20 março, 2003
Hoje estou saudosa... Como já falei... É uma sensação daquelas boas, de pensar na vida e como fui egoísta em pensar que não era bom! Hoje corro mais, acordo as 7h, utilizo meu horário de almoço para levar as crianças na escola, depois as 17h as busco, aí é que sento e respiro. Eu estava até me olhando há uns dias: faz meses que não faço uma escova, minhas unhas estão sendo feitas em casa mesmo... engordei. Não tenho tempo para cuidar de mim. Tempo até tenho, não tenho disposição... a minha filha maior é um anjo, auto-suficiente aos 8 anos, as vezes até me esqueço dela e vou procurá-la, ela está mergulhada em algum livro, ou jogando vídeo-game, ou assistindo TV, ou fazendo artes (no sentido literal da palavra, já não tem onde colocar mais quadrinhos coloridos e presentes pra mamãe...). Em compensação, a menor... complicada minha relação com ela, muitas vezes, mas muitas vezes mesmo, a olho e penso: como ela é diferente! Aos 5 anos acha que tudo pode, faz tudo sem permissão, tem uma personalidade fortíssima. Difícil de lidar aos 5... penso no futuro.
Mas...voltando ao passado. Senti saudades quando minha auto-estima era maior... perdi muito dela nos últimos 5 anos, porque brincaram de sentimento comigo... é isso mesmo... Brincaram de amor comigo. Só que brincaram com a pessoa e sentimento errados. Acho que sou uma das poucas ainda a acreditar no amor... quem visita esse blog já sabe disso. Tanto é que não me lêem escrevendo sobre a guerra. Não suporto nem pensar que existam pessoas assim... quando vejo as notícias invadindo tudo quanto é lugar que olho, minha crença no amor a transforma em filme, irrealidade. Sou extremamente altruísta para lidar com a realidade facilmente. Hoje pela manhã, ao ler o jornal, não passei do terceiro parágrafo, pois já estava com os olhos cheios de lágrimas... Tenho saudades hoje de um amor sincero que acho que nunca tive. É essa principal angústia do meu peito. AMOR SINCERO. Eu acho (e digo por experiência) que banalizaram demais o amor. Todo mundo tem seu preço. Não digo dinheiro, especificamente. Dinheiro também, mas não só ele. Todas as pessoas são negociáveis - seja ele o preço que for - e assim, perdem toda uma caminhada. Já perdi e me fizeram perder o rumo (do amor) dezenas de vezes. Pra mim, e talvez pra vc também, sinceridade é o eixo de tudo. Só que quando se mente (Foi comprado! Perdeu o rumo!) nunca mais se acredita. Pode até ser que relevemos o resto dos dias juntos (ele pensa que mente, eu finjo que acredito) - se escolher assim, mas a dor incessante no coração pulsará junto com seu ritmo. Na teoria tudo é belo, na prática tudo dolorido. Eu, a cada pulsar de meu coração, pulsa junto a dor, de ser alvo disso - de se venderem fácil e inescrupolasamente. Eu sei que estou reticente, que não estou sendo direta, mas não quero falar sobre isso profundamente. Me deprime, me revolta.Porém, não vou deixar de amar, não vou deixar de crer no amor... Há de ter uma versão minha mais feliz perdida por aí. E eu vou achar um dia, seja quem quer que seja que esteja comigo. E a saudade maior que sinto é essa: a de meu coração pulsar limpo e imaculado. Essa a razão de minha saudade hoje... se é que saudade precisa de razões.