12 outubro, 2006

Não tive uma infância de grandes lembranças. Fui criada pela minha avó, junto dos meus irmãos, e não lembro de nenhum presente de dia das crianças. Passava meio batido. Meu irmão mais velho que, desde que nasci lembro-me dele trabalhando, era quem me trazia jujubas, chips, cigarrinho de chocolate e uma balinhas azedinhas, que a embalagem era uma fita de plástico, e cada bala ficava numa repartição daquela fita, onde tinha um animalzinho. Eu sempre queria a da girafa, que geralmente ficava no meio da fita, então chupava todas as outras que me impediam de chegar até ela rapidinho, porque eu não podia ir direto no da girafa, se não era xingo na certa. Tinham também os famosos Dadinhos, bala mole de amendoim, que inclusive mandei pra alguns amigos, natal passado, uma caneca cheia delas.

Tinha uma melhor amiga, mais rica, que morava na outra rua. Renata o nome dela. Tem a mesma idade que eu, e hoje ainda a reencontro e abanamos as mãos num oi seco. Com ela que peguei paixão em papel de carta, e com muito custo, fiz uma pasta deles (graças ao mesmo irmão, que me dava umas moedas de vez em quando). Enquanto ela tinha umas 6 pastas, eu montava a primeira e única. Mas era meu xodó. E ficou de herança pras minhas filhas.

Deixei outras heranças também, como não brincar na rua. Nunca brinquei e elas também nunca brincaram. Tenho pavor de crianças barulhentas, porque nunca fui assim, e por consequência, as minhas também não são. De forma contrária, nunca tive uma Barbie. Minhas bonecas eram todas dessas ganhadas em fábrica, pelos meus pais. Também nunca tive patins (minha amiga rica tinha, e eu amava), nem bicicleta. Minhas filhas tem uma centena de barbies, uma bicicleta de cada, patinete, patins roller, as melhores bonecas, e não entendem muito bem quando eu falo que elas precisam dar valor à tudo isso.

Enfim. Todo Dia das Crianças eu lembro de tudo isso. E ao abraçá-las de manhã, temos um longo papo, sempre. Do quanto eu gostaria de voltar a ser criança, com minha bala de girafinha e meus Dadinhos de amendoim. E que um pouco dessa criança permanece na luta constante aqui dentro: a busca por um mundo mais bonito, pra elas... Feliz Dia das Crianças à todos vocês.