01 maio, 2004

Se tem uma coisa que lido diariamente é com números, índices, altas, baixas, essas coisas que todo mundo sai da frente da tela da TV pra tomar uma aguinha, ou fazer xixi, quando o Bonner começa a falar de superávit e quatrocentas siglas que ninguém entende. Quando digo ninguém, estou me referindo à quem importa entender, ou seja, o povo.

Estou aqui em casa hoje, feriado, onde todo mundo aclama mais uma vez o aniversário da morte do Senna. Tá, de burrice bastam as siglas. Como disse o Madeo, deixa o cara morto. Não falei nada do dissídio vergonhoso de 20 reais e prometi que não ia falar, porém, minhas mãos estão coçando pra isso, mesmo que eu fale só pra desabafar mesmo - o que é a idéia desse canto azul aqui.

Alguém aí lembra feriado do quê é hoje? Então, não é porque o Senna morreu não. Hoje é Dia Mundial do Trabalho, ou seja, mais um dia pra "comemorar"a santa ignorância do povo. Ignorância alimentada por nosso Governo, claro. Governo esse que tenho que ver fazer merda, jogar no ventilador, e ficar aqui, limitada ao meu canto azul.

Não sou boa pra falar dessas coisas aqui, mas a revolta cresce dentro de mim. Foi tanta imposição ao PSDB, que hoje acredito que o PT nem sabia o que estava falando, na verdade. Queriam é entrar no jogo, invés de gritar em palanques, de camiseta velha, surrada e ainda por cima, vermelha. Ai. Porém, lá, de terno e gravata, fazendo tim tim com Chandon, viramos gerentes da burguesia. Melhor então seria o Serra, meu deus, afinal o FHC tinha, pelo menos, um projeto pra 20 anos - lembram disso?

Quando falo dos "camisa vermelha suados em palanque", me refiro ao top da coisa... pq agora quem virou militante sou eu, mas nem me venha com a idéia de vestir vermelho... vermelha estou de raiva mesmo, quando vejo o Sr. Lula-lá prometer 10 milhões de empregos ao povo esperançoso e quando UM vai reivindicar isso na porta do Palácio, atea fogo no próprio corpo e morre no hospital com queimaduras de não sei mais quantos graus. A vítima da lucidez do desemprego - porque ele não estava louco, garanto - era metalúrgico e achou que o Sr. Presidente o atenderia, talvez por causa dos tais palanques da vida por onde ele já devia ter escutado o mesmo Sr. gritar esperanças, anos antes. Triste.

Assim como muitos, não estou aqui para experimentar o Lula-lá. Por mais maquiagem que tenha tido a campanha, sinto vergonha de tudo isso. Por mais despolitizado que o povo seja, eles sabem que se colocaram o metalúrgico de 9 dedos lá, é poruqe queriam algo diferente, por mais que não saibam o que é política de esquerda. E por mais que saibamos que o próprio Lula nem saiba mais o que é isso.

Eu poderia dizer que tudo é culpa do poder, que cega, que muta, que rouba a humildade do ser humano, ms não sei bem se é isso não. Foi tudo muito bonito, em épocas de campanha presidencial, tanto blablabla comovendo o triste desempregado... e agora? o que temos? qual o projeto? vão governar até quando, ligados no piloto automático?

Porque, desculpa a minha ignorância, esse Fome Zero e outras coisitas mais que tratam de se gabar tanto (Bolsa Escola, Salário família...) é tudo ESMOLA. Pra quê? O povo quer dignidade. Quer voltar a noitinha do trabalho e ter o que comer em casa. Dig-ni-da-de. Poder ir à padaria comprar pães pela manhã e gritar pelo café, que atrasou. Ter as contas em dia, e ver os filhos irem pra escola com o material completo... Há quem goste de esmolas, mas eu prefiro dignidade. Ensinar a pescar é uma dignidade e tanto, invés de dar os peixes.

Falem o que quiser, mas o FHC governou seus 8 anos com competência. Interagiu com o povo, desde a entrada do Real, onde era ainda ministro. Podem falar, repito, mas ele pelo menos mostrou-nos que somos mesmo mendigos do capital de fora, mostrou ser um destino inescapável. Foi honesto, enquanto na esquerda, nosso estimado presidente hoje, ainda em tempos de militância, cuspia nos microfones que o Brasil não podia ficar quieto com a verdade do FHC. Tínhamos que nos impôr.

Então, impusemo-nos. E? E nada. Se não se pode com o capitalismo, juntemo-nos à ele. E sigamos com a democracia errada desse País. E, daqui do fundo da classe, vemos tudo acontecer, caladinhos. Inapetência. Sejamos então o 51º estado da américa, que venha a ALCA, ex-país do futuro. Isso fica claro se continuarmos na posição de só dizermos amém.

Se o MST não virasse a merda que virou, seria uma boa alternativa, principalmente porque eles continuam contra. Mas desandou. Se fosse como antes, seria uma solução histórica. Fixaria o homem no campo, esvaziaria a periferia dos grandes centros, diminuiria os crimes, descentralezaria o mercado, demandaria infra-estrutura, criaria consciência ecológica, exploraria recursos naturais, organizaria comunidades produtoras, incentivaria o turismo, a auto-estima, produziria EMPREGO.

Mas que triste esses verbos no futuro do pretérito...

Só o que vemos então são foices na mão de um lado, e ternos de grife do outro.

E NADA pra se comemorar hoje.
Só a lamentar.
E chega, que nunca falei tão sério por aqui.

***************

Mas voltemos a falar de coisas interessantes, do tipo, que signo vc é mesmo?
Continua me contando....