11 março, 2006

"Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."

Primo e Kika colocaram-me nessa. Ok, vamos lá.




Mania 1 - Simetria

Tá, tou pensando aqui que vou falar muito mais dos meus sintomas de TOC do que manias mesmo - que há uma diferença, pergunte ao psiquiatra mais próximo. Mas precisa estar tudo simétrico. Tudo. Tudo que vou ler, móveis, quadros, roupas, objetos, tudo que escrevo (já passei horas arrumando parágrafos de um e-book no word)... absolutamente tudo. Pense em algo. Pra mim, tem que estar simetricamente arrumado. Até isso que você pensou. Pra ter noção, arrumo prateleiras de supermercado.

Mania dentro da mania: organização - que é diferente de limpeza. Tem que estar organizado, não necessariamente limpo. Se não dá tempo, por exemplo, de limpar tudo, pelo menos as camas arrumadas e a louça lavada. Não suporto bagunça. Inclusive, só consigo tomar café da manhã (ou começar a viver o dia) depois que dou um jeito na cama, na manta do sofá que nunca está arrumada, na loucinha da pia e dos animais de estimação tratados. Daí sim, sento pra ler o jornal e tomar café.




Mania 2 - Frango com catchup

Nem gosto tanto de catchup. Nem sou daquelas que colocam catchup em lanches, nada disso. Mas em frango eu coloco. Qualquer tipo de frango: frito, cozido, assado, filé, pedaço, moído... é frango? se tiver catchup, eu coloco; se não tiver, sinto falta. Me disseram que isso é uma coisa meio americanizada. É. Mas que é engraçado ir almoçar com amigos e eles pedirem o catchup pra mim, se o prato for frango, isso é. Mania dentro dessa mania: por falar em comer, eu odeio ser interrompida quando estou comendo. Seja pelas meninas, pelo telefone, pela campainha, pelo papa. Por isso que eu já cuido de tudo primeiro: pra quando eu sentar pra comer, ninguém me encher os pacová...




Mania 3 - Reticências...

Já notaram o quanto eu uso reticências? Por Deus ! ..... :P




Mania 4 - Dormir com um pano no rosto

Onde vou, levo umas camisetas a mais pra isso. Não consigo dormir, se não colocar um pano (no caso, é sempre camiseta branca) na cara, tampando os olhos. Não pode o lençol, não pode aqueles tampões pra dormir... eu tenho um, engavetado. Tem que ser camiseta. Branca.

E aqui cabe outra mania dentro da mania: só durmo do lado esquerdo, de lado, encolhida e alguma variações a partir daí. Se eu viro pro lado direito, acordo na hora. De bruços, até durmo. Mas a cabeça virada pro lado esquerdo. Fóreva.




Mania 5 - Trancar e verificar

Isso também é TOC.

Verifico fechaduras trancadas assim que tranco. Doentio. Exemplo: saindo de casa, tranco a porta, vou saindo, depois de uns passos, volto e verifico de novo. Ritual. Chegou ao cúmulo absurdo de eu voltar do trabalho pra fazer isso. Te juro. Eu notei que tinha esquecido antes, mas relutei em voltar. Peguei o carro no estacionamento e, ainda relutando, cheguei no trabalho. Nem consegui descer do carro. Tive que voltar pra casa e verificar que tinha trancado mesmo.




Tem mais:

Leio tudo que se passa pelos olhos é inevitável até; rôo unhas (mesmo que tenha acabado de sair da manicure) qdo me estresso; odeio poça de água na pia - enxugo na hora; estouro cravos e espinhas - meus e dos outros (tem gente que me odeia por isso); não consigo andar sem nada na mão - que seja a chave, mas as mãos vazias não consigo, parece que estou nua; não sei ficar em ambientes bagunçados - seja de quem for; desviro calçados, tapetes, qualquer coisa que esteja virada; só consigo ver números pares - em volume, por exemplo; cheiro tudo que passa nas minhas mãos, inclusive me cheiro muito também; não fico confortável dentro de água (piscina ou mar); tenho compulsão doentia e irrefutável por sapatos; o box do banheiro tem que estar fechado, assim como gavetas e portas, sempre; tomo água sempre depois de tomar café; falo mais do que deveria; conto tudo com muitos detalhes; acordo muito durante a noite pra verificar as meninas dormindo; não consigo comer com gente fazendo barulho; troco as fotos dos porta-retratos semanalmente, porque me enjoa fácil; mudo os móveis de lugar sempre que posso, pelo mesmo motivo; tenho aversão à papéizinhos pequenos de recados; ninguém toca na minha coleção de velas; (...)

Enfim. De médico e louco todo muito tem um pouco.

Pelo que eu entendi, tem que indicar 5 pessoas pra responder. Nunca respondem, qdo eu indico. Então vou deixar pra quem quiser fazer, ok? Fica de assim.