21 janeiro, 2005

Por mail:

É quais que nem fazer quentão. Só que sem pinga e mais cheroso.

Descasca uma maçã, e separa a casca. Pra um litro de chá, se você quiser bem ardido, vai um pedaço de uns 4 cm de um gengibre não muito tarugão. Mas vai com calma no ardor, se vc não for muito fã.

Queima o açúcar até ficar meio caramelo, coloca o gengibre [descascado é mais legal] pra acabar de queimar - gengibre cortado em múltiplos de 7 - hoho -, junto com as cascas da[s] maçã[s] , cravo e canela. Se quiser colocar um pouco de casca de abacaxi é expectorante mas altera bem o sabor, fica mais azedinho, mamis gosta eu odeio, só coloco de quando em vez e ainda assim pq é remédio.

Entonces, vc "refoga" a casca da maçã, a canela em pau, o gengibre e um pouco de cravo, até cabar de caramelar o açúcar, taca água no bicho - nesse momento vc terá perfumado a casa inteira e vai tar se achando a Medéia -, e depois deixa ferver ferver por um tempo.

Desliga o fogo, se enfia debaixo das cobertas, e toma o trem.

Detalhe para a maçã que sobrou - vc só usou a casca, lembra? - , vc corta ela em cubinhos e coloca um pouco de cubos dentro da xícara de chá que vc vai tomar. Que a maçã absorve o ardido e dá um gostinho muito bom tbm.

Espero que dê mais certo que minhas cippollas pluft.*

E Vê se melhora, ó da coriza!!!!


Diz aí se não melhoro agora?
Obrigada, Rerrê.
Tu é um amor.

[*Cipollas pluft a qual ela se refere eram pra ser anéis de cebola empanados que não deram muito certo, hehehe]