18 junho, 2004

O olho humano é semelhante a uma câmara de filmar. No segmento anterior, internamente, existe uma lente, o cristalino, com sua capacidade de focalização, e na parte posterior, uma película nervosa sensível, a retina, que funciona na captação de imagens.

A retina transmite ao cérebro a imagem que, através do cristalino, é focalizada pelo olho. Para uma visão adequada é preciso que o cristalino seja transparente, para que os raios de luz possam entrar e serem captados pela retina.

A catarata é o cristalino opacificado, que impede total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina, prejudicando a visão.



É inevitável que, com o correr dos anos, o ser humano venha a ter catarata.

Em geral, ela começa a aparecer depois dos sessenta anos, porém esse processo pode ter início mais cedo.

O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da catarata, embora existam outras origens: hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas, medicamentos e infecções oculares.

Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido até hoje é a intervenção cirúrgica.

O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de cirurgia. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com maior rapidez. A catarata não é como alguns pensam, uma membrana que cresce sobre a córnea e que é retirada através de uma "raspagem"; a isso dá-se o nome de Pterígio.

A baixa da visão provocada pela catarata só poderá ser recuperada pela remoção do cristalino opacificado e a introdução de um cristalino artificial (Lente intra-ocular).

O implante intra-ocular na cirurgia de catarata foi o maior avanço da Oftalmologia nos últimos 20 anos. As novas técnicas cirúrgicas permitem colocar essa cirurgia como uma das de maior eficiência na medicina atual, com mais de 90% de sucesso funcional nos grandes centros e em clínicas especializadas. A cirurgia é realizada em centro cirúrgico sob sedação com anestesia local com assistência do anestesista. O seu tempo de duração é em média de 15 a 20 minutos e o paciente permanece na clínica em torno de 3 a 4 horas.



E foi isso que o papai fez hoje. Ele está bem, obrigada. Mas a cirurgia demorou uma hora e meia e ele vai ficar internado ainda - tudo por causa da pressão alta.

Depois de vários exames (mas vários mesmo...) hoje ele entrou no laser. Dá-se um ponto, o que deixa a sensação de areia no olho, como ele mesmo reclamou. Não, meu pai não reclama não, ele é praticamente um santo. E está lá, no hospital, quietinho, esperando a alta amanhã. Daí, ele vem pra cá, pra minha casa.

O médico disse que a cirurgia foi um sucesso. Com tanta convicção, eu acredito, doutor. Só tenho a agradecer.

E será que é pro senhor, doutor, que agradeço também a companhia do meu pai nos próximos dias? Ou será que é para a minha mãe, que não o quer por lá? Em qualquer um dos casos, OBRIGADA.

... não me lembro mais de como é ter meu pai por perto. Mas vai ser uma gratificante experiência, tenho certeza.

'Tou te esperando, papai.
Vem de mala e cuia, que faço até bolo.

Ah, papai: hoje eu vi no aparelho do doutor donde herdei meus tons verdes dos olhos... tens os olhos verdões, sim senhor.... !!!!