05 outubro, 2004

E é claro que o anonimato dos partipantes prevalecerá. Então, passemos a denominá-los por B1 e B2. Com nenhuma ligação aos Bananas de Pijamas, claro. Post cheio de piadinhas internas, caso você não veja tanta graça como eu vi. B2 é quem escreve. Agora, chega de explicação, Polly, e vamos ao email...

(...)

Quando ainda vivia no mundo underground e profano da fac de matemática, antes parar com as drogas pesadas, conheci um sujeito muito figura, quase um junkie da matemática. B1 se chamava e era louco - tá tá, redundante dizer isso, considerando que o sujeito fazia matemática. Mas hei, ele era louco até em relação aos outros alunos.

Pois bem, B1 era desses desregulados que entendia de Teoria dos Números e Equações Diferenciais como ninguém (perdoa os nomes feios, mas sei que vc tb tem um passado negro e que, por conseguinte, esses palavrões devem significar alguma coisa para vc). Numa aula de Álgebra 47 (ou sei lá qual), rola o diálogo:

- B2, vc dá aula para vestibular, né?
- Ahã. Desde que entrei na faculdade.
- É que eu tô dando aula particular para uma menina e ela me mostrou um problema que eu não consegui resolver. Sei que deve ter uma dessas manhas de vestibular mas eu não tô enxergando. E sei que não posso usar matemática universitária com ela...
- Diga lá, qual é a questão?
- É essa daqui (mostra a questão). Vc pode me ajudar?
- Claro!! Prova de Mat não específica do vestibular da faculdade tal, ano tal (é, de tanto rever as mesmas questões vc acaba decorando esse tipo de coisa). Faz assim, assim assim que sai. Pegou?
- (cara de quem não entendeu algum trecho)
- B1, faz isso, aquilo e aquilo outro. Assim ó. (escreve a solução todinha, linha por linha explicando tintin por tintin). Aí no final tá pronto, é só fazer essa continha de subtração.
- (mesma cara)
- Porra, B1! O que vc não tá entendendo? Entendeu isso aqui?
- Ahã.
- Essa parte?
- Ahã.
- Essa daqui?
- Ahã.
- E essa última?
- Tb.
- Então o que vc não entendeu, homem? Só falta a continha de subtração!!
- (mesma cara de novo)
- B1, é só uma conta de subtração (não lembro mais, mas algo como 98-49).
- É, pois é, é que..
- B1, COMO ASSIM??? Vc faz aquelas transformadas de Laplace de cabeça e não sabe calcular isso????
- É, bem...
- B1, de cabeça, quanto dá isso?

Depois de uma série de chutes errados ele finalmente acertou - lá pela décima tentativa. Incrédulo - afinal ali estava um dos melhores alunos do Instituto de Matemática - ainda perguntei:

- Catso, B1, como vc calcula troco?
- Pô, eu faço que nem a trocadora do ônibus: a passagem é 1,50?
(coloca moedinha de 50 centavos) dois (vai colocando progressivamente várias notas de um real) três, quatro, cinco. Pronto, taí o troco.
- Meu Deus...
- É que eu nunca aprendi subtração direito...
- E pensar que vc ontem estava me ensinando integrais múltiplas-com várias variáveis-extras-com abas-anatômicas....

matematica.gif

hohohohohoho.