16 maio, 2003

"AAAAAAiiiii..... minha unha quebrooooouuuuuuu!!!!!"

"Socorro, alguém me ajude com essa pilha de livros... tá pesado"

"Ai, andar descalça? Eu não"

"Ixi, furou o pneu.... e agora?"

"Eu não vou colocar a mão ali não"

"Aimeudeusdocéuuuuu.... esqueci de colocar o batom na bolsa"

"Não vou mais, minha blusa manchou de café"

"Ih agora? Fiz escova e tá ameaçando a chover..."


.... entre outras frases, que não consigo me ver falando, mas a memória não ajuda a lembrar...

Sou feminina pra caramba, feminina com F maiúsculo, rs, mas tem certas 'cositas' que vejo muito exagero e acho uma piada... eu pelo menos, encaro de uma forma normalíssima uma unha lascar, por exemplo...passa uma lixinha e pára de manha! A blusa manchou? Oxe, troca ué... se não tiver como trocar, vai assim mesmo, que que tem? A não ser que vc tenha manchado a blusa inteirinha, né? Ai, frescurites não é comigo mesmo.... A única frase (e pode acreditar que é a única mesmo...) que você com certeza ouvirá dessa minha formosa boquinha é:

"Uma barataaaa!"

É, pois é, emancipada, porém, nem tanto.... ô bichinho no-jen-to. Mesmo assim, ainda me viro com algum inseticida, se não tiver ninguém por perto... mas só se não tiver ninguém mexxxxmo, porque caso contrário, onde ela estiver eu não estou. E se eu souber que ela por ventura escapou do assassinato, ahhhhh.... sou bem capaz de não conseguir dormir.... é sério. Faço de tudo que for preciso... se eu não conseguir, tentar pelo menos eu tento....troco gáz, fusível, lâmpada.... abro potes... (mamãe ensinou: coloca a ponta da faca na tampa, pra tirar o ar...)... mas NÃO ME PEÇA pra matar barata... aí, não dá mesmo... Viro a madame mais nojenta que possa existir, de subir em cima do móvel e tudo...

Eca eca eca.

 
12 maio, 2003

Procurei o que nunca existiu e deixei para trás coisas que me marcaram com o tempo. Muito mais do que persistir é tentar guardar coisas que se foram com o vento. E o tempo nos transforma deixando o que não seremos jamais. As marcas deixadas num momento... Sinto que já foi tempo de dar voltas e mais voltas sem um caminho certo por passar. A cada palavra dita, a cada gesto dado, a cada suspiro contido, a cada sonho acabado. Mas peraí! Se nosso destino já está traçado, de que importa então o que está acontecendo? Seremos sempre parte de um nada... mas ainda estaremos aprendendo.....

É... muita paciência mesmo.
Nada como uma segunda-feira pra começar os 'testes'.

 
11 maio, 2003

Balanço do Dia das Mães... Feliz, lógico!

É, acho que já terminou...afinal já tá noitinha e as crianças já desaceleraram.

Ontem teve festa na escolinha da Raquel, e como eu já previa, quem brincou foram as mães.
O engraçado foi que nenhuma mãe se habilitava pra nada...
(também, todas arrumadinhas, salto alto e cabelo escovado, não dá pra sentar no chão, néééeéé?)...

Então, as Tias apelaram para as crianças:
- Quem aí quer que a mãe venha brincar?

Várias mãozinhas pro céu.

- Corre, buscar a mãe...

(Seu pedido é uma ordem, né Tia?)

É... a Raquel foi a primeira a sair correndo em minha captura. Ainda bem que eu estava bem confortável dentro do meu moletom.

Passamos horas dando muita risada...e confesso, adoro isso. Pena que esse é o último ano de escolinha ... Depois acaba, vira tudo no avesso e o Dia das Mães passa a ser homenageado através de Missa, Jogral, Teatro... e nós, mães, viramos mera platéia... não menos gratificante, claro.

Participo dessa interatividade desde que a Rafaela entrou na escolinha, aos 3 anos. Mesmo com barrigão da Raquel, eu brinquei de dança nas cadeiras, passa anel, ciranda, amarelinha. Ô coisa boa.

Enfim, na hora de relaxar, com a Raquel aninhada nos meus braços, nossa missão era decifrar a vozinha de nossa cria num CD, onde cada um gravou uma mensagem pra mãe. Acabei descobrindo que voz de criança é praticamente tudo igual, e a missão era quase impossível... nem Tom Cruise poderia me ajudar ... (não nesse caso...rs)

Depois dos comes e bebes, fomos reunidos novamente para a entrega dos presentes... me senti meio assim... mãe, entende? Sentimento esquecido na correria dos dias... Ver aquele anjinho de olhos azuis correndo com o presente nas mãos, se jogando nos meus braços, foi realmente GRATIFICANTE.

O presente? Uma toalhinha com o meu nome bordado por ela... dois sabonetes... e um CD com a vozinha da minha gordinha na primeira faixa me desejando tudo de melhor, e o resto de músicas de mulher, se é que me entendem... Mariah, Celine, Toni e Cia.

Uma coisa somou à outra. Primeiro, a Rafa, já na terceira série, que cantou no meio de mais um montão de alunos, mas estava maravilhosa, iluminada e única.... E ontem, uma tarde de brincadeiras com a Raquel, no seu último ano de escolinha, o Pré.

Ai, meninas, não cresçam tão depressa assim... *suspiro.

Hoje, fomos todos à missa, pedir pro papai do céu mais proteção e agradecer tanta dádiva.... Tive o prazer de ver a Rafaela cantar no Coral (sinto um futuro promissor aí...) e ver a Raquel entrar junto com as outras crianças, bela e formosa, com sorrisinho maroto, dando tchauzinhos disfarçados...

E me vi, feliz da vida, por ser a mãe mais TUDO, dentro do meu mundinho....

Valeu mesmo, hein Deus!

Beijo nas mamães....
E ... boa noite.

 
08 maio, 2003

A música...

Quem já vêm aqui há um certo tempo, sabe que as vezes posto letras de músicas. Antes mesmo, até as colocava pra tocar, mas por ficar lento demais pra abrir, acabei desistindo... porém as letras - ou parte delas - continuo postando. A música é uma válvula de escape para muitos momentos desgostosos da vida... Quantas e quantas vezes me peguei cantarolando alguma música que me veio na cabeça, para não me estressar no trabalho ou para não "escutar" o que me deixaria fora de mim... Quantas e quantas vezes também liguei o som no último e dancei até suar... Quem canta (e dança) seus males espanta, já dizia algum 'velho deitado'...hehe. Mas não pensem que coloco alguma coisa aqui relacionada à música somente por colocar, ou porque é algum hit da hora, ou porque escutei e achei bonitinho, ou ainda porque não tinha nada pra colocar... Se vc ver uma letra de música aqui, e tiver interesse, leia com atenção e desvende meus mistérios do momento.... Simples assim.

Se há alguma letra, ou a própria música se for necesário, é porque de alguma forma aquilo agiu em mim. É porque eu a cantarolei pra fugir de algo ou pra fugir de eu mesma. Ou a escutei num momento difícil ou num momento glorioso. Ou só estou emprestando a letra do compositor pra declarar o que estou sentindo... como agora.


"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.
E quando a gente manda ninguém manda na gente.
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.
Na mudança de postura a gente fica mais seguro,
na mudança do presente a gente molda o futuro!
Até quando você vai ficar levando porrada,
até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai ficar de saco de pancada?"

Gabriel O Pensador

 
02 maio, 2003
Mamãe, porque sou mais velha se a Raquel nasceu primeiro?
- Ela não nasceu primeiro, Rafa... ela nasceu depois de vc, só que dias antes.
- Hã?
- Vc nasceu em maio de 94. Anos depois, nasceu a Raquel, em abril de 97... Por isso ela faz aniversário antes que vc.
- Mas eu sou mais velha! Tinha que fazer antes...
- (...) (...)
- Mamãe! Explica....
- Ai, Rafa ... desde que a Raquel nasceu vc pergunta isso e eu não sei te explicar... ou vc não quer entender...
- Tá. Deixa pra lá...
- Rafa... ce me ama?
- Muito, mamãe.
- É, eu também. Feliz Aniversário, mocinha.
- Brigada....

E foi assim que eu acordei hoje... nos braços magrelos de minha filha mais velha....