainda e montando a lista dos 'aprovados da Polly'...

A extravagância ficou por conta que ele é todo em vermelho - paredes, mesas, cardápios, uniforme... e os funcionários, tenho certeza, foram escolhidos à dedo, já que são lindos - japoneses, of course. De bandanas pretas com símbolos japoneses na cabeça e aventais vermelhos, eles são um show à parte.

E é claro que eu me submeti a experimentar algumas coisinhas... fora o sushi que eu conhecia e gosto, comi Tsuqueyaki de frango, que é um frango grelhado num molho que só eles manjam mesmo.... Outro que gosto muito é o Harumaki, ou Rolinho Primavera, como prefiram... já tentei fazer em casa, mas num deu jeito... Tem tantas outras coisas também, que aprovei: Tempurá de camarão, broto de bambu nas suas formas variadas de prato, shitaki na manteiga - que não é nada visual, mas é gostoso à beça....

A coisa mais difícil pra mim é peixe cru, confesso. Mas já experimentei também, só não é uma coisa que eu vá escolher. E comer de hashi (os famosos palitinhos) também não rola, por pura falta de coordenação motora mesmo. [lamentável, pois eu gostaria muito]

Agora, a comida chinesa também é muito boa... dela, eu gosto de tudo mesmo... Os alimentos regado a molho de soja, como na sua maioria os chineses fazem, fica de um sabor muito especial....

De uns tempos pra cá, comecei a dar o ar da graça na PDUBT, e ela me mandou uma receita que testei hoje. Naomi, amei, amei, amei. Comi até arregalar o olho.... e é fácil de fazer...

Para os que gostam, e para os que acham que não gostam, mas se habilita a experimentar, com vocês:

22150_in.jpeg

Chop-suey de frango


Ingredientes:
1 peito de frango
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
2 ou 3 talos de salsão fatiado
1 cebola média picada em pedaços grandes
1 cenoura média picada
1 pimentão verde médio picado
1 dente de alho em tiras finas
1 colher (sopa) de gengibre picadinho
2 colheres (chá) de maisena
1 xícara (chá) de caldo de galinha
1 colher (sopa) de shoyu
200 g de broto de bambu em conserva picado
1 xícara (chá) de cogumelos em conserva picados
sal a gosto

Modo de Preparo:
Limpe o frango, lave-o, seque com papel toalha e
corte-o em tiras. Reserve. Coloque o óleo em uma
panela wok ou em uma frigideira funda, deixe aquecer e
refogue o frango por 13 minutos, mexendo sempre, ou
até a carne dourar. Retire a carne e reserve. Junte o
salsão, a cebola, a cenoura, o pimentão e o alho e
refogue por 3 minutos, mexendo sempre. À parte,
dissolva o gengibre e a maisena no caldo de galinha e
no shoyu. Despeje no refogado de legumes, misturando
sempre. Cozinhe por mais 5 minutos, sem parar de
mexer, ou até o caldo encorpar. Acrescente o broto de
bambu e os cogumelos e deixe por mais 3 minutos.
Retire do fogo e sirva.

Bom apetite!
Tá na lista dos 'aprovados da Polly'...
Obrigada, Naomi.
vem jantar aqui em casa que ainda têm... :)