17 março, 2003

Minha filha mais velha começou o Catecismo (ou Catequese, como queiram) no Sábado passado. Ela estava radiante, acredito que bem mais pelo novo da coisa toda. Eu nunca fui nem isso nem aquilo. Sempre fui crente. Crente = pessoa que crê, que acredita. E acredito (e temo) só em Deus, em Jesus Cristo e em anjo da guarda. Nada de santos, santas. Mas isso é assunto que dá pano pra manga... Enfim, coloquei a Rafa na catequese por motivos burocráticos, quando ela decidir casar , precisa ter a Primeira Comunhão e tal... mas assim como eu "tive" e tenho até hoje, darei à ela toda liberdade nesse segmento: o religioso. Não há como saber sem provar... Ela que vai achar o caminho que ficará bem. Eu fui criada numa família católica, mas me aventurei por outras denominações, indo contra a ira de minha avó - que foi quem me criou, ela tem até uma capela em casa. Nessas aventuras que aprendi, senti, notei, vivi e concluí que não existem santos, nem santas... e que devemos adorar e amar um único Deus. O único Deus. E assim vou indo, nos meus caminhos tortos. Nunca fui, não sou e provavelmente nunca serei ¿santa¿. Meu irmão é evangélico, de boa, leve.... Conversa de Deus como se estivéssemos falando de um vizinho, de um amigo em comum... é muito bom conversar com ele. Há evangélicos que são neuróticos, e às vezes eu os compreendo... o mundo tá igual caranguejo. Quando pensamos que não há mais o que piorar, vem mais onda de problemas incompreensíveis, insolucionáveis, medonhos... daí correm os bitolados em salvação para as praças, com a Bíblia embaixo do braço, aos berros, em busca de uma alma para salvar... Eu e você sabemos que as coisas não são bem assim. O buraco é mais embaixo, como dizem. Assim como estou dizendo tudo isso sem intenção nenhuma além de contar minha história, respeito todo mundo dentro de sua crença...até mesmo esses bitolados que falei. A Bíblia é um livro muito bom de se ler. Lá encontramos tudo que queremos e necessitamos. Converso com Deus como meu irmão fala d'Ele. Sem preocupação ao falar... sem Ti, Tu, Vosso, Vossa....Já me peguei chamando Ele de "Cara...". Rezo, oro, falo como sei falar. Não O tenho como uma Porta da Esperança... Muitas vezes peço dissernimento, porque vivo em constante indecisão. Muitas vezes (muitas mesmo) esqueço de agradecer.... A Rafa e a pequena Raquel foram criadas assim também... rezam o Pai Nosso.... pedem ajuda para o anjinho da guarda quando se vêem em apuros... Com minha mãe, são incentivadas a rezar mais orações decoradas, não concordo, mas como falei, não opino... elas é que vão decidir... No Domingo (ontem) ela teve que participar da missa, eu a levei... e achei estranho, há muito eu não ia numa igreja. Me perguntei porque os santos católicos estavam todos cobertos ¿ devido à Quaresma... eu não lembrava porquê, mesmo tendo feito Catecismo... é, mas faz tempo...bem uns 20 anos. Eu nunca que ia lembrar. Hoje, liguei para minha mãe, pra matar a curiosidade que me corroía.... "Porque as imagens estavam todas cobertas por mantos, mamãe?"... "Estão de luto..." - foi a resposta.

Não entendo. Imagens? Luto? Mas Jesus não está vivo, ressuscitado?
Ah, deixa pra lá. Esse papo é mesmo de dar muito pano pra manga....