31 julho, 2005

Por causa de problemas com spams nos comentários, chegou um dia que quase botei a perder um blog inteiro. Por causa dos mesmos spams, o sistema de comentários mudou, para Visualizar antes de Postar. E quando eu pensei que finalmente estava tudo resolvido, a entrada dos malditos spams continuava.

Procurei pelo provedor, que alegou não poder ajudar mais. Se o provedor não podia mais ajudar, então quem é que poderia? Depois de algumas procuras no Google, vi que tinha jeito. Entrei em contato com pessoas que entendem de Movable Type, e embora as respostas tenham vindo de prontidão, eles não podem fazer muita coisa por sites hospedados em outros provedores que não o deles. E, finalmente entendi que, embora tivesse jeito mesmo, não seria assim tão fácil como imaginei.

Vasculhando aqui e ali, e com muito medo de tentar fazer sozinha a instalação de outros plugins que ajudam a bloquear os spams (Blacklist/Scode) e acabar com o blog novamente, fiz então o que eu podia fazer: fechei todos os comentários antigos.

Como assim?

Ficará aberto só o comentário do post em vigor, sendo ele fechado imediatamente assim que entrar outro post. Então não vai dar mais para comentar em posts antigos, a partir do anterior à esse. Tudo que tiver que comentar , vai ser no post atual. Sei que é chatíssimo. Mais chatíssimo ainda é fechar os comentários de praticamente 700 posts, um à um. E muito mais chatíssimo ainda são os tais spams.

Foi a forma que achei -e que eu pude fazer sozinha- para sanar o problema. Porque não estou falando de uma dúzia de spams. Estou falando de centenas diariamente, que eu tinha que apagar um à um. Não é bolinho não. Difícil e desanimador.

Então que passei três dias me dedicando a fechar cada um dos comentários de cada um dos posts daqui, e continuarei fechando o anterior sempre que entrar com um post novo.

Tentei buscar ajuda, não consegui. E claro que fiquei p da vida com o provedor. Mas, de alguma forma, acho que isso ajudará.

É isso.