01 dezembro, 2005

Olhando umas coisas minhas guardadas, vi que eu tinha vários tipos de papéis guardados, de toda cor, tipo, formato, textura. Espalhei-os diante de mim e tentei buscar na memória o porque eu tinha todo aquele material e ... bem, eu não lembro. Mas decidi, naquele momento, que aquilo tudo se transformaria em cartões de Natal.

Uma noite, de insônia, coloquei tudo em cima da mesa, peguei fitas, durex, lantejoulas, fios, cola, tesoura, barbantes, lacinhos, tudo que eu achei que serviria para a grande tarefa: a de artesã.

Nunca fiz nada parecido. Não. Mentira. Uma vez, lá na minha infância, eu pintei um pano de prato, com aqueles moldes prontos, que você tira uma pecinha, pinta ali, recoloca, tira outra e assim vai. E depois, já mais velha um pouquinho, tentei aprender macramê - acho que é assim que fala - que é uma arte com fios entrelaçados, fazendo nós e nós e nós, que resulta em uma infinidade de coisas e eu não passei de uma pequena bolsa mixuruquinha.

É. Nunca tive muita paciência. Não sei crochê, não sei tricô, não sei costurar, embora minha mãe e minha avó sejam mestras nisso tudo. Não que eu nunca tenha tentado. Eu tentei sim, creia. Mas o que eu via linhas se transformarem em toalhas lindas, lãs tornarem-se blusas quentinhas e tecidos virarem roupas perfeitas, tudo que eu tocava saia ou apertado demais, ou largo demais, ou torto demais, ou.......

Claro que eu desistia. Não há aluna que aguentasse a mãe dizendo que 'é simples, minha filha, olha aqui'... e a tesoura deslizava macio por entre as marcações no pano ou a avó que murmurava 'ai, você tem a mão pesada, não é possível', quando uma simples rosetinha de crochê virava um chapeuzinho de boneca de tão apertado que eu fazia os pontos.

Só que com os cartões eu me dei -parcialmente- bem. Embora a maioria tenha saído torto, pra mim, ficaram ótimos. Fiz com tanto carinho cada um deles. A idéia vinha, e eu colocava em prática. Fios daqui, lacinhos dali, dobra, corta, acerta, ou pelo menos tenta acertar, né? ^^

Fiz muitos. Acho que foram uns vinte ou vinte dois.... e foram todos devidamente despachados no correio ontem, cada um para seu destinatário. Ainda sobrou papel e alguns lacinhos e enfeites. Usei até florzinhas de crochê que eu tinha guardado da época das aulas malucas, enfeites de natal que nunca saíram da caixa, lacinhos de presentes que acabei guardando por serem bonitinhos. Foi estimulante.

E quer saber? Foi um prazer fazer, mesmo que tortinhos, uns sem graça, outros mais legais. Gostei. Gostei sim. ^^