20 junho, 2004

O papai está bem... é tudo muito rápido. Já tirou o tampão, a medicação consiste em pingar um colírio de duas em duas horas, o cristalino manda dizer que vai bem, obrigado, e toda a correria se resumiu a impressão de ter levado uma big duma porrada no olho direito.

Ainda brinquei com o médico, dizendo que ele bateu no meu pai. Ele entendeu a brincadeira, mas explicou que o roxo em volta do olho é por causa da anestesia, que é administrada bem nessa curvinha embaixo do olho... (ai, que aflição...)

Tá tudo bem, de verdade. Meu pai é um senhor obediente que só vendo. Não pode ficar na claridade, principalmente no Sol durante uns 10 dias e ele não fica, precisa de ver. Tá, as vezes pego ele numa claridade maior, mas ele obedece na hora.

"Sai daí, véio."
"Tá bão, tá bão."

:)

Mas o papo aqui é outro...

Estou eu vendo televisão ontem à tarde, enquanto meu pai cochilava. E reparei pela primeira vez numa propaganda política que o José Serra está fazendo. O comercial-propaganda-política é sobre a catarata, onde o Serra aparece falando que os oftalmos disseram à ele que "não-sei- tantos-mil" estavam cegos por causa de catarata, e que ele (o Serra) decidiu fazer um mutirão para cuidar das cataratas e tal, tudo gratuíto.

Ok até aí, certo?

Daí começa a aparecer imagens, do povo se tratanto e tal, e a voz do Serra ao fundo, falando isso aí que coloquei. Quando de repente, MEU PAI aparece de relance. Dei um salto no sofá. É tudo muito rápido. Espera, Polly, tá passando toda hora. Esperei. De novo. CARACA, não estou louca. Pego o telefone, ligo para a minha mãe.

- Acho que o papai está numa propaganda do PSDB, do Serra.
- O QUê?
- É, mamãe, de catarata...
- Sério?
- É, põe na Globo.
- Péra, que começou um na Record.
- AHHHHHHHHHHHH, é esse aí mesmo.... agora, olha!
- Vixe, é seu pai...até as pintinhas do rosto.
- kkkkkkkkkkkkkk
- kkkkkkkkkkkkkk
- Mas mamãe, isso tá errado.
- Lógico que está, teu pai pagou $2.600 para operar....
- Pois é.

...

Enfim, coloquei todo mundo pra ver. Ia ligando e esperava o comercial passar. (passa todo intervalo comercial em praticamente todos os canais, mas não sei em quantas cidades, bem provável que só em SP). E está comprovado. É o papai. Até ele já comprovou. Ele aparece deitado, alguém pingando um colírio no olho dele.

Mas vamos combinar?

1 - ELE PAGOU PELA CIRURGIA.

2- NÃO FOI NADA PELO SUS.

3- TODO O CAMINHO PERCORRIDO ATÉ A MESA CIRÚRGICA FOI PAGO... (exames laboratoriais e clínicos, leito, internação, tudo)

4 - ELE NÃO SABIA QUE FOI FILMADO.

5- NÃO SABE TAMBÉM DISTINGUIR EM QUAL MOMENTO FOI USADO A IMAGEM, porque em diversos exames, tinha que pingar colírio, inclusive momentos antes da cirurgia...

6 - NUNCA CHEGOU ATÉ ELE A INFORMAÇÃO DE QUE A IMAGEM DELE SERIA USADA NUMA PROPAGANDA POLÍTICA

7- COMO É QUE COLOCAM A IMAGEM DE UM PACIENTE "PARTICULAR" NUMA PROPAGANDA DE CIRURGIAS DE "MUTIRÃO"?

8 - SUPER VÁLIDO A INICIATIVA DO SERRA, MAS A CIRURGIA DO MEU PAI FOI HÁ DOIS DIAS E ESSES MUTIRÕES JÁ FAZEM UM TEMPO.

9- TÁ TUDO ERRADO: uso de imagem sem autorização e indevida, dentro de uma propaganda que fala de cirurgias gratuítas...

10- NÃO SEI O QUE VOU FAZER, MAS VOU FAZER.

O primeiro passo foi gravar o comercial, caso páre de passar - tem um outro, num mesmo naipe, falando de genéricos- e o próximo passo é falar com o médico. Tá errado, né? Acho bacana as idéias do Serra, porque ajudam.. Mas vamos pelo caminho certo. E é por essas e outras que odeio política.

PS: procurei por links, mas não encontrei nada consistente...