23 dezembro, 2003

Natal é isso?

(devaneios de uma cabeça que não entende muito bem o que virou o dia 25)

Estamos no auge da vibração da alegria , numa só voz. O mundo se reúne para compartilhar de um mesmo sentimento, único, íntimo. Dias depois, voltam todos à sua vida "normal".
Me desculpe por qualquer coisa que eu fale do Natal, que te possa parecer agressivo; mas se temos um ano inteiro para refletir, essa reflexão tem que ser real, livre de dúvidas.
Para quê o Natal? Para fazermos de conta que está tudo em perfeito estado, para encenar outros personagens que não somos, para oferecer presentes e sermos caridosos ou para amolecer um pouco nossa dureza e aturar a pessoa que pensa diferente da gente? Não é tudo isso ridículo se precisa ter data para ser praticado? Então, melhor ser Natal todos os dias e nossa tolerância se tornar além de atos mascarados de atitude glorificante.
Enquanto houver pessoas chorando na noite de Natal e a injustiça crescer pelo mundo, não consigo me deixar levar por momentos festivos, que explícita nossa inferioridade, entre hipocrisias, alcoolismo e gula fantasiada de convivência familiar...
É isso o Natal? Se é, então aqueles que não podem ter uma ceia, um vinho ou a família por perto não têm Natal...

Não posso pensar no Natal só uma vez no ano. Não posso sentar-me numa mesa farta enquanto bocas imploram um pedaço de pão.. Não consigo rir, porque se eu fechar os olhos, consigo escutar a lamentação daquele que não tem um abraço amigo, porque me arrepio só de pensar nos doentes agonizando e muito especialmente nas crianças que moram nas ruas...
Não posso trocar presentes somente com o sentido comercial... Se existe a tradição da troca de presentes hoje, não é porque os reis magos presentearam Jesus na manjedoura - eles só estavam agradecendo o verdadeiro presente que eles receberam: o próprio Jesus, presenteado por Deus à humanidade.... alguém se lembra disso? Tenho minhas dúvidas.
Por isso, com desejo de que Deus suavize um pouco nossa existência e nos olhe com misericórdia todos os dias do ano, encerro esse post... não que eu não goste do Natal - eu só acho que realmente esqueceram do sentido dele, assim como banalizaram definitivamente o amor.

Fiquem todos bem.
Sempre.