30 setembro, 2004
FRIO!
Êeeeeba!
 
28 setembro, 2004
Queria tanto entender como é que se pode amar o verão, como certas pessoas amam... gente do céu! Isso aqui tá um inferno urbano... tá ridículo andar de carro embaixo desse sol (não, meu carro não tem ar-condicionado)... depois de 15 minutos de trânsito, tua cabeça já está fervilhando de dor.... as crianças vêm colando de suor do colégio... na geladeira não pára água gelada... as mulheres expondo seus corpos na rua, sem o mínimo senso do rídiculo, diga-se de passagem... pra ir na padaria é um martírio solar... fora todos esses pernilongos que te fazem mudar de idéia de qualquer tentativa de deixar as janelas abertas depois das 17h... que isso? Como podem? E ainda é primavera. Sou irredutível: nunca gostei do calor... a não ser que eu esteja num quiosque no Caribe (ou ali, em, Ilha Bela mesmo) não acho graça nenhuma ter que ficar semi nua o dia inteiro, com os cabelos num coque chupando Cornetto, por mais que eu goste de Cornetto. Aliás, aí há uma peculiaridade pollyannística: eu não gosto de sorvete. Com exceção, óbvio, de um Cornetto Brigadeiro ou um Kibom Carte d'Or num dia como esse, em que minha própria casa me expulsa pra fora, de tanto calor... afe.
 
25 setembro, 2004

Daí, né, eu vi em um monte de blogs ontem e achei bunitinhu e quis fazer também....

PPrimitive
OOdd
LLazy
LLucky
YYummy
AAppreciative
NNoisy
NNatural
AAstonishing

Name / Username:

Name Acronym Generator
From Go-Quiz.com

Ah tá.

Te mete, Pollyanna, que é isso que dá.

Preguiçosa é a mãe, tá?

E sou 'yummy' mas sou feliz, mais 'yummy' é quem me diz.... seja lá o que for 'yummy'.

Mas tem umas coisinhas divertidas também: tem coisa mais elegante que ser 'odd'? Não é o detergente, cara pálida.... 'odd' é ser ímpar, singular, sacou? Então, ser 'odd' é o máximo.

hahaha.

Desabafos da Polly Mattos | às 02:16 PM|

__________________________________

Agora, voltei, de verdade....

Fiquei dois dias pensando como eu colocaria isso aqui sem parecer apologia, desistência ou omissão. Daí que, na esperança de mais alguma coisa aconteça, fui para o messenger, conversei à beça por lá, depois invadi blog dos outros, depois fiz compras, depois fui para um longo banho de refrescância e reflexão.

E cá estou.

Mas, Polly, dá pra deixar de enrolação?

Tá, mas antes, um texto que, embora i-men-so, tem tudo a ver com o que eu queria dizer. Esse texto, encontrei aqui... e caiu feito uma luva... Igualzinho que nem. E esse mesmo texto me poupará de mais lengas... É grande, mas ler tudo é opcional, óficórse.

A importância de recomeçar
(Tom Coelho)

"Eu morava em uma casa que tinha uma ampla área envidraçada na sala de estar. Não havia momento mais agradável na semana do que os sábados pela manhã, fosse verão ou inverno, quando o sol invadia o ambiente trazendo luz e calor.

Em uma das empresas nas quais militei, uma daquelas onde se dedica grande parte da vida, vicissitudes levaram ao encerramento das atividades depois de quase uma década de trabalho. Após dez anos de relacionamento, entre os altos e baixos que permeiam a união de um casal, meu casamento sucumbiu.

Eu não desejava ficar distante daquela casa. Mas tive que desocupá-la. Eu não me imaginava "apagando a luz" daquela empresa. Mas tive que fazê-lo. Eu não apreciava a idéia da separação. Mas, os sentimentos mudaram.

Cultivamos um hábito pernicioso, ainda que inconscientemente. Costumamos nos apegar a objetos, às pessoas e aos eventos. E, ao agirmos assim, sobrevalorizamos estes aspectos. Damos a eles uma dimensão irreal, passando a viver em função - e por causa deles. Isso nos anuvia a mente, bloqueia-nos a criatividade, ceifa-nos a flexibilidade. Perdemos a capacidade de nos adaptar, de mudar e de crescer. E, nesta toada, morremos lentamente...

A palavra é: desprendimento. Uma habilidade ímpar de racionalmente avaliar a relevância de coisas, pessoas e situações, ponderando objetivamente sobre seus prós e contras, renunciando se recomendável for. Não se trata de uma mera desistência, fruto da ausência de persistência. Trata-se de encerrar um ciclo, muito prazeroso outrora, mas que agora é apenas fonte de ressentimentos e inquietudes. E abrir a porta para permitir ao futuro entrar.

Shakespeare dizia que guardar ressentimento de alguém é o mesmo que tomar veneno esperando que o outro morra. Por falta de humildade ou por inflexibilidade, muitas vezes, julgamos mal as pessoas e avaliamos inadequadamente uma situação. Criamos nossas próprias soluções e a elas ficamos presos, como se fossem unas e imutáveis, instransponíveis para sugestões e aprimoramentos propostos por outrem.

Aprendi que as pessoas, via de regra, não estão contra mim, mas a favor delas. E na defesa de seus próprios interesses acabam por agir inadvertidamente, ferindo e magoando com a aspereza da palavra ou com a dureza das atitudes. E aprendi que também sou assim, porque sou para as outras pessoas o que as outras pessoas são para mim.

Há rotinas de trabalho que necessitam ser substituídas ou abandonadas. Há produtos dentro do mix das companhias que precisam ser retirados de linha. Há empresas que devem ser fechadas. Há relacionamentos que clamam para serem desfeitos.

Quando você se mantém preparado para as mudanças que certamente ocorrerão em sua vida, o desprendimento torna-se fácil e até agradável. Na vida profissional, você pode fazê-lo buscando constante atualização técnica e cultural participando de cursos, palestras, seminários e encontros diversos, cultivando o hábito da leitura, monitorando o mercado de trabalho, estando aberto aos novos aprendizados, conhecendo outras realidades, outras empresas de outros segmentos, outras pessoas de fora de seu círculo de relacionamentos convencional.

Erros e fracassos são recorrentes. Persistir no erro não é exemplo de perseverança, mas de sua face nefasta representada pela teimosia. Tempo desperdiçado, recursos malbaratados, talentos vilipendiados. Há pessoas que colocam seu futuro e sua vida nas mãos de outra pessoa ou de uma organização, transferindo-lhes uma responsabilidade que é absolutamente unipessoal. Há tanto por se viver...

Em outras casas morei, com áreas mais ou menos envidraçadas, mas com o sol igualmente iluminando e aquecendo minhas manhãs de sábado. Em outras empresas atuei, nas quais pude imprimir minha marca, colocando minha experiência a serviço, fosse para estimulá-las a continuar sua caminhada, fosse para sugerir-lhes findar o percurso. Outros amores experimentei, dotados de um prazer único em suas peculiaridades, cultivados sem prazo de validade, fonte eterna de alegria através do exercício da lembrança. A vida pessoal e corporativa muitas vezes sugere parar, recuar ou interromper. Não pela estática, mas pela dinâmica de seguir adiante..."

(Grifos meus...)

E então? Que ciclo você fechou, Polly?

Fechei o do trabalho. Pedi demissão e apesar de titubearem, aceitaram. Até 2005 chegar, vou cuidar só de mim. Da minha saúde, física e psicológica, principalmente. Ficarei mais com as meninas, ficarei mais comigo... ficarei mais como ontem fiquei: hoooooooras vendo abelhas construírem uma colméia na ponta do telhado do vizinho.... Ou mais como hoje fiquei: hooooooras revendo todo meu passado registrado de alguma forma: fotos, anotações, documentos...

E estou bem, obrigada. Ainda que perplexa com as reações humanas diante da minha decisão (ora me julgando, ora me desfazendo, ora gorando, ora exaltando), EU ESTOU BEM.

E quer saber?
ISSO É O QUE IMPORTA.

 
23 setembro, 2004

A diferença entre o que realmente mobiliza as pessoas e a triste realidade que nos ronda:

Você sabia que o Big Brother 4 teve o número recorde de 12 MILHÕES de ligações pelas quais as pessoas tinham que pagar para votar em desocupados por pura diversão?

Pois é....

E após UM ANO da morte de Gabriela Prado (a menina assassinada no metrô SÃO FRANCISCO XAVIER, Tijuca, Rio de Janeiro, durante um assalto, em 25.03.2003), a família só conseguiu 600 mil assinaturas das 1 milhão e 200 mil necessárias para mudar a lei.

Nós podemos dar nossa colaboração, visitando o site, assinando a lista e divulgando aos nossos contatos. É rápido e não custa nada! Exercite sua cidadania, pelaamordedeus.

Bora lá, macacada:

Gabriela Sou da Paz

 
21 setembro, 2004
A nível de informação:

Posso ficar ausente por uns dias.

Mas ainda não é certeza.

Inté, então.

Desabafos da Polly Mattos | às 08:03 PM

_________________________________

Uma semana em casa e...

... várias constatações.

- Participo bem menos da vida das meninas do que imaginava... há muito tempo eu não sabia o que era vê-las acordando, fazer o leite da manhã para elas, assistir Sítio do pica-pau Amarelo com elas, verificar lápis apontados, borracha, grafite da lapiseira, orelhas nos cadernos, fazer lancheira pra elas - caramba, isso fazia um tempão....

- Ainda nesse quesito, constato que os fim de semana com a família do pai delas é muito tempo... são os únicos dias que eu teria pra ficar com elas direito e justamente os dias que são de visita do pai - que por sinal, não as vê faz séculos... quem pega as crianças é o avô paterno.

- Guardo muita bugiganga sem sentido.

- Papel. Muito papel também.

- Preciso de uma agenda telefônica nova.

- Fazer compras com a Anita é uma tarefa árdua, porém econômica. Tirando o fato dela ficar buzinando na minha orelha o tempo todo, faz sentido gastar 2,99 num desengordurante e virá-lo na garrafinha de pump que já tem em casa, já que o refil dele custa 4,70....

- Ainda a Anita, apesar de chatonilda grávida, voltou a cozinhar excelentemente e não suporta minha presença na cozinha "dela" ... se piso lá, ela já pergunta: "o que vc quer agora?"

- Os bichinhos de pelúcia das meninas precisavam com urgência serem banhados, escovados, e guardados com cheirinho de pêssego.

- As meninas precisam de roupas, ur-gen-te.

- Minha máquina de lavar está com vazamento em baixo, minha cafeteira passa café qdo bem entende e na quantidade que bem quer e minha batedeira de mão sumiu.

- As fotos dos porta-retratos necessitavam mesmo serem trocadas...

- O telefone sem fio ficou muito melhor aqui, na mesa do computador...

- Eu preciso de calças jeans... mas primeiro, as roupas das meninas.

- Tenho muito sapato.... mas tanto sapato que tinha alguns que eu nem lembrava mais... e me pergunto pq raios comprei aquela babuche.

- Preciso de algumas dúzias de meia fina.

- O relógio das meninas voltou a funcionar, depois de meses sem pilha.

- A área da frente ganhou mais verde e mais flores.

- Ficar em casa cansa mais do que trabalhar fora... Isso eu constatei desde o primeiro dia...

- São faraônicos os gastos com: sabão em pó, amaciante, papel toalha e papel higiênico aqui em casa. De ficar de boca aberta e gritar umas leis para que não esbanje tanto assim.

- Gasto muito com gasolina por semana para ir trabalhar.

- Andar a pé pelo bairro trás alguma satisfação.

- Andar a pé pelo bairro põe a cabeça pra pensar.

- Notei que as meninas disputam tudo entre si. Desde a comida (quem termina primeiro) até meu carinho (sentar perto, ficar mexendo no meu cabelo, cada uma de um lado)

- Amo meu sofá. AMO.

- Tenho mais cartão de crédito do que deveria... somado os limites, dá três vezes mais qto ganho.... e isso é um periiiiigooooo.

Desabafos da Polly Mattos | às 12:23 PM|
 
18 setembro, 2004

Sou acordada e já não gostei.... caramba, mais um sábado.... tá.

Vou e faço umas obrigações aqui e ali...

"Deixa a cozinha, Ni, que eu arrumo... pode ir...."

Arrumo as coisas das meninas... "Tchau, juízo, hein?" .... e penso por dois ou três minutos o quanto seria interessante eu ir para a praia também....

Idéia que vêm e que passa.

Olho em volta: tudo ajeitado e limpo. Mais um sábado se sol que vai passar em águas calmas.... mas tão calmas que deixa a desejar.

Ligo o computador, esqueço ele ligado... descobri uma coisa pra fazer: a Ni não recolheu as roupas do varal.... Vou lá e recolho, dobrando peça a peça, numa paciência infinita.

Cabeça começa a doer.... lembro de que não adianta mais: oftalmo essa semana, dona Pollyanna.

Encho um copo d'água pela metade e abro a geladeira pra completar com água gelada.... vejo lá 6 potinhos com gelatina.... pego um, mais a colher no armário ao lado, e saio comendo... sento na frente do computador, saboreando a gelatina.

Abro meu blog, o PG, e os emails. Leio tudo por cima ("nossa, a Lana por aqui...").... separo um email que requer atenção especial para responder depois.... A gelatina acaba. Fumo um cigarro por cima. Ainda tem três no maço.

Hum, deu vontade chupar Cornetto.... mas xapralá.

Vou pra cozinha, levar o potinho da gelatina ... olho o copo de d'água pela metade e lembro que eu ia tomar uma aspirina.... tomo.

No caminho de volta pra sala -onde o computador está agora, porque fica muito mais social- penso o quanto tudo aqui fica maior, quando estou sozinha.

Leio mais uma coisa aqui, outra ali.

Vou no Google.... passeio em busca de informações de todos os sentidos: massagem, acunpuntura, yoga, meditação, trimmmmmmmm.....

Trimmm?
Telefone.
Engano.
Desligo.

Penso nos corriqueiros enganos que andam acontecendo...

"Alô, seu Jurandir está?"

"Oi, Tati, é a Juju..." - (que Juju, cara pálida? - e que Tati, pelaamordedeus?)

"É das Pernambucanas?" - esse é direto e reto. O meu telefone e o da loja muda só o UM número no prefixo... mas daí eu já compreendo, né?

Um dia pego um telefonema desses, procurando Fulano, Beltrano ou Cicrano, e faço uma história em cima... Claro que tem gente que tem aptidão pra essas coisas... e eu precisaria de um pouco mais de falta de vergonha na cara...

[imaginário]
- Por favor, a Márcia está?
- A Márcia? Quem deseja?
- O João.
- Só um instante , João.
...
- Ó, a Márcia falou que não vai te atender não....
- Ué, mas porquê?
- Porque ela disse que o que você fez não se faz, João...
- O que que eu fiz?
- Ahhhh, vai falar que você não sabe? Larga a mão de ser mentiroso, rapaz.
- Chama a Márcia aí..
- Eu não, ela não quer falar com você não...
- E você quem é?
- Sou a Polly, João, amiga dela. E seu eu fosse você nunca mais ligaria pra cá, viu? Porque o que você fez, cara-pálida, magoou muito a Márcia...

[/imaginário]

Hum, acho que eu precisaria de coragem mesmo.... Uma porque posso ser tudo, menos cara-de-pau.... Outra porque nunca é simples assim .... além do que não sei mentir e isso é absolutamente frustrante.... Escrever aqui a imaginação rola solta, chego até a pensar no fictício João nervosérrimo, indo até a casa da Márcia, se explicando todo ou pedindo explicações.... Rá!

Um sábado assim... de cabeça cheia de pensamentos.

Licença, vou ali comprar um Cornetto de brigadeiro.

 
15 setembro, 2004

Coisas que o homem sempre quis ouvir... mas sua mulher NUNCA vai falar:

01) Nossa! Você está tão estressado! Deixa eu fazer um boquete pra relaxar.

02) Tem comida demais em casa. Vamos levar só cerveja.

03) Eu acho que você deveria passar a noite com seus amigos...você merece isso.

04) Que peido incrível! Peida de novo!

05) Eu sei que é apertado aí atrás, mas você tem que tentar de novo,...Tenta!!!

06) Pode deixar que eu troco o óleo e calibro os pneus.

07) Vem ver querido... a filha do vizinho está só de calcinha novamente.

08) Não esquenta, deixa que na hora eu engulo.

09) Por que você não esquece essa história de "Dia dos Namorados" e compra uma coisa pra você?

10)Vamos assinar a Playboy?

11) Filha da puta, juiz ladrão !!!! Tava impedido !!!!

12) Gozou? Então dorme que eu me viro sozinha...

13) O pessoal do escritório te ligou do puteiro. É para você ir para lá em 10 minutos.

14) Hummm... Esse seu bafo de cachaça tá me deixando com um tesão...

15) Não, não... Dorme aí que eu pego um táxi.

16) Môr... posso trazer todas as minhas amigas do trabalho aqui pra casa para ficarmos na piscina?

:D

 
14 setembro, 2004

O que ontem era um
avanço tecnológico,
hoje não é mais.

O que ontem era o fato
que poucos conheciam,
hoje não é mais.

O que ontem era o jornal
do dia, hoje não é mais.

O que ontem era mania
de criança, hoje não é mais.

O que ontem era urgente,
hoje não é mais.

O que ontem era impensável,
hoje não é mais.
Hoje é hoje.

Hoje é sempre o começo do amanhã.

(texto roubado da embalagem de um perfume, muito bom por sinal, que eu comprei...)

 
11 setembro, 2004

3 anos do atentado lá das torres gêmeas... uma cena que nem Spielberg imaginou fazer em sua vida cinematográfica.... duas coisas qto à isso: uma: continua sendo inacreditável.... e duas: caramba, como o tempo passa rápido.

eu vou bem , obrigada.

mas cansada à beça.... estou chegando super tarde, cansadona mesmo, sabe? me perdoa? assim, descanso mais tranquila....

a terapia anda muito bem, obrigada... provas disso tive hoje, com o maior drama da minha vida, a minha mãe. Mandei ela ir embora pra casa dela assim que vi que a situação ia esquentar aqui, na MINHA casa... e quando ela esbravejou, dei "Bom Dia, mamãe,a té mais ver" e reafirmei o pedido pra ela ir embora... ela foi e eu fiquei numa boa, creia.

e como terapia anda junto com meditação - aqui, pra mim - , fiquei uns dois dias lendo sobre isso e chakras é um assunto muito, muito interessante... e vasto, óficórse.

Acaba de acontecer:
- Mamãe, qual a data que eu nasci?
- 28/04/97
(tempo...)
- Mamãe, o que é U.F?
- Unidade Federal, acho...
- Ah...
(tempo...)
- e o que é Unidade Federal, mamãe?
- é o estado que vivemos, SP.
- Ah....
(tempo)
- Mamãe, o que é Responsável?
- Raquel, o que vc está fazendo?
- Completando uma ficha, aqui da revista...
(vou ver... uma revista Nova , de mil novencentos e guaraná com rolhas, um cadastro pra ganhar uma amostra grátis de absorvente... )
- "responsável" pode colocar meu nome mesmo...
- Obrigada, mamãe.
- De nada, filha, mas vc sabe porque isso aí?
- Não... mas também, só estou passando o tempo.
- Ahhhh bom.

ando uma péssima blogueira... mas hoje visito todo mundo (ou tento, pelo menos)....

Cau, vc sabe que amanhã no Fantástico vai passar o Zeca Camargo na Escócia? :) Falando nisso, o blog dele é mais legal do que assistir ... não, também não é assim.... tá, eu corrijo: o blog dele é um complemento depois de assistir... titia Polly recomenda.

estava relendo os comentários do último post... juntei ao Personare dessa semana... e não é que a tem razão e a também...? aiai.

Pra quem tem meus telefones, saibam que essa semana que entra inteirinha estarei em casa, ok? Tudo em prol do MEU BEM ESTAR (é, estou levando tudo isso muoto à sério)

Falando em telefones, nunca gostei de celular... mas hoje briguei por causa de um... não brigar, brigar de brigar mesmo, foi uma leve , sutil e idiota discussãozinha besta de marré marré... coisa pollyanística, vai entender. Mas já passou.

Hoje dei uma faxina em muita coisa por aqui... de repente, me deu vontade de rapar a casa e tirar tudo que não funciona e que não se usa mais... coloquei ali na calçada... não deu dois minutos e já tinham levado... talvez eu tenha feito a alegria de alguém, né não?

Por enquanto, é só.
Mas posso voltar a qualquer momento.

 
09 setembro, 2004

Tanta coisa pra dizer...
e a gente nem se fala...
Nem um toque...
tudo vai ficando assim....


é, e isso é música.

Porque ninguém anotou a placa do caminhão, outra vez.
Aiai.

Talvez no fim de semana, tá?
Até.

 
07 setembro, 2004

Não tenho falado aqui como gostaria de estar falando - ou escrevendo , como queira.... mas me perdi, não encontro as palavras e tudo que eu realmente gostaria de dizer nesse momento soaria muito mais como reclamação da vida do que qualquer outra coisa... e nem sou de nhémnhémnhém.

A verdade é que me dei um tempo, de tão crítica fase que estou/estava passando. Realmente voltei a fazer terapia, o que na veradde, ajuda muito, mas sou imediatista, cobro demais, não gosto de ser contrariada, e terapia mexe com tudo isso - o que acaba sendo uma coisa de loooonnnnngo prazo. No entanto, vc passa a enxergar o não visto, o que a raiva ou a depressão não deixaram vc enxergar naquele instante ali. Serve assim, como eu diria?.... serve como um colírio, sabe? Tá tudo embaçado? A terapia te ajuda a enxergar melhor....

Como geminiana que sou, não é tempo todo que estou ranzinza, triste, chorona... brinco, sorrio, na maioria das vezes até consigo enganar... mas o negócio é de uma proporção faraônica, toma conta de tudo no instante seguinte e a cabeça não pára nem um instante sequer. Por isso, a meditação também ajuda... sou iniciante demais nessa parte, pouco sei e gostaria de poder conseguir voltar pra Yoga... mas como tive que optar, optei pela terapia e vou fazendo o que sei (pouquíssimo) na meditação... mas, por menos que eu possa saber - e é um lance gigantesco - ajuda também e muito....

...


Demora pra cair a unidade, mas estava me dedicando demais aos outros e esquecendo de mim... fazendo demais por todo mundo e me definhando por dentro.... depois, mais tarde, depois eu vejo isso: essas eram as palavras que saíam da minha boca todo tempo.... até que um dia você começa a se trancar no banheiro pra chorar porque teu chefe pediu pra vc ir pra SP às 17h resolver uma pendência ou porque tua filha te cobra a ausência tanta ou porque vc pegou uma blusa no armário e veio uma avalanche de blusas pro chão....

Daí, no meio das lágrimas, vc fecha os olhos e sente uma puta saudades de vc... respira fundo, racionaliza, lava o rosto, sai do banheiro, vira pro chefe e fala: "Não posso ir pra SP agora.... se não não conseguirei jantar novamente com as minhas filhas.... sinto muito, mas não vou." E por mais que vc vire as costas e vá embora pra casa deixando teu chefe com cara de tacho, por mais que vc tenha um puta medo das consequências que isso pode acarretar, por mais que esse mesmo medo gele teu sangue enquanto vc desce pelo elevador, vc vai jantar com suas filhas, porque elas são realmente tudo o que vc têm de melhor.

É lógico que não é só isso. É lógico que muita coisa aconteceu pra eu tomar certas decisões (definitivas) na minha vida. É claro que não é só uma desobediência ao chefe que me levou à terapia, que me fez ter saudades de mim, que me fez chorar tanto.... é sim, na verdade, uma porrada de coisas juntas, e que nem têm tanto nexo... mas dependurei-me num fiozinho e quase despenquei no chão...

... só que vou voltar. Porque não, não sou isso que sou hoje. Quero voltar a olhar pra trás com espírito de perdão, olhar pra frente com esperança, pra baixo com compaixão e pra cima com gratidão.

Eu nunca fui santa, já fiz muita coisa errada nessa vida. Posso até estar pagando por alguma coisa, sei lá. Mas me entregar, me render... ah, isso eu não vou não.

Acho que é isso aí.
Chega de ontens.
Quero amanhãs.

 
02 setembro, 2004
.. tampar o sol com a peneira....

... fazer vistas grossas....

... viver no país das maravilhas....

... nadar contra a maré....

... fazer de conta...

... brincar de viver....

nanina.

Saudades de mim.
Voltei pra terapia hoje.
E 50 minutos passam rápidos demais......