27 abril, 2004
Ame Certo!

Recebi por email e achei engraçado essa vida regrada que tentam nos impôr. Até para amar, tem regras. Recebi um outro também que, resumidamente, dizia que não podemos amar o amor.... incrível! então estou imposta a regras até para amar. Não estou criticando, por mais que possa parecer crítica. Estou realmente estupefata com um assunto que gera livros e mais livros - e consequentemente rios de dinheiro para seus devidos autores - ensinando a amar. Mas amar não é aquilo que simplesmente sentimos, que chega sem avisar, que adentra sem permissão, que controla todas as atitudes, que tira a racionalidade e nos tornam efêmeros? Amar tem regra? Pôxa, bem que eu gostaria mesmo de apontar pra um Brad Pitt da vida e dizer: é por ele, vai coração, vai mente: se apaixonem, agora!; e a partir daí tudo seja feito conforme a minha vontade. Mas peraí de novo: conforme vontade de quem? Eu nem sei o que é vontade enquanto amada e amando. Os dias incrivelmente se vestem de purpurina e damos bom dia até pra Dona Formiguinha.... enfim, estado muito, muito bom, que sinto saudades... Mas vamos ao email, com as tais regras e com meus comentários, lógico, que não poderiam faltar...


[email]

Rejane Freitas em seu livro Pare de Amar Errado (Editora Matrix)

Passo 01
Não ame demais. Ninguém vai ficar com você apenas por que é muito amado. "quem ama demais, ama sozinho." Realmente, amor daqueles muito pegajoso, ciumento e fácil demais enjoa, sufoca. Por isso lembre-se: amor tem que ser trocado. É preciso seguir a risca o esquema causa e efeito.

(ah tá... trocado né? e quando o cara num tá nem aí pra gente, as vezes nem sabe que a gente existe, que sofremos a cada passo que damos, que enfiamos a cara e a coragem achando que ele é o amor de nossas vidas mesmo com o mundo contra, e ele continua lá, esnobando aquilo que insistimos em sentir? Que que faz? Desliga o botão? Antes fosse assim...)

Passo 02
Não faça qualquer coisa para conquistar Deixe seu parceiro (a) sempre na dúvida quanto aos seus sentimentos. A incerteza de saber você já foi ou não conquistada (o) será sempre seu trunfo Controle sua ansiedade. Não ligue a qualquer momento, nem o (a) procure por qualquer motivo. Não permita que seu sentimento se torne algo frágil e inseguro. Controle o ciúme!

(isso é revoltante... tudo bem que um certo ar de mistério e o não ligar sempre envolve uma certa magia na relação... mas caramba, faz-se um esforço tremendo para que tal coisa aconteça... já fiquei hoooooooras diante de um telefone esperando tocar e ele não tocou; fiquei mal, chorei, ligava com pretextos idiotas... não sou ciumenta - e acredito piamente que isso se é ou se não é e ponto - mas um amor controlado ("não isso, não aquilo") é o quê? porque amor não é... aiai)

Passo 03
Não esteja sempre disponível Se você estiver disponível sempre seu parceiro (a) perderá a chance de conquistá-la (o). E você, conseqüentemente, perderá todos os bons momentos que a conquista propícia. Pior, mais do que isso: a relação acaba por perder o encanto, a atração e a paixão. Então, de vez em quando, diga que não quer sair, que já tem outro programa. Ser valiosa,
indispensável e necessária não é garantia de que a pessoa que você tanto quer bem ficará do seu lado.

(Primeiro que disponível quem fica é táxi. Segundo que é mais ou menos assim: se eu não der atenção à pessoa, aí sim, que a relação vai pro brejo. Ou você insiste em continuar falando com uma pessoa que nunca tem tempo pra vc, hein? hein?)

Passo 04
Não abra mão da sua individualidade Não permita que seu companheiro (a) seja o centro das suas atenções. É preciso que ele (a) sinta que você tem uma personalidade formada, que sabe o que quer e que dedica seu tempo com ocupações que serão revertidas em seu próprio proveito e crescimento pessoal. Gratidão não é amor e está muito longe de ser pilar de sustentação para uma relação.

(Algo coerente, tá. Individualidade é necessário mesmo. Sair com os amigos, dar risada, falar da prisão por tráfico do Buba com a supersônica turbinada da namorada dele, rir, fofocar, etecétara e tal, tuuuuuudo bem, concordo. Ele também: saia e se divirta com os amigos dele. Agora gratidão pode não ser amor mesmo, mas que é uma dádiva de Deus, isso é... que o que tem de gente insensível nesse mundo, sem o mínimo de semancol, só por Ele mesmo...)

Passo 05
Não cobre compromisso. Compromisso é a palavra que mais se teme hoje em dia. Cuidado com ela. Ao pressionar alguém a assumir um compromisso com você, o máximo que você vai conseguir é que viva ao seu lado, mas sem compromisso algum. Aprenda a se relacionar sem expectativas exageradas. Lembre-se o relacionamento é uma experiência de afeto em que não há certezas.

(Isso, na minha revoltada opinião, é uma coisa que vêm vindo, que acontece. Eu não cobro nada, nem falo a palavra, que realmente fazem certos homens saírem correndo desesperados. Incrível. Mas, porém, se você tem mais de 28 anos e há meses está com o mesmo garotão, como apresentá-lo às amigas: esse aqui é o.... o.... meu amigo??????? Sei lá, acho muito estranho. Posso não cobrar compromisso, mas com o tempo, indago o que somos ou deixamos de ser)

Passo 06
Não seja a boazinha ou assuma o papel de heroína da relação Pessoa muito boazinha e prestativa, deixa de fazer por si mesma para ocupar-se com afazeres que irão satisfazer ao parceiro. Você pode até usar a desculpa de que também vai se divertir fazendo isso ou aquilo, mas perceberá
que deixou de fazer muitas coisas prazerosas e evolutivas para você. Também é proibido ser transformado em amigo. Não seja a heroína dele, aquela que resolve todos os problemas.

(Caramba, mas não é legal mesmo? Se teu amor vira pra vc e pede pra ajudá-lo com a tese da pós graduação, vc não vai se sentir o máximo? Existimos pra isso. Eu ajudo até a vizinha a fazer a tese da pós-graduação, não vou ajudar quem amo? Ou o certo mesmo é falar que nào posso ajudar, porque vou fazer algo evolutivo por mim, tipo, pintar as unhas? Ah, não. Não, não e não. Resolver todos os problemas também é demais, mas estar lado a lado, é fundamental. Agora é proibido virar amigo? essa é boa.... aiai)

Passo 07
Não cole ou grude nele Respeite-o. Pessoas pegajosas, ciumentas e inseguras só conseguem minar dentro do parceiro a confiança que sustenta uma relação legal e sadia. Em geral, o que acaba gerando esse tipo de atitude é a entrega em excesso. Que ama assim, cobra mais do parceiro. Lembre-se é importante conseguir dizer sim ou não ao seu parceiro, conforme seus desejos.

(Taí uma grande verdade. Que também pode ser uma grande mentira, dependendo do homem. Lembrando que a autora tá falando de relacionamentos que estão começando, acho uma grande mentira. O maior barato do início da relação é ligar 386594207549 por dia pra falar Oi e toda a consequencia depois disso. Os melhores insights que tenho de minhas relações passadas sào exatamente o início delas, que acabamos perdendo no caminho.)

Passo 08
Não relaxe a aparência depois de conquistar mesmo dentro de casa, procure estar arrumada e cheirosa. Feche a porta do banheiro quando for usá-lo. E nunca o deixe vê-la cortando as unhas do pé ou descolorindo os pêlos. Troque o velho moletom folgado por uma calça jeans, você vai se sentir tão confortável quanto e estará muito mais bonita. Saias curtas, vestidos justos, decotes generosos e até salto alto. Abuse do zelo com seu corpo e aparência.

(Há quem consiga mesmo manter-se no salto depois de anos de relação... Dizer que em um jeans estarei tão confortável quanto estaria num moletom, daí é exagero. E cai em contradição com a minha individualidade descrita lá em cima. Pra se manter assim, só quem tem paciência pra tal mesmo. Durante algum tempo de namoro, lembro-me de ter dado graças à deus por nào me preoucpar se estava devidamente lisinha como manda o figurino.... isso acontece até com a Sharon Stone, peralá. Tem coisas que são absurdas mesmo: a aparência tem que ser mantida, concordo, tudo bem. Mas isso é diário. E ele tem que me ver fazendo xixi sim... pq afinal de contas ele não vai errar o vaso e sujar a borda do sanitário? Me poupe...)

Passo 09
Não tente prendê-lo a qualquer preço O caminho para o amor não suporta a idéia de manipular a vida do outro. Por isso, passe longe de cartomantes para "amarrar" a pessoa que você tanto quer. Também não vale apelar para gravidez, forçar situações ou manipular pessoas para conquistar ou prender seu par. Lembre-se tentar manipular a vida de outra pessoa, só atrasa a sua. E pior, faz com que você deixe de vivenciar experiências destinadas a você.

(.... cartomante? prender o rapaz? quem poderia prender o rapaz é macumbeira, minha filha, cartomante só lê as cartas.... como coisa que isso funciona mesmo... só lá, com a Jackie Joy...)

Passo 10
Não queira discutir a relação o tempo todo, discutir a relação o tempo todo não resolve os problemas de um relacionamento. Troque esses momentos de estresse e desgaste por horas agradáveis ao lado de seu par. A casa deve ser um local agradável para o casal, então opte por um lugar neutro, como um barzinho ou um restaurante para ter essas conversas estressantes.

(Valei-me Deus! Encontrei a grande falha nos meus quase 30 anos de idade! Eu discuto a relação em casa e tinha que ser num barzinho. Fala sério! Primeiro que discutir a relação o tempo todo é um saco mesmo, mas é o melhor caminho pra não gerar um quebra-pau por qualquer coisa. E discutir em barzinho? Consigo até enxergar a cena: "fala mais baixo, que vc está chamando atenção" ou "tá todo mundo olhando" ou "vamos embora agora!". Conversa estressante em lugar público é novela mexicana na certa. E se discutir a relação não resolve os problemas que nela possam existir, então nào sei o que resolve...)

[/email]

Sei que não estou num bom dia.
Nem numa boa noite.
Mas tem certas coisas que são o uódoborogodó.
E meu lado mocinha de blog azul foi esquecido, pelo menos por hoje...

:)