23 maio, 2004

Há quem odeie, mas eu - e mais alguma dúzia de pessoas - gosta.

Lembro-me uma vez, casada ainda, meu ex marido acordou e invés de bom dia ele falou: hoje quero ver neve. Era comecinho de inverno, eu só tinha a Rafinha de filha ainda...

Tomamos café da manhã e fomos buscar a "neve". É lógico que nos contentaríamos com uma geadinha de leve, já que o propósito de neve era pegar uma estrada, não um avião. E fomos todos pra Campos do Jordão. Aquele dia fez 3ºC.

Já vi neve também, pra isso pegamos um avião... fiquei deslumbrada com tanta brancura afetando meus olhos e deitei no chão branco e fofo pra fazer "anjinho" com os braços... nesse dia, provei por a+b que gosto mesmo do frio, mesmo com todas as suas consequências...

Isso já faz anos. E de lá pra cá, as estações enlouqueceram... Estamos no outono e faz um frio -aqui- de rachar. Muda-se todo comportamento diário: refeições, horários de banho, horários de dormir e acordar, bebidas... gosto de muitas das consequências do frio também, porque é a única época que curto tomar uma taça de vinho com um caldo de feijão fervilhando....

No frio durmo melhor e nem me queixo da hora de acordar.... me preparo pra ele, tenho aquecedor no quarto para não dar impacto, e amo o peso das cobertas sobre mim... adoro chocolate quente, choconhaque, fondue, assistir tv com edredon, alugar milhões de filmes, ficar agarrada com as crianças, fazer sopa no jantar...

A "pior" parte é a do banho, mas até isso tem todo um ritual para que ninguém fique enfezado: a água não pode ser muito quente, mas o vapor esquenta o banheiro, depois intercala água quente, água morna, terminando com a quente pra se envolver no roupão e ir pra sessão-hidratante, já que a pele sente à beça... manteiga de cacau nos lábios, Davene no corpo, cabelos no secador.... e o horário do banho fica a critério na parte do dia mais "quente"... e quando não tem parte do dia quente mais, põe uma música bem alto, dança até esquentar o corpo e encara o chuveiro numa boa... ou então faz meia hora de esteira que o corpo implora pelo chuveiro e a gente até esquece do frio.

De todos os relacionamentos que tive (que dá pra contar nos dedos de uma mão..rs) o único que gostava de inverno e frio também é o pai das meninas. Depois dele, nenhum outro. Daí fica difícil lidar com ratos de praia (gente do céu, como eu não gosto de praia) e os tarados por Sol. Daí chega o inverno, todo mundo se queixa do "ai que frio" e eu lá, adorando....

Hoje conheço só uma pessoa que adora o inverno tanto quanto eu: o Babu. Fora ele, acho que mais ninguém. Nosso último papo foi esse mesmo: estava um frio danado, e eu falei algo do tipo "ai que frio" e ele disse pra eu párar de reclamar. Adoro o frio, mas sinto frio, peraí. Só não é lamentação... o "ai que frio" não significa que eu queira um Sol rachando meus neurônios.

Acho que o frio torna as pessoas mais charmosas, a onda de bundas e peitos diminui, você consegue até ver ícones bundais de roupa... Em mim, o frio ajuda a racionalizar melhor, páro mais, penso mais, rendo mais... Não preciso abrir o carro todo para depois entrar, não preciso tomar banho cinco vezes no dia, não tem nada que mais roupa não resolva.... (diferentemente do verão, que se está nua e ainda não resolveu...)

Essa é a melhor época pra se chegar em casa e se esparramar na cama, embaixo das cobertas e resolver tudo por lá... nessa época, meu criado-mudo fica abarrotado de livros, papéis, trabalho, fitas, todos os controles-remoto... eu simplesmente adoro.

Há quem odeie e eu respeito.

Mas eu gosto à beça.

Vai um golinho de chocolate quente aí?