29 março, 2007

15/06/1971

Essa terça foi boa. No serviço, algo amoroso começou a sorrir. Eu ando chamando a atenção de homens, coisa que nunca aconteceu. Na aula, fiz prova de Física, mas rodei. Colei tudo do caderno. Colei errado. Não deu.

...

20/06/1971

Dia comum. Fui pra roça e lá passei o dia todo. Brinquei muito com as crianças. Comi faizão. Agora vou fumar, pra dar coragem de estudar. Só tenho que tragar.

...

30/07/1971

Fui no fórum tirar cópia da certidão de nascimento. Passei a maior parte do dia na casa da titia Mariana onde eu e a Rosa fomos fazer rocambole e saiu pão-de-ló. À noite, fui na Graça e assisti a abertura dos VI Jogos Olímpicos.

...

02/08/1971

Dia chatérrimo. Levantei as 4 hrs da manhã e fui no INPS marcar consulta. À tarde, fui no médico e êste me fez um curativo horrível. Vim com a bôca amortecida para a casa e ainda tive que comprar remédio. Após muito esperar, ainda não tinham o remédio. Eu ia para São José ou mandaria a Geny ir, mas esta fez hora e disse que o Pedrinho mandou avisar que vinha falar comigo. Não fui a São José, nem na aula e nem o Pedrinho veio falar comigo.

...

Eu conheci essa tia Mariana. Era irmã da minha avó. Na verdade, era Maria Anna. Só soube que era irmã da vovó bem tarde, perto da morte dela já. Já tem uns 15 anos que ela morreu. Visitava a vovó esporadicamente. E pra falar a verdade, eram bem parecidas. Eu que nunca perguntei, e também nunca me falaram. Meu tio chegou a morar com ela, porque a vovó morava na roça ainda, era uma big fazenda, que cheguei a ver uma vez. Meu vó vendeu tudo depois. Me contam que tinha uma venda, o chamado 'empório', tem umas fotos beeem antigas, vendia tudo à granel. Meu tio, que já estudava e era o mais avançado de todos, preferiu vir morar na cidade com a tia Mariana. Até eu chamava-a de Tia Mariana.

Acho engraçado ele dizer que fumava tragando. Principalmente em dias que ele precisava estudar muito. Aliás, quase todos os dias de três anos de diário, ele encerra dizendo que tem que estudar alguma coisa.

Essa parte do curativo eu não entendi bem, mas ele operou alguma coisa no nariz. Vou perguntar pra minha tia, ele não descreve o que é. E essa Geny é a senhora que me pariu. Tem vários relatos sobre ela aqui. Mas não quero que essa aventura se torne entediante. Então, vou indo devagar.

Meo, ele comia faizão. Acho que minha vó fazia. Vou perguntar isso também.