21 fevereiro, 2003

Quantas vezes nos sentimos perdidos e o coração nos resgatou? É ele que nos mostra o amor tão procurado e que nos indica tudo o que precisamos para sermos felizes. E, por mais que isso incomode, ele está sempre certo. Não escutá-lo é dar as costas para a realização.

Tonalizadas pelo coração, as paisagens mais sombrias assumem estruturas brilhantes; os eventos do cotidiano tornam-se especiais; e o ambiente a nossa volta transforma-se na habitação da felicidade... A filtragem do coração faz com que paixões descontroladas se transmutem em sentimentos nobres e construtivos. Com o seu toque, ele revela o essencial em tudo o que existe.

Quando permitimos que o encantamento do coração invada por inteiro o nosso viver, nos tornamos cativantes, pois o magnetismo mágico irradiado por tudo o que fazemos, pensamos e dizemos fascina a todos que encontramos. Tudo o que tem a marca do coração dá certo.

As palavras que nascem no coração conseguem estabelecer uma comunicação perfeita, pois atingem diretamente a alma das outras pessoas. O coração nos conduz com segurança ao nosso destino. Basta confiar nele, pois só os seus olhos enxergam para além dos horizontes imediatos.

O coração sabe que podemos realizar os nossos sonhos. Ele conhece tudo aquilo que mais desejamos. Por isso, a cada instante, ele nos dá a força para continuarmos lutando... O coração trás dentro de si todos aqueles a quem ama, sem desejar dominar ninguém. Para ele, não existe posse ou manutenção, pois o amanhã é apenas esperança; e também não existe melancolia ou lamentação, pois o passado é tão somente uma lição. Para o coração só existe o agora.

Por isso, ele apenas ama, e isso é tudo o que sabe fazer... As razões do coração são as mais doces. O que é insignificante aos olhos do mundo, o coração considera importante. Para ele, uma flor é um tesouro; o orvalho é uma benção; um sorriso é a beleza em sua forma mais perfeita; e uma hora ao lado de quem se ama é igual a mil anos. O coração é fiel às leis que regem o universo e à harmonia presente em tudo o que existe.

A sabedoria do coração pode parecer tolice, pois ela se apóia em princípios muito simples. Em sua singeleza, porém, está a cura para todos os males do homem e do mundo. O coração é infalível, porque não julga os outros pelas aparências, mas conhece por inteiro o processo de cada um. Para o coração o melhor momento é o momento oportuno. Assim, ele o espera com tranqüilidade e confiança, pois conhece a mecânica da vida, que privilegia apenas quem está no caminho do bem...

Ao coração só interessa seguir a sua própria natureza. Para ele, prêmios e castigos não fazem sentido algum. O coração jamais é egoísta, volúvel ou desrespeitoso, e a sua alegria está em ser verdadeiro e puro. O coração é sempre o mesmo. Ele não envelhece, nem se deixa envolver por angústias e perturbações. O coração é algo indestrutível. Nada pode macular a sua essência, pois ele basta a si mesmo.

O coração determina o curso de nossas vidas. Seguir ou não esse curso é algo que nos cabe decidir. É bom lembrar, contudo, que ele não é responsável por nossas escolhas erradas. O coração é o sublime legado de Deus para cada um dos seus filhos. Por maiores que sejam os descaminhos, ele está sempre lá para orientar; por piores que sejam as dores, ele está sempre disposto a consolar; e por mais longa que seja a jornada, ele estará sempre presente para trilhá-la conosco.

Ouvir o coração significa atendê-lo, mesmo sem entender completamente os seus motivos... Então, se há algo pra fazer, faça! Mas vá de coração ... ele é o seu manual.... e, pode até te decepcionar algumas vezes, mas não o culpe nunca, porque a razão nunca dará a você o sabor doce da vida que o só o coração pode dar. Vá em frente! Paz!