09 novembro, 2006

Como é que pode ter gente que gosta de horário de verão? É, eu sei. Assim como tem gente que acha um absurdo eu falar isso, ou pior: tem gente que gosta do próprio verão.

[blergh.]

Ficou abestada de como a diferença de uma simples horinha interfere no meu trabalho, no meu sono, no que como, e no meu humor, que bem da verdade, não é bom nem em horário normal mais.

Esses dias atrás, estava junto de um grupo de colegas, quando chegou uma fulaninha perguntando se todas topavam fazer um trabalho x. Eu, com toda minha santa educação de colégio interno, respondi, seca: Não tou a fim não. [afinal, já tenho nota, já tou bem e não preciso mais de nada]

A mesma pergunta foi feita para as outras, que momentos antes tinham comentado comigo que também não queriam, coisa chata essa e tal. E nem tinha sido eu que tinha abordado o assunto! Foi só a fulaninha perguntar, que todas mudaram de idéia. Para colocar mais lenha, incrementei:

- Só eu sou a chata aqui?

Claro que fui muito irônica, mas todas riram, e uma delas (que tinha a-ca-ba-do de dizer que também não ia fazer, porque já tinha fechado a grade) até me disse, para o meu pesar:

- É, então. Só você. Mas te entendo.

Não precisa muito pra me entender mesmo. De velho sei que tenho também uma dificuldade tremenda de dizer não. Mas hipócrita também não sou. Daí, concluindo que não sou a única chata e, sim, a única sincera, digo que tudo é culpa desse maledito horário de verão, que derrete meus neurônios, dissolvendo-os à milk-shake. Culpa do sistema, ponto.

Teve uma outra, que não tem ligação nenhuma com isso, mas me lembrei disso agora, onde uma 'mais amiguinha' disse pra um moço, assim, na minha frente:

- Ela é ótima! [ela=eu] Mas tem momentos que a amo. E momentos que a odeio.

Depois do choque, olhei pra ela e disse:

- Claro, claro. Você me ama quando seguro tuas ondas brabas. E me odeia quando eu falo exatamente o que penso. Completamente compreensível.

Essa mesma garota, que é toda indisciplinada e irresponsável, ficou sem luz porque não pagou. Conseguiu fugir do corte por meses à fio, até o dia que chegou no prédio e descobriu que não só estava sem luz como também já nem relógio tinha mais - cortaram e levaram tudo.

Na mesma semana, ainda sem luz no apê, a vi comprando um perfume da Natura. Coisa de uns 80 reais. Em um comentário solto, ela reclamou que estava sem almoçar, e alguém brincou: - Vai viver de luz agora?Ela me olha e ri fazendo piadinha pra mim, associando à realidade dela: - Nem de luz! Né?

Eu, sem pestanejar, retruquei:
- É, agora ela vai viver de perfume.

Porra, devo ser chata mesmo. Eu nem ligaria, na verdade, se não tivesse (entre outras tantas) que comprar uns cinco litros de leite pra ela, porque a filha estava tomando nescau com água. Mas depois que já me enfiei na coisa, me acho no direito de dar uns 'acorda, nêga'.

E o horário de verão me deixa pior ainda. Aguarde com fé e confie. Todos comigo: amém.