09 abril, 2004


A respeito da Páscoa:

- Não entendo ainda.
- Fala, filha.
- Antes eu pensava que era só pra trocar chocolate... hoje eu sei que é mais, que é a morte e ressurreição de Cristo. Ele morre na sexta e no domingo, é celebrada a Páscoa, por causa que ele ressucita...
- Isso.
- Mas ainda tem os ovos de chocolate...
- Têm. Mas é porque eles significam vida... o pintinho no ovo da galinha... olhando de fora, parece que não tem nada, mas dentro do ovo da galinha tem vida... o pintinho rompe a casca e há o surgimento de vida, sabe? mas daí, pra ficar mais legal, inventaram o ovo de chocolate, pra gente comer...
- É, trocar ovos de galinha num teria graça.
- Antigamente era assim...pintava o ovo de galinha e presenteava.
- Sério?
- É.
- Que sem graça. Viva a modernidade.
- E tem mais: páscoa, já te falei, que em hebraico significa "passagem". Já viu na catequese a passagem dos judeus pelo mar?
- Umhum.
- Então... os judeus comemoram essa páscoa... a fuga pelo mar.
- É mesmo?
- Umhum.
- Pôxa, tem mais coisa que eu pensava. Apesar que acho que disso eu já sabia.
- Tem sim... tem o fato também de que muita criança não sabe o que você sabe, por exemplo.
- Pensa que é troca de ovo de chocolate e pronto, né?
- É, e nem sabe de toda a história atrás do ovo.
- Esquece de Cristo também.
- As vezes, nem conhece o por quê, filha.
- Pensando bem, a história é triste.
- Triste e feliz, Rafa. Ele está vivo, ressuscitou...
- É, pra párar pra pensar mesmo.
- Verdade.

e ela saindo já... (complicado explicar essas coisas que nem a gente entende)...
então ela volta:

- E o que o coelho tem a ver com a história toda mesmo?
- Outra simbologia, filha... é que ele cria muitos filhos, que tem a ver com vida, que tem a ver com todo o resto da história: vida, muita vida, morte, ressurreição, ovo pra simbolizar a vida, coelho também...
- (pensativa)
- É complicado demais, Rafa. Eu sei.
- (olhinhos nos pés)
- Não se mate de tanto pensar, filha.
- Eu toda vez que pergunto, me embanano toda.
- Eu até hoje me embanano.
- (...)

chega a Raquel, a mais nova, a mais não tô nem aí com nada:

- Mamãe, pode comer o ovo?
- Pode sim, na hora que achar.
- Você escondeu de novo?
- Eu não, o coelhinho.
- ôba, vou procurar....

e sai correndo procurar.
E a Rafa, pra mim:

- Porque vc ainda faz isso com ela?
- Ué, senão não tem graça...
- Eu sei.... escondeu o meu também, né?
- Umhum.
- *suspiro.
- Vai, vai procurar e pára de querer crescer rápido desse jeito.
- Vou, mas me poupa de falar que foi o coelho da páscoa, hein?
- Tá, eu prometo.

e sai a procura do dela também.

****************

Esse ano elas não vão estar aqui, na Páscoa. A Rafa já entendeu mais coisa desde então, e se a Raquel começar a perguntar sobre - o que eu duvido muito, não vai ser pra mim... Foram viajar, de novo. Vida de pais separados é isso aí. Estava lembrando desse papo do ano passado, introspectiva como estou, e resolvi postar. Mesmo porque não vou ter que esconder os ovos, nem pintar patinhas de coelho pela casa pra dar pista... elas levaram os ovos na mala... hum, isso tá dando deprê. Parei.