24 abril, 2006

Daí, ontem, falando com um velho amigo no telefone, eu solto que eu e a Rafa brigamos feio pela primeira vez, depois que ela entrou na anjolescência. Daí, ele retrucou, contra mim, claro, que só eu que não sabia que isso ia acontecer mais dia, menos dia. Tretruquei, lembrando que acho que sou uma megamãe e que esperava (ansiosamente) algum retorno que (obviamente, mas me deixa sonhar) não veio e que (porra, mas que saco) fiquei magoada mesmo, deixa eu.

Ele notou que o negócio foi feio, retirou o que disse e confirmou que, mas é claro, eu era uma megamãe. Chegou uma hora até que eu disse a típica frase "qdo vc tiver filhos....", ele completou sem me deixar terminar: "... darei pra vc criar...", porque ele sabe que não adianta discutir comigo e mudamos de assunto.

Depois dessa conversa, fiquei matutando a noite toda (hipérbole), porque eu tinha que bolar algo que as incentivasse e, ao mesmo tempo, não me consumisse - porque eu me consumo muito facilmente, entenda. Então, que tinha que envolver ganhos e perdas, motivação e compreendimento.

Há um tempo atrás, eu havia pensado em fazer medalhas. Juntando um tanto, trocava-se por prêmios reais. Deixei de lado a idéia, achei falha. Depois vi no Discovery, no programa Nanny 911, uma idéia bacaninha, que consistia em vasilhinhas com nomes e pontuações por bolinhas de gude. Fez algo bacana por si, ou por alguém, ganha uma bolinha. Fez algo chato pra si ou pra alguém, tira duas da vasilhinha. Depois de um mês, barganha-se as bolinhas por presentes.

Adotei a mesma idéia, mas serão moedas de 10 centavos, no lugar das bolinhas. Bolei umas regras, comprei dois cofrinhos, e no fim do dia, conversaremos as 3, quem fez coisas bacanas, quem não fez e acertaremos as contas. No fim de 30 dias, o dinheiro arrecadado será delas. Vale também pra quem tirar nota abaixo de 5 na escola e pra quem não responder mal-educamente. Vale pela loucinha guardada pra ajudar, como para os sapatos jogados pelo quarto. Fez 10 coisas legais no dia? Ganha-se as 10 moedas. Desobedeceu o dia todo, xingou, falou palavrão? Perde-se o equivalente ao dobro do que fez.

Expliquei que estou menos tempo em casa, preciso de ajuda e conto com elas. Expliquei as regras, inquebráveis. Expliquei que pode haver exceções, mas eu as dito. Expliquei que as amo muito e não quero me magoar mais. Expliquei à Rafa que já tive a idade dela e por mais que ela cresça, eu sempre serei a mais velha. Expliquei à Tel que não é competição. Expliquei.

Sinto que o ares vão mudar lá em casa.
Pra melhor.
Espero estar certa.