04 agosto, 2005

Tenho uma tia, irmã de minha idolatrada salve-salve mãe, que ama cachorros. Ama animais. Ela tem 5 cães, três gatos e um cacetilhão de pássaros. Inclusive se o meu tio (irmão dela) não fosse polícia ambiental, ela já teria tido problemas com aqueles pássaros todos.

Sempre 'condenei caladinha' a forma que ela trata os bichos. Óquei, aqui dá uma discussão e tanto, porque vão me massacrar os amantes dos caninos e felinos da vida, mas acho sinceramente que tudo tem um limite e o dela extrapola qualquer um. Uma das minhas maiores discussões com a minha tia foi quando minha avó (mãe dela) teve que ser internada e ela cogitou enfermaria ao invés de apartamento. Ora, ela gasta hor-ro-res com os animais dela e queria internar a mãe dela numa enfermaria? Pois é.

Isso não é nada. Todos os bichinhos quadrupedes dela tem roupinhas de inverno e verão, lacinhos, brinquedinhos, casinhas fofinhas... os pássaros tem um viveiro maravilhoso, fechado de portas de vidro, com troncos para eles se pendurarem, telas para eles subirem, argolas para eles escalarem, vivem soltos como em um habitat natural. São muitos dinheiros por mês em alimentação, pet-shops e cuidados veterinários.

Cada um faz o que bem quer com o seu dinheiro? Sim, concordo plenamente.

Mas aí a pessoa ficar bitolada é bem questionável. Você não consegue ter uma conversa sadia com a pessoa, que ela logo interrompe para falar que a Fifi tá com isso, que a Buba fez xixi na sala (sim, são todos dentro de casa) ou o gato sumiu o dia inteiro, onde será que ele está.... Por um zilhão de vezes, larguei ela falando sozinha porque não conseguia concentrar, desviava a atenção para o casal de agapornes (pássaros) que tiveram filhotinhos ou 'esperaí, que vou abrir a porta para os gatos entrarem'... um inferno.

O que me incomoda muito é ela só falar de bichos, só pensar em bichos, e viver pra isso. A última que ela me aprontou foi pegar 5 filhotinhos de cachorros na rua, abandonados, e trazer para a minha casa, porque ela não tinha espaço para eles lá. Cuidei de todos eles - e gosto, claro - mas doei assim que cresceram um pouquinho. Absolutamente normal, se ela não ficasse o tempo todo enchendo a paciência para saber se os novos donos dos cachorrinhos estão cuidando bem, se foram vacinados e tralálá. Como vou saber? Mas ela insiste tanto, mas tanto, que tive que ir atrás de um por um para ter certeza que estava tudo bem.

Ela não sai de casa à noite por causa dos animais e viajar, nem pensar. Dedica umas três horas por noite para cuidar dos pássaros todos e enquanto está no trabalho, liga pra empregada fechar a janela porque está ventando ou lembrá-la de alimentar o gato com frango desfiado. Ah, então, a alimentação não se resume somente à rações. Os gatos comem frango desfiado (peito) no almoço e no jantar... e os cães comem arroz sem tempero nenhum com fígado moído todos os dias, amém.

Sempre achei um absurdo. Sempre falei que era falta de casar e ter uma dúzia de filhos para cuidar. Sempre achei insensato e até mesmo doentio. Mas agora, depois que assisti uma dona granfina anônima doar 7milis e 500 reaus convertidos em produtos caninos para doar à cachorros carentes, calei-me. Minha tia virou uma pé-de-chinelo perto disso.

Cachorros carentes. Tou bege até agora.